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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Competência em informação e a gestão da informação arquivística: padrões e indicadores
    (2019) SILVA, Lucas Thery Monte Verde; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    A partir das discussões pós-modernas quanto ao atual paradigma arquivístico e da inserção da Competência em Informação na atuação do arquivista, surge o questionamento, objetivado nesta pesquisa, acerca de quais elementos da Competência em Informação são relevantes ao arquivista frente a Gestão da Informação Arquivística. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou identificar tais elementos, e quanto aos objetivos específicos, sistematizou-se as temáticas elegidas (gestão de documentos, gestão da informação arquivística e competência em informação), apresentou-se as relações provindas dos elementos identificados e por fim estabeleceu-se padrões e indicadores para a performance do arquivista frente a gestão da informação arquivística. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica, em bases de dados, periódicos científicos e anais de eventos e pelo método comparativo entre as temáticas elegidas. Como resultados iniciais, apresentou-se quatro tipos de relações, a saber: Relações históricas; Relações a partir do usuário; Relações a partir do arquivista; e Relações a partir da gestão da informação arquivística. A partir disso elaborou-se cinco padrões e indicadores com o intuito de nortear as atividades e a avaliação do desempenho do arquivista competente em informação perante a gestão da informação arquivística.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Competência em informação na formação do arquivista: uma proposta de disciplina.
    (2019) SANTOS, Evelyn de Nazaré Oliveira dos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    Este estudo tem como objetivo propor a inserção da disciplina Competência em Informação como conteúdo curricular obrigatório nos cursos de graduação em Arquivologia do Brasil, com o intuito de complementar a formação e a atuação do arquivista, especificamente no desenvolvimento de habilidades para lidar com a informação, tanto no âmbito pessoal como no profissional. A pesquisa foi desenvolvida por meio de Pesquisa Bibliográfica sobre a Competência em Informação e o Ensino da Arquivologia e a Pesquisa documental nas Diretrizes Curriculares do Curso de Arquivologia. O resultado da pesquisa apresenta os objetivos da disciplina, com as capacidades, conhecimentos e habilidades esperadas do aluno, e em conjunto com a análise entre os elementos teóricos de Arquivologia e as ações de Competência em Informação, os conteúdos da disciplina de Competência em Informação são idealizados para atender habilidades nas práticas cotidianas do estudante e do futuro profissional. Conclui-se que a disciplina atende os requisitos de todos os cursos brasileiros para a melhor qualificação do arquivista e a sua valorização como profissional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na Arquivologia
    (2018) MOURA, Ana Roberta Pinheiro; FURTADO, Renata Lira
    A presente pesquisa teve como objetivo mapear as possíveis interseções entre o fenômeno Desinformação e a temática Competência em Informação no campo de estudo da Arquivologia contemporânea nacional. O estudo foi desenvolvido por meio da Revisão Bibliográfica Sistemática na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação – BRAPCI. Os resultados identificaram uma baixa produção acadêmico-cientifica relacionando a Competência em Informação com a Arquivologia e no que tange ao fenômeno Desinformação, não foram identificadas nenhuma ocorrência nas produções arquivísticas, contudo evidencia-se a relação existente entre a Competência em Informação e a Desinformação no âmbito da Ciência da Informação. O resultado deste trabalho pode contribuir de forma significativa tanto para a Arquivologia e Ciência da Informação como para a sociedade em geral, considerando que o fenômeno Desinformação ainda é pouco compreendido e vem de maneira genérica assolando a sociedade. Os resultados obtidos foram relevantes para confirmar que os preceitos da Competência em Informação configuram-se como uma possibilidade tanto de combate, como de redução da Desinformação na sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Fenômeno desinformação sob a perspectiva dos arquivistas brasileiros
    (2019-12-11) OLIVEIRA, Jenifer Galdino de; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    A presente pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos arquivistas sobre o fenômeno Desinformação e o papel da Competência em informação nessa interação. Para tanto, foi utilizado como metodologia, pesquisa bibliográfica e estatítica e para coleta de dados utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário a fim de se obter elementos necessários para a realização dessa pesquisas. A partir da análise dos dados foi possível ponderar a percepção dos profissionais arquivistas a respeito do fenômeno desinformação, além de identificar os efeitos que esse fenômeno pode causar em sua atuação. Enfim, por meio da pesquisa realizada foi possível observar que os arquivistas entendem a desinformação tanto quanto reconhecem que sua atuação pode ser afetada por esse fenômeno, bem como compreendem a importância de se desenvolver novas habilidades para lidar com os impactos da desinformação em suas práticas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fenômenos informacionais no contexto arquivístico com a pandemia de SARS-COV-2 no Brasil
    (2022) SANTOS, Catharina Di Paula Pinho dos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    O desejo de compreender a situação informacional instalada com a pandemia de SARS-CoV-2 no Brasil, com vista a explorar e contribuir para as discussões em torno da Competência em Informação e Arquivologia, especialmente no tema dos fenômenos informacionais no contexto Arquivístico - um momento marcado pela avalanche informacional que, por vezes, resultou em desinformação - fomentada no Brasil, pelo governo federal - mostra-se um momento oportuno para a realização da pesquisa. O objetivo geral da pesquisa é compreender a relação dos registros oficiais, produzidos pelo governo federal brasileiro, configurados como informação/documento arquivístico, produzidos durante o período da pandemia de SARS-CoV2, a qual resultou em um processo de desinformação, e conhecer o papel da Arquivologia e da Competência em informação nesse contexto. Os objetivos específicos são: relacionar documentos oficiais que contribuíram de forma negativa na prevenção e controle da pandemia; informações falsas ou retiradas de contexto veiculadas por meios de ampla disseminação no Brasil e compreender como as habilidades de CoInfo são primordiais para mitigar a infodemia. Assim, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica para proporcionar uma nova contribuição para linhas de pesquisa envolvendo Arquivologia e Competência em Informação, utilizando procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, na abrangência de teoria e documentos oficiais e com objetivos exploratórios, visando compreender a situação informacional no Brasil com a pandemia, sendo material para pesquisas posteriores. Foram selecionados dois documentos de vigência nacional e com orientação contrária às medidas de prevenção internacionalmente recomendadas, provando que o discurso apresentado agravou a pandemia no Brasil.
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