Navegando por Assunto "Initial formation"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades pedagógicas: relato de experiência em ambientes não escolares(2022-02-04) HENCHEN, Eliane; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623Neste estudo tive como objetivo geral relatar minha experiência no Estágio Supervisionado em Ambientes Não-escolares, realizado no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), da cidade de Altamira – Pará. Esse estágio faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado pela Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira. Alinhado ao objetivo geral, foram delimitados como objetivos específicos: compreender como se dá a atuação do pedagogo em ambientes não escolares; discutir a importância do estágio supervisionado na formação inicial do pedagogo; e relatar a execução do projeto de intervenção realizado durante o estágio. Tal trabalho, de natureza qualitativa, teve como orientação metodológica a pesquisa-ação, pelas particularidades e funções da instituição na qual ela ocorreu e pela necessidade da elaboração de um projeto de intervenção pedagógica para atender ao Regulamento que rege a atividade de estágio do curso. Nesse sentido, considerando as orientações pré-estabelecidas no Regulamento e, principalmente, levando em conta as experiências e vivências durante o estágio, os resultados apontaram que as atividades curriculares de Estágio Supervisionado se constituem não apenas como espaços nos quais o estudantes relacionam teoria-prática, mas também um espaço de possibilidade de reflexão sobre o que é educação – entendida aqui como mais do que os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem dentro das instituições formais de ensino – e sobre qual o papel social que o pedagogo vai exercer futuramente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação formativa: um olhar discente/docente sobre as práticas dos professores dos anos iniciais(2019-12-12) SANTOS, Karine Cerdeira dos; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XEste trabalho apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa intitulado “Avaliação das aprendizagens em aulas de matemática nos anos iniciais: percepções de graduandos”, cujo objetivo consistia em identificar e discutir, sob uma ótica de avaliação formativa, o processo de avaliação proposta pelos professores de turmas do 4º e 5º dos anos iniciais. Para tanto, fundamentamo-nos nos estudos de Fernandes (2008) ao propor a avaliação formativa alternativa, Borralho, Lucena e Brito (2015) cujo principal objetivo da avaliação precisa ser para a melhoria das aprendizagens, Perrenoud (1999) propondo a regulação aos níveis das aprendizagens, de modo a individualizá-las por meio da avaliação formativa e Silva (2004) propondo a ressignificação das concepções e das práticas avaliativas. A pesquisa, de caráter descritivo, foi organizada em: estudos teóricos, observação, grupo de discussão, aplicação de questionário e análise do material empírico. Participaram do projeto 10 graduandos do 7˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA, Belém-PA, que cursavam o tema Estágio de Docência II. As análises da pesquisa apontaram que a partir das concepções desses graduandos os professores das escolas alvo da pesquisa, ainda enxergam a avaliação dissociada do processo de ensino-aprendizagem, além de concretizar a prova como principal instrumento para avaliar. Quanto aos graduandos, evidenciamos que houve aprendizado em relação a três aspectos: a ampliação dos conceitos relacionados à avaliação formativa; percepção sobre indissociabilidade entre ensino-aprendizagem-avaliação e ampliação do conhecimento de instrumentos de avaliação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará(2018-01-26) FREITAS, Renan Ferreira de; SANTOS, Elizabeth Diana Cardoso; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690Este estudo teve como objetivo conhecer quais os saberes mobilizados pelos estudantes participantes do curso: Formação Inicial de Professores: Práticas Educativas em Espaços não formais acerca de práticas educativas vivenciadas em espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem. Assim, para que se pudesse conhecer o que os estudantes expressam sobre espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem, fizemos uso de três questões norteadoras para que eles pudessem expressar quais foram os saberes mobilizados acerca do tema. Foram no total16 participantes no curso, sendo eles alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Naturais, do campus de Bragança, Pará. Consideramos que o curso, de uma forma geral, alcançou seus objetivos, pois, as atividades propostas