Navegando por Assunto "Information and Communication Technologies (ICTs)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das TIC’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos(2024-08-02) ASSUNÇÃO, Rodrigo de sousa; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO presente trabalho se trata de um ensaio e realização de revisão da literatura sobre a inclusão e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da eletrostática no Ensino Médio no período de 2019 a 2024. Neste sentido, o trabalho busca compreender o impacto da utilização dessas ferramentas no ensino da eletrostática e de que maneira ela pode ser melhor integrada. Para tanto, a pesquisa buscou analisar estudos empíricos de revisões através de vários tipos de textos oferecidos através das plataformas: Periódicos, Google acadêmico e SciELO a fim de fornecer uma compreensão ampla da relação entre TIC’s e a eletrostática no período pedagógico abordado. A revisão destaca a ampla utilização e os benefícios das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino da eletrostática, mostrando avanços significativos nos últimos cinco anos. O uso de simulações virtuais e plataformas online tem proporcionado uma compreensão mais profunda dos conceitos eletrostáticos, promovendo a aprendizagem ativa e colaborativa. Embora haja progresso, desafios como infraestrutura tecnológica insuficiente e resistência dos professores ainda precisam ser superados. A personalização do ensino e a implementação de sistemas adaptativos são áreas promissoras para futuras pesquisas e desenvolvimentos, visando maximizar o potencial das TIC’s na educação em eletrostática.