Navegando por Assunto "Indigenous Peoples"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alimentação e nutrição escolar indígena: uma proposta de sequência didática(2021-05-21) ARAÚJO, Talles Vinícius Machado de; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648; https://orcid.org/0000-0002-4974-4620O avanço das tecnologias e o contato com os centros urbanos influenciam no modo de hábitos alimentares das comunidades indígenas afetando a sua qualidade de vida e saúde. Nesse contexto é importante uma abordagem na alimentação escolar indígena para valorização da cultura alimentar e culinária tradicional de forma a resgatar as atividades de pesca, caça e fomentar a agricultura tradicional, parte vital do sistema produtivo. O objetivo geral desse estudo é propor uma sequência didática para os educandos do 8º ano do Ensino Fundamental acerca da temática alimentação e nutrição escolar indígena para a comunidade Juruna de Vitória do Xingu/Pará. A sequência é constituída por seis etapas, a saber: a) diagnóstico; b) aplicação de conhecimento; c) problematização; d) análise das informações de rótulos; e) elaboração de cardápio e f) produção de mapas conceituais. Dessa forma, o trabalho visa contribuir no desenvolvimento de autonomia e senso crítico na busca de uma melhor qualidade de vida a partir da sugestão de uma sequência didática para discutir e abordar a temática alimentação e nutrição indígena no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Racismo ambiental e resistência indígena na Amazônia: desafios e possibilidades para o Ensino de História em uma perspectiva decolonial(2025-09-19) LOIOLA, Maria Clara da Silva; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o racismo ambiental na Amazônia em sua relação com a ditadura civil-militar (1964-1985), evidenciando como projetos desenvolvimentistas resultaram em violência, deslocamentos e destruição cultural de populações indígenas. A pesquisa articula reflexão historiográfica e abordagem pedagógica decolonial, investigando de que forma o ensino de História pode contribuir para problematizar essas continuidades coloniais. Além do levantamento bibliográfico, foi aplicada uma proposta didática junto a uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Celeste (Ananindeua/PA), com análise de fontes históricas do período ditatorial na Amazônia. Os resultados demonstraram que a atividade favoreceu o reconhecimento das resistências indígenas, a crítica às narrativas oficiais e a valorização de epistemologias silenciadas. Conclui-se que o ensino de História, quando orientado por uma perspectiva decolonial, constitui ferramenta estratégica para enfrentar o racismo ambiental e fortalecer a formação crítica dos estudantes.