Navegando por Assunto "Inhangapi (PA)"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Concepções de professores sobre a relação entre a afetividade e o ensino-aprendizagem na educação infantil: um estudo com os docentes da escola Ir. Maria das Neves em Inhangapi-PA(2019-07-23) SILVA, André Anderson Lima da; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492O presente trabalho teve como objetivo apresentar as concepções dos docentes sobre a relação entre a afetividade e o ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Essa discussão é de fundamental importância pois a afetividade faz parte da prática pedagógica do professor na Educação Infantil. Dentro deste contexto, a afetividade pode ser compreendida como sentimentos construídos através das trocas de experiências entre o ser humano, onde essas experiências afetivas contribuem para a formação da autoestima, das sensações e das relações entre as pessoas. O trabalho está fundamentado em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo sido desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva. Para a discussão da realidade investigada o estudo utiliza as contribuições teóricas de autores como: Borba (2015), Piaget (1995), Wallon (2010), Saltini (2008), Vigotsky (2001), entre outros. A pesquisa de campo ressalta a importância que a afetividade tem na Educação Infantil, pois através de observações analisou-se especificamente, a concepção dos professores de uma escola de educação infantil sobre a relação da afetividade com o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Considerando a discussão dos resultados, a pesquisa constatou que os profissionais da Educação Infantil acreditam e utilizam experiências afetivas na escola, o que, segundo eles, tem contribuido significativamente para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista que oportuniza vivências oriundas de emoções, sentimentos, paixões acompanhadas da impressão do prazer e desprazer, ou seja, através das interações no contexto educacional, verifica-se o depertar de sentimentos como: cooperação, tolerância, amizade, solidariedade, assim como raiva, frustração, tristeza. Enfim, esta pesquisa mostrou que o professor, para atender as expectativas em sala de aula, deve procurar desenvolver práticas pedagógicas diferencidas e capacitação profissional, afim de possibilitar a construção de uma aprendizagem significativa na criança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação do campo e os desafios de professores em classes multisseriadas nas escolas do município de Inhangapi-Pará -2018(2018-07-26) SOUZA, Regiane Menezes de; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760A presente pesquisa apresenta como tema os desafios docentes em classes multisseriadas de escolas do campo no município de Inhangapi-Pará, cujo principal objetivo consiste em analisar os desafios enfrentados pelos professores que exercem a docência em classes multisseriadas em escolas do campo no município de Inhangapi-Pará. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com três professores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Maracanã, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Cumaru e Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Alto Patauateua, todas localizadas no campo e funcionam em regime de classes multisseriadas. Como aporte teórico, elegemos autores, como Arroyo (1999); Arroyo, Caldart e Molina (2004), Brandão (2001); Caldart (2002, 2004, 2012); Hage (2005, 2011); Kolling, Nery e Molina (1999); além de legislação da educação, como a LDB 9394/96, e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002, 2008), entre outros. Com base nos dados coletados e analisados, inferimos que ainda precisa haver mais investimentos na educação que é ofertada nas escolas do campo, e que os desafios são grandes para um único professor lecionar em uma única sala de aula com diversas séries e idades em um mesmo ambiente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: dificuldades encontradas pelos professores nas práticas pedagógicas nas escolas do campo no município de Inhangapi/PA(2018-08-06) MERCÊS, Marivaldo Correa das; FARIAS, Rubenixson Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8419045279072945O presente trabalho busca identificar as principais dificuldades enfrentadas na prática pedagógica dos professores que atuam em escolas do campo no município de Inhangapi/PA, uma