foram realizadas de forma proveitosa. E mesmo que alguns estudantes já tenham conhecimento ou tivessem vivenciado atividades lúdicos nesses espaços, muitos apresentam um entendimento confuso sobre o uso dos espaços não-formais e ensino por meio de atividades lúdicas. Com o estudo podemos constatar, em diversos trechos das falas dos alunos, momentos em que eles destacam os aprendizados proporcionados pela experiência vivenciada. As ações do curso são uma forma de instigá-los a estudar e pesquisar mais sobre o tema, para assim melhorar suas abordagens e concepções quando em prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA(2023-06-06) PENHA, Márcia Janaína Costa; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792O Programa Residência Pedagógica (PRP) desempenha um papel importante na formação inicial de professores, visto que proporciona diversas experiências, trocas de conhecimentos, o exercício da prática docente, e o contato com cenário escolar. Deste modo, este trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições formativas do Programa Residência Pedagógica (PRP) propiciou na formação inicial dos residentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Ciências Biológicas do IECOS/UFPA, Campus Bragança-PA. A presente pesquisa é caracterizada como qualitativa, de cunho descritivo-analítica que toma para construção dos dados um questionário semiestruturado e os relatórios finais dos professores-residentes. Para a análise dos dados utilizamos o método de Análise de Conteúdo desenvolvido por Bardin (2011). A análise dos dados nos mostra as contribuições do PRP na formação inicial dos professores residentes mediante a inserção no âmbito escolar e de suas atividades formativas, os residentes vivenciaram na prática o contato direto com a rotina da escola-campo e o exercício da docência, em duas situações distintas, durante e após uma pandemia. Assim, o programa se mostrou fundamental durante a formação inicial de futuros professores, pois através do contato com o ambiente escolar o licenciando adquire conhecimentos e experiências que serão fundamentais para a construção da identidade docente e formação profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação inicial e a efetivação da prática pedagógica de licenciado em pedagogia dos anos iniciais do ensino fundamental no município do Acará-Pará(2019-09-21) VINAGRE, Marilia Souza; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este presente trabalho intitulado: “Formação inicial e a prática pedagógica do licenciado em pedagogia dos anos iniciais do ensino fundamental no município do Acará-Pará” tem como objetivo compreender a formação e a prática pedagógica do professor licenciado em Pedagogia do município do Acará, a partir duas escolas localizadas em áreas rurais. Buscamos, neste sentido, refletir sobre o processo da formação inicial de pedagogos e a contribuição desta formação para os saberes construídos para a efetivação da prática pedagógica em serviço. Os dados obtidos com a pesquisa, contou com a contribuição de duas professoras dos anos iniciais, sendo uma da Escola Paulo Freire e a outra da Escola Arco-íris. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho descritivo-interpretativo, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados trazem resultados que nos permitem compreender que a formação inicial de professores que atuam nos anos inicias de escolas localizadas em áreas rurais do município do Acará, no Pará, ainda deixa muito a desejar na efetivação da prática pedagógica, tendo em vista que o aprendizado da prática e a apropriação de saberes só são adquiridos no dia a dia da profissão, pois, segundo os relatos obtidos, as professoras não se sentem preparadas somente com a formação inicial para atuarem como profissionais nas escolas. Para as professoras entrevistadas, o exercício da prática pedagógica depende de saberes adquiridos no cotidiano da profissão e nas formações continuadas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Formação inicial e continuada e a (des)valorização da docência no Brasil(2022-07-11) ARNOUD, Amanda Bastos Cerqueira; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988A presente pesquisa tem como tema a formação inicial e continuada e a (des)valorização da docência no Brasil, tem como objetivo analisar e refletir sobre a produção teórica lida, relacionando-a com a realidade dos dados coletados, sobre à formação de professores dos anos iniciais e a desvalorização desse profissional no Brasil. