Navegando por Assunto "Intangible heritage"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Festividade de Santana: historia memória patrimônio imaterial(2022-07-11) RODRIGUES, Eliet Suely Marques; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159O presente estudo irá discorrer a respeito da festividade de Sant‟Ana de Santana de Bujaru/Pa/Brasil, essa festividade acontece todos os anos na mesma data de 16 a 26 de Julho, onde, o objetivo deste é identificar a cultura religiosa desta comunidade, tão tradicional, mais que cultiva o respeito aos santos e santas padroeiros. A Comunidade a qual descrevo localiza-se a no km 29 da Rod PA 140 lado direito da Pista, Município de Bujaru/Pa, Pretendendo com o estudo mostrar como vivem as pessoas desta comunidade, como começaram as homenagens a santa padroeira e como tudo acontece neste dia tão esperado pelos moradores, o referido trabalho falará da História e da Memória desta localidade, diante disto o autor a seguir diz. A relação entre a história, memória e patrimônio, isto é, Historia o conhecimento, aquilo que nos fará acessar o passado (LAMEIRA, 2018), O presente trabalho foi construído por meio de levantamentos de informações, artigos os quais estão todos citados nas referencia deste trabalho, imagens e entrevista com moradores da comunidade de Santana de Bujaru para levantar dados importantes para a construção do presente estudo, pois o marco central do trabalho é a Festividade de Santa`Ana . Diante disto, concluo o presente estudo dizendo que, as pessoas da comunidade tem conhecimento a respeito dos patrimônios imateriais e materiais presentes na sua comunidade, no entanto ainda precisam de mais investimento por parte do poder publico, para que estes continuem em estado de preservação e ainda que os mais jovens possam continuar essa tradição que até hoje os mais velhos a fazem acontecer.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Festividade de São Benedito no Quilombo: entre passado e presente, mudanças e permanências, e a importância do conhecimento para o reconhecimento(2024-12-11) LOBO, Shirlene da Silva; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O presente artigo pretende analisar as narrativas orais e documentais para o estudo e conhecimento do Patrimônio Imaterial presentes no Quilombo São Benedito, situado no distrito de Vila Moiraba, localizado à margem direita do Rio Tocantins, em Cametá, Pará, tendo como base a Festividade de São Benedito, que possui admirável relevância religiosa, cultural e popular. Destacam-se os hábitos e tradições específicos da comunidade, que constituem, de forma peculiar, sua identidade e sentimento de pertencimento. Trata-se de patrimônios históricos, bens culturais, ofícios e modos de fazer, celebrações, lugares e formas de expressão típicos do território, que necessitam de estudo para o reconhecimento, valorização e preservação local, a fim de evitar, no futuro, impactos irreparáveis no quilombo, decorrentes do constante processo de mudança. Assim, para que um bem seja reconhecido como patrimônio em nossa localidade, ele precisa ser pesquisado com muito critério, considerando a nossa história, suas características técnicas, o estado de conservação, as transformações ao longo do tempo, e sua importância cultural, entre outros aspectos. Nesse contexto, destaca-se a tradicional Festividade de São Benedito como exemplo de Patrimônio Imaterial que precisa ser reconhecido e preservado pela população em geral. Isso fortalece e identifica nossos vínculos patrimoniais e culturais, estimulando a participação em todas as etapas da preservação dos bens existentes em nossas comunidades, em consonância com a escola Gracinda Dias Peres, que é um veículo de transmissão para o ensino-aprendizagem. A escola pode proporcionar possibilidades e reflexões sobre a Educação Patrimonial, enfatizando a festividade como patrimônio imaterial, pois, por meio da educação, é possível narrar a história do festejo até os dias atuais, contribuindo também para a historiografia do quilombo, no qual a festa está inserida, com o apoio da Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Lideranças do Movimento Quilombola, palestras, alunos, entre outros. Essa iniciativa de Educação Patrimonial se dá pelo êxodo da população em busca de melhores condições de vida, além do falecimento de pessoas adultas, o que deixa a nova geração sem informações sobre sua própria história e, consequentemente, sem entendimento de pertencimento.