vez que, novas políticas educacionais e estudos nesta área já foram implementadas, porém, é preciso que as mesmas sejam de fato concretizadas nestas escolas. A pesquisa terá como base, uma reflexão a partir da LDB 9394/96, PNE 2011-2020, PME 2015-2025, PCCR 2015 e Diretrizes Nacionais para a Educação do Campo. Neste sentido, os meios de abordagens utilizados foram pesquisas de campo, bibliográfica, documental e consulta na internet. Além da participação de professores, alunos e coordenadores pedagógicos da rede escolar municipal, os quais responderam algumas perguntas semiestruturadas, buscando refletir a cerca dos aspectos que levam a essas dificuldades. Assim tornou-se importante analisar a Prática Pedagógica dos docentes de cinco escolas do campo no município supracitado, bem como os fatores desencadeantes dessas dificuldades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre os topônimos de etimologia não tupi no município de Inhangapi-PA(2018-02-22) COLARES, Eluanne Alessandra de Azevedo; RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; http://lattes.cnpq.br/2766837148466800; https://orcid.org/0000-0003-2643-1178Este trabalho, apresenta um estudo acerca da análise dos topônimos de etimologia não tupi do município de Inhangapi-Pa, tendo como objeto de estudo as comunidades do referido município. Para tanto, propõe-se como objetivo geral é analisar os topônimos de etimologia não tupi que nomeiam as comunidades do município de Inhangapi-Pa, situado ao norte do município de Castanhal. E como objetivos específicos: busca-se descrever a etimologia dos topônimos de origem não tupi do município de Inhangapi-Pa, levando em consideração os dicionários etimológicos de Bechara (2011); Cunha (2010); Guerios (1973) e Machado (1984). Apresentar a descrição morfológica dos topônimos e Classificar os designativos pesquisados de acordo com a classificação taxeonômica sugerida por Dick (1990). O trabalho está fundamentado na perspectiva teórica de Dick (1990) e em trabalhos pesquisados que seguem a mesma linha de pesquisa teórico-metodológica na área da pesquisa toponímica, como Andrade (2006), Dargel e Ribeiro (2014), entre outros. Para o desenvolvimento do trabalho, foram seguidas algumas etapas, a saber: a) a identificação e a seleção do objeto de estudo; b) a análise etimológica; c) análise estrutural e d) classificação toponímica, ancorada na proposta de Dick (1990). A partir dos resultados da pesquisa, a estrutura morfológica mais recorrente foi a composta, dentre os 20 topônimos analisados. Em se tratando da classificação taxeonômica, a taxe mais produtiva foi do hodotopônimo, tendo relação semântica as vias de comunicação rural ou urbana, sendo de natureza Antropo-cultural. Isso mostra que a cultura do homem local, foi a base para o ato de nomeação das referidas comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo toponímico: uma análise acerca dos topônimos de origem indígena identificados no município de Inhangapi-PA(2018-02-22) FERREIRA, Rafaela Carla de Souza; RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; http://lattes.cnpq.br/2766837148466800; https://orcid.org/0000-0003-2643-1178Este trabalho apresenta uma pesquisa voltada para a Toponímia, disciplina que, inserida na área da Linguística, tem como objeto de estudo os topônimos, isto é, os nomes designados pelo homem para batizar os lugares ou acidentes geográficos. Dessa forma, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar e refletir acerca dos topônimos de origem indígena (tupi) que batizam comunidades, ramais, fazendas e igarapés situados no município de Inhangapi-PA, localizado na Mesorregião Nordeste Paraense. Intentamos, a partir daí, descrever a etimologia dos topônimos, a partir dos dicionários etimológicos de Bueno (1998), Sampaio (1987), Tibiriçá (1984, 1985) e Cunha (1998); analisar a sua estrutura morfológica, identificando-os como simples, simples híbrido, composto e composto híbrido; averiguar as mudanças fonéticas e fonológicas dos designativos; e classificá-los segundo o modelo taxionômico desenvolvido por Dick (1990). A metodologia empregada segue as seguintes etapas: levantamento bibliográfico; coleta, seleção e análise dos dados, os quais foram retirados do mapa do município, fornecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Para a concretização deste trabalho, nos apoiamos nos pressupostos teóricos e metodológicos desenvolvidos