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se pesquisa de cunho bibliográfico, além da realização de uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas e questionários com docentes dos anos iniciais. O trabalho aborda o processo da formação docente, e a formação continuada desse profissional e ainda a perceptível desvalorização dos professores na sociedade brasileira. Com a pesquisa observa-se que os docentes ainda sentem falta de prática nos cursos superiores de pedagogia e que ainda algumas instituições não oferecem formação continuada para seus profissionais. E fica evidente ainda, a necessidade da valorização do profissional docente para a melhora do sistema educacional brasileiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação inicial e trabalho docente em educação física: o que dizem os egressos sobre o mundo do trabalho no município de Belém-PA(2019-12-17) LAUREIRO, Lauriany Oliveira; COSTA, Maria da Conceição dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6147701581227207O presente estudo trata da Formação inicial e Trabalho docente em Educação Física no município de Belém-PA. Teve como objetivo Geral: é analisar a relação entre a formação inicial, o trabalho docente e seus campos de atuação profissional de egressos do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Pará, contando com objetivos específicos: Analisar o campo da formação inicial em educação física no Brasil mediante o contexto da reestruturação produtiva e Analisar a formação inicial e a configuração do trabalho em Educação Física por meio do Projeto Pedagógico de Curso e pelos egressos. A questão problema que norteou o estudo foi: Qual a relação entre a formação inicial e o trabalho docente de egressos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará? A metodologia seguiu o percurso a abordagem crítico-dialética, conforme SanchezGamboa (2007), fazendo uso da pesquisa de campo com sujeitos participantes egressos do curso de Licenciatura de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), no total de 41 (quarenta e um) com o uso de questionário online ferramenta do Google Formes. Fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre o debate da formação inicial em Educação Física e seus reordenamentos no mundo do trabalho, foi feito um levantamento das revistas Motrivivência, Pensar a Prática, Movimento e Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RCBCE). O tratamento dos dados foi feito a partir da perspectiva da análise de conteúdo Franco (2011). Os resultados revelaram que existe a relação entre a formação inicial no curso e o seu trabalho docente dos egressos, porém com pouca compressão de análise do currículo proposto pela instituição, assim direcionando a formação para a fragmentação do conhecimento voltado para as demandas exigidas do mundo do trabalho. Concluímos que o estudo apresenta sua relevância pela temática e por contribuir com o projeto de formação em Educação Física da Universidade Federal do Pará, assim como compreender como os egressos revelaram suas compreensões sobre a formação inicial e o trabalho que desenvolvem em seus campos de atuação profissional no município de Belém-PA.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Formação teórico-prática do professor alfabetizador em cursos Pedagogia da UFPA(2023-10-30) SANTOS, Fernanda de Cassia Ribeiro dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Considerando os variados aspectos que vêm sendo enfatizados nas discussões contemporâneas sobre a formação do professor alfabetizador, esta pesquisa intenciona analisar essa formação no contexto dos cursos de Pedagogia ofertados pela Universidade Federal do Pará (UFPA), nos diferentes campi situados no interior do estado do Pará. O objetivo geral é analisar as respostas que os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) têm dado às novas exigências colocadas à formação inicial dos professores alfabetizadores frente ao redimensionamento da alfabetização compreendida como um amplo, complexo, multifacetado processo de letramento. A pesquisa é de abordagem qualitativa e se utiliza de procedimentos metodológicos próprios das pesquisas bibliográfica, documental e de campo para a constituição dos dados. No que se refere à pesquisa bibliográfica, o estudo se referenciou nos seguintes autores: Moraes (2012); Ferreiro (1996); Ferreiro e Teberosky (1986); Kleiman (2008; 1995); Soares (2003; 2004; 2009; 2010); Street (1984), entre outros. A coleta dos dados documentais foi realizada nos sites das diferentes unidades/subunidades acadêmicas da UFPA e se ateve aos componentes curriculares relacionados ao tema da alfabetização e letramento, que compõem a matriz curricular dos PPCs de Pedagogia. Além disso, foi aplicado um questionário eletrônico aos dirigentes dos cursos em tela para conhecer as percepções