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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Exclusão digital de gênero na arquivística: a produção de um modelo de pesquisa que permita identificar o fenômeno
    (2017) SOARES, Elieth das Chagas; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907
    A tecnologia da informação impulsiona a disseminação da informação e a capacidade de processamento de dados, porém acarreta o fortalecimento do modelo de identificação de gênero pré-existente na sociedade patriarcal ocidental. Este fenômeno tem sido nomeado como “Exclusão Digital de Gênero” (EDG), ou seja, a incapacidade ou impossibilidade das mulheres para dominar e tirar proveito da tecnologia da informação. O objetivo deste trabalho é fazer um breve estado da arte sobre a EDG e propor seleção de perguntas que permitam evidências dela, em um espaço formativo, no caso, a Faculdade de Arquivologia da UFPA (FAARQ). Para isso, devem-se analisar os fatores que indicam a presença da EDG segundo a literatura da área, com o alvo de criar um modelo de pesquisa que permita identificar o fenômeno. A construção servirá de base para uma prova piloto que tentará verificar possíveis diferenças no domínio da Tecnologia da Informação entre os discentes de Arquivologia, em função das suas características de gênero. Como metodologia se fez uma revisão bibliográfica de literatura com auxílio de descritores específicos, investigados em bancos de dados nacionais. Foram selecionados artigos sobre a exclusão digital de gênero pertinente à teorização sobre a EDG, e a os fatores que a caracterizam. Após a seleção do material, se fez um estado da arte sobre a EDG para identificar os fatores que podem revelar este fenômeno e assim, fundamentar um modelo de identificação da EDG. O resultado final da pesquisa faz uma proposta de fatores que poderiam fundamentar um modelo para detectar a EDG, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisa sobre este tema na comunidade de Arquivologia e outros profissionais da informação. Próximo passo a seguir deve ser a complementação e implementação desta proposta em uma enquete piloto, a ser aplicada na população da Faculdade de Arquivologia, para verificar a existência e dimensão deste fenômeno na formação dos arquivistas.
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