por Dick (1990), assim como em outros autores que também desenvolveram seus estudos na área da Toponímia, como Carvalhinhos (2003, 2008), Carvalho (2003, 2010), Isquerdo (2008) e Andrade (2006, 2010). Os resultados obtidos nesta análise mostram que, em se tratando da estrutura morfológica, a maioria dos topônimos apresenta estrutura simples. Já em relação à classificação taxeonômica, evidenciou-se a predominância da taxe Fitotopônimo, a qual reúne os Topônimos de procedência vegetal. Com isso, comprovamos que as características referentes à flora, foram causas motivacionais que mais influenciaram o denominador no processo de nomeação das localidades que fazem parte do município em foco.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da educação ambiental no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais de uma escola pública no município de Inhangapi - PA(2018-12-08) OLIVEIRA, Tenilde Gusmão de; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473Neste estudo busca-se demonstrar o conceito básico de meio ambiente e a importância dele na educação básica. Inicialmente foi relatado um memorial de vida e logo após reflexões de experiências vividas, falando sobre meio ambiente no âmbito escolar. Pois, a educação ambiental é um processo pelo qual o educando começa a adquirir informações sobre as questões ambientais e assim passa a ter uma nova visão do que vem a ser o meio ambiente. Tem como objetivo sensibilizar a escola sobre a importância da Educação Ambiental no Processo de Ensino Aprendizagem nas Séries Iniciais de uma escola pública no Município de InhangapiPA. No plano metodológico utilizou-se a tendência dialética, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório. O público alvo foram os 13 trabalhadores em educação que atuam na referida Escola, os quais participaram de reuniões bimestrais com a comunidade, aqui intituladas rodas de conversa, as quais produziram insumos que são analisados ao longo do texto. Alguns destes dados foram acrescentados e este trabalho como relatos e estão caracterizados em falas, que vão de E1 a E13 e em breve análise mostram que as pessoas têm noção de que as coisas não caminham bem, mas também se veem sem meios de intervir na realidade. O estudo permitiu um novo conhecimento do que vem a ser o meio ambiente e do que o mesmo tem para oferecer a sociedade e a todos que nele habitam e, a partir disto, será possível pensar e trabalhar em novas estratégias para o avanço no processo de ensino aprendizagem, que incentivem a preservação ambiental através da educaçãoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memórias entrelaçadas e histórias de docência no ensino multisseriado em Inhangapi (PA)(2018-10-20) CARMO, Maria de Fátima Ferreira do; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760O presente trabalho parte de inquietações e experiências em mais de trinta anos de atuação como docente em classes multisseriadas no município de Inhangapi-PA. Tem como problema: o que dizem os relatos de professores sobre suas memórias de experiências docentes em turmas multisseriadas no município de Inhangapi/PA? O objetivo geral é analisar os relatos de professores sobre suas memórias de experiências docentes em turmas multisseriadas no município de Inhangapi/PA. Os objetivos específicos são: apresentar noções teórico-conceituais fundamentais para envolver o tema em discussão; discutir as condições históricas sobre o ensino multisseriado na Amazônia e analisar os relatos das memórias de experiências docentes de professores de classes multisseriadas no município de Inhangapi/PA. Buscou-se fundamentação metodológica na pesquisa qualitativa e o instrumento metodológico escolhido para a efetivação do trabalho de campo foi à observação in loco mediante questionário proposto, a qual foi analisada a partir do diálogo com alguns teóricos como: Hage (2005, 2006, 2014), Almeida (2018), Bosi (1994), Escudeiro (2014), Freire (1996), Kramer (2010), dentre outros. Os sujeitos envolvidos foram dois professores da rede pública de enino e de classes multisseriadas. Diante dos resultados obtidos percebe-se que o relato das memórias docentes nos permite compreender o processo de ensino e aprendizagem mediante o contexto apresentado, fazendo uma analogia com os dias atuais e assim se apoderando desse processo de maneira sistemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Orientação sexual: concepções e