desses sujeitos sobre o problema abordado. Os resultados revelam a existência de um número bastante limitado de disciplinas dedicadas aos estudos da alfabetização e do letramento no âmbito dos PPCs, além da ausência de componentes que focalizem os multiletramentos. Os dirigentes enfatizam a necessidade de atualizar os PPCs incorporando novas concepções e abordagens contemporâneas que ampliam as perspectivas dos estudos da alfabetização e dos letramentos, bem como, criar parcerias colaborativas com as redes de ensino, de modo a aprimorar a formação dos graduandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Impactos da formação inicial do curso de pedagogia PARFOR nas práticas curriculares de docentes da educação infantil(2019-08-23) BEZERRA, Hévila dos Santos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente trabalho traz resultados da pesquisa Impactos da formação inicial no curso de Pedagogia PARFOR nas práticas curriculares de docentes da educação Infantil. O objetivo é analisar se as práticas curriculares dos docentes em exercício na Educação Infantil estão passando por alterações significativas em razão da formação inicial recebida, em nível superior. Os dados foram coletados por meio de memoriais de formação e profissionalização docentes elaborados pelos participantes durante o componente curricular da disciplina Didática e Formação Docente, aplicação de questionário semiaberto, constituído dos eixos perfil profissional, prática curricular anterior ao ingresso no curso e percepção das mudanças ocorridas, e entrevistas semiestruturas. Os resultados apontam que uma das mudanças mais evidentes nas práticas pedagógicas dos professores participantes da pesquisa, com base na percepção dos mesmos, foi com relação à metodologia de ensino, tendo em vista que esta constava como uma das principais dificuldades enfrentadas no planejamento pedagógico antes do ingresso no curso. Outra alteração percebida foi com relação ao conhecimento das teorias educacionais que os docentes não tinham entendimento, enquanto contavam apenas com a formação de magistério em nível médio, o que nos permite considerar que esta formação se seu deu de forma precária. As permanências prevaleceram com relação ao método de avaliação através de pareceres, as organizações das turmas permanecem entre divisão de grupos ou individual de acordo com a proposta de cada atividade, e as sequências didáticas e projetos continuam sendo a principal forma de organização de conteúdos de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Impactos da formação inicial no curso de pedagogia PARFOR UFPA nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental(2019-09-22) RABELO, Mayara Andreza Lago Melo; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente trabalho traz resultados da pesquisa Impactos da formação inicial nas práticas curriculares de docentes do Ensino Fundamental do estado do Pará em formação no PARFOR/UFPA, realizada no âmbito do curso de Pedagogia UFPA, campus de Bragança. O objetivo é analisar se as práticas curriculares dos docentes em exercício no Ensino Fundamental estão passando por alterações em razão da formação inicial recebida. É uma pesquisa qualitativa longitudinal, com duração de três anos, que investigou um grupo de 52 professores integrantes de turmas ofertadas pela UFPA nos polos de Bragança, Augusto Correa e Tracuateua, nordeste do Pará. Os dados foram coletados em três momentos distintos da vida acadêmica e profissional dos professores, de 2017 a 2019. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados memoriais de formação docente, questionário e entrevista. Os resultados alcançados demonstram que os professores tiveram permanências em suas práticas no tocante às referências que usam para selecionar os conteúdos, na organização da turma para as atividades, além dos instrumentos de avaliação e percebemos que ocorreram mudanças na escolha dos materiais curriculares e na organização dos conteúdos de ensino, a formação inicial contribuiu para torná-los mais críticos e reflexivos, estabelecendo relações mais interativas com os alunos, construindo novas estratégias de planejamento e ensino, considerando as necessidades e os contextos das escolas de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lugar do currículo como objeto de estudo na formação inicial em educação física da Universidade Federal do Pará – Campus Belém(2018-11-30) SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231Este trabalho monográfico possui como objeto de investigação o currículo e seu lugar na formação inicial docente do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Belém. Por efeito, objetiva