práticas pedagógicas dos docentes da Escola Municipal Gleba Pernambuco em Inhangapí-PA(2018-10-20) CERQUEIRA, Monica Maciel; MAIA, Marinaldo Carreira; http://lattes.cnpq.br/0226123394612096Este trabalho tem como tema “Orientação Sexual: Concepções e práticas pedagógicas dos docentes da Escola Municipal Gleba Pernambuco em Inhangapí - PA”. Tem como justificativa, pois a temática deve ser trabalhada no processo de ensino e aprendizagem pelos professores, de forma transversal e interdisciplinar. Destacamos como problemática, a ausência de um trabalho na escola que contemple a temática para que os professores possam desenvolver atividades práticas diferenciadas. Têm-se como objetivo geral: Analisar quais os procedimentos e as metodologias utilizadas pelos professores no desenvolvimento do assunto em suas práticas pedagógicas. A pesquisa é do tipo bibliográfica, de caráter qualitativa, onde se levantou dados com o apoio de um questionário, como instrumento de auxílio para a técnica de entrevista semiestruturada. Desenvolvemos no 1º Capitulo: A História da Sexualidade no decorrer dos tempos com os itens: A história da sexualidade no Brasil e A educação sexual no Brasil. No 2º capítulo, se trata sobre a educação sexual na visão da família; refletindo sobre os conceitos e definição de: sexualidade e sexo conceitos e definição de sexualidade Freudiana, Educação sexual na escola como prevenção na gravidez na adolescência; A importância da educação sexual escolar no combate a DST-AIDS e outros mais. Também caracteriza-se a escola, e se apresenta a análise e resultado de dados, subsidiada pelos autores: Adorno (1969), Arruda (2009), Bandura (2008), Baltar (1996), Barroso (1986), Bock (2001), Carlan (2012), Camargo (1999), Costa (2000), Cunha (2006), Domingos (2010), Egypto (2003), Figueiró (2006), Foucault (1988/2015), Freud (1974/1998/2001) e outros. Conclui-se que, diante de tantas mudanças sociais pelas quais estamos vivenciando, a escola precisa ampliar em seus espaços, debates para orientar os alunos e pais, sobre o tema nas mais diversas perspectivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O pacto nacional pela idade certa e a expectativa de superação das dificuldades de leitura no 1º ciclo do ensino fundamental em uma escola do campo em Inhangapi (PA)(2018-10-20) PAIVA, Luciana Rodrigues de; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760O presente trabalho parte de uma inquietação de vivencia cotidiana docente com necessidade de compreender melhor a relação sócio educacional que se estabelece no 1º ciclo do fundamental visando aprimorar e aperfeiçoar a prática pedagógica nas classes multisseriadas no município de Inhangapi, nordeste do Pará. Tem como problema: Quais as estratégias desenvolvidas pelo PNAIC para superar as dificuldades de leitura dos alunos do 1º ciclo de classe multisseriada em uma escola do campo no município de Inhangapi? O objetivo geral é discutir como as estratégias desenvolvidas pelo PNAIC estão contribuindo para superar as dificuldades de leitura de alunos de classes multisseriadas em escolas do campo no município de Inhangapi. Os objetivos específicos são: caracterizar o quadro educacional do município de Inhangapi e suas implicações em escolas do campo de classes multisseriadas; compreender as estratégias do PNAIC para a superação das dificuldades no processo de apropriação da leitura em classes multisseriadas de Inhangapi/PA e analisar a relação entre as proposições do PNAIC e as dificuldades apontadas pelos professores de classes multisseriadas em Inhangapi/PA. Buscou-se fundamentação metodológica na pesquisa qualitativa e o instrumento metodológico escolhido para a efetivação do trabalho de campo foi à observação in loco mediante questionário proposto, a qual foi analisada a partir do diálogo com alguns teóricos como: Brasil mediante os cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012a, 2012b, 2014); Hage (2010); Ibernón (2009); Freire (1987,1996, 2018), Rosa (2008), dentre outros. Os sujeitos envolvidos foram três servidores da rede pública sendo duas professoras de classe multisseriada e uma coordenadora pedagógica. Diante dos resultados obtidos percebe-se que o PNAIC faz parte do cotidiano educacional das escolas com classes multisseriadas, porém, não é praticado com eficácia devido a fatores diversos como falta de material didático, acompanhamento pedagógico, formação continuada, dentre outros.