identificar quais perspectivas teóricas e potencialidades sobre o estudo do currículo estão presentes no percurso acadêmico do curso de Educação Física da referida instituição, mediante o pressuposto de que o mesmo apresenta um caráter plural de significação e diversos enfoques temáticos relacionados às ações educativas na escola e, propriamente, à intervenção pedagógica com a Educação Física. O processo metodológico contou com análise documental do Projeto Político Pedagógico da Faculdade de Educação Física da UFPA Belém, com destaque para o ementário do curso, visando diagnosticar nos componentes curriculares temáticas associadas à discussão curricular em Educação Física. Os resultados apontam para uma presença implícita de discussões que navegam por entre os enfoques temáticos do currículo, de modo análogo a outros conhecimentos próprios do campo pedagógico e da Educação Física, assim como se visualizou potencialidades evidenciadas em componentes que possuem forte tendência para o trato com o estudo do currículo e seus temas. Nessa medida, conclui-se sobre a necessidade da formação em Educação Física da UFPA Belém visualizar no currículo um necessário objeto de estudo para os desígnios do campo na área escolar, tendo em vista a relação intrínseca entre ambos os campos. Ademais, analisa-se a viável intenção desta mesma formação não centrar objetividade exclusiva ao estudo do currículo, uma vez da necessidade anunciada do trato acadêmico aos conhecimentos próprios do campo da Educação Física. Em contrapartida, igualmente se faz essencial o estudo explícito deste objeto, de modo interdisciplinar e transversal, para reforço da perspectiva curricular nas dinâmicas educativas com a Educação Física no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes(2019-12-18) LIMA, Mariely Layane Almeida de; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XEste texto tem como objetivo identificar em que aspectos as ações do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA contribuíram para qualificação do percurso formativo de residentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Teoricamente, respaldamo-nos em Pimenta e Lima (2017), Contreras (2002) e Nóvoa (1995) ao discutirem aspectos da formação docente. Metodologicamente, optamos pela realização de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, tendo como instrumentos de constituição dos dados empíricos, um questionário aberto, disponibilizado no formato eletrônico, e observações registradas em diário de campo. Colaboraram com a pesquisa 19 residentes do subprojeto vinculado ao IEMCI/UFPA, que atuavam em duas escolas públicas de Belém-PA. Os residentes evidenciam que a experiência no programa foi relevante para a formação, pois propiciou, dentre outros aspectos, a observação, a proposição, da reflexão sobre o que foi proposto e a elaboração de outras propostas de intervenção.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA(2019-01-11) MESCOUTO, Amanda Ketlen Barroso; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097A pesquisa teve como objetivos averiguar a percepção do professor egresso do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens sobre a formação matemática obtida no curso e verificar na matriz curricular do curso a ocorrência de conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental I, direcionados ao aprendizado dos futuros professores. Teve como perguntas norteadoras: o que os egressos da Licenciatura Integrada têm a dizer acerca da formação matemática no curso? Os temas voltados à formação matemática dos futuros professores trazem em sua ementa a ênfase ao “o quê ensinar” e o “como ensinar”? O estudo fundamentou-se em Shulman (2014) e outros autores que tratam do ensino e formação matemática. Recorreu-se a análises do Projeto Pedagógico do Curso e das ementas, e de questionário direcionado aos egressos do curso do período regular, de 2010 a 2014. Pode-se constatar que mesmo sendo um curso novo, que tenha um discurso de inovação em sala de aula, ainda comete erros a exemplo de outros cursos de formação de professores para atuar nos anos iniciais, ou seja, a falta de conteúdos específicos de matemática que serão trabalhados durante a prática, isso se justifica tanto pelas ementas dos temas que trazem assuntos gerais quanto na fala dos egressos respondentes, expressando suas percepções sobre a formação matemática recebida no curso, por exemplo quando exprimem que os blocos de conteúdos afetos ao Ensino Fundamental I não foram todos trabalhados, bem como há necessidade de maior e melhor abordagens de assuntos matemáticos e de suas práticas para o fortalecimento da formação matemática no curso.