Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Inclusive pedagogical practices"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas de professoras e a inclusão de estudantes autistas em uma escola da rede municipal de Capanema-Pará
    (2025-10-14) SOUZA, Leilyanne Oliveira de; CONCEIÇÃO, Letícia Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1868930226340778; LIMEIRA, Carolline Septimio; http://lattes.cnpq.br/8071086559074635
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas das professoras promovem a inclusão de estudantes autistas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na EMIF Terezinha de Jesus Sousa, em Capanema-PA. Como objetivos específicos, propõe-se: descrever as práticas pedagógicas mais comuns adotadas pelos professores para a inclusão de estudantes autistas; e explorar os desafios enfrentados pelos professores na aplicação de práticas pedagógicas inclusivas. A escolha do tema ocorreu devido à ausência de acessibilidade na escola de ensino médio frequentada pela autora e foi fortalecida pela experiência como cuidadora educacional estagiária, despertando interesse pelo estudo do autismo. A problemática que norteou a pesquisa foi: de que maneira as práticas pedagógicas das professoras promovem ou não a inclusão de estudantes autistas no Ensino Fundamental? Para alcançar os objetivos, a pesquisa adotou abordagem qualitativa, realizada por meio de estudo de campo, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O referencial teórico baseou-se em autores que discutem a temática, como Camargo e Bosa (2009), Veltrone e Mendes (2007), Suplino (2009) e Mantoan (2003), que defende uma educação inclusiva ampla, transformando a escola para atender a todos. As respostas obtidas permitiram identificar que as dificuldades enfrentadas pelos professores podem ser superadas mediante apoio dentro da sala de aula e adaptações nas atividades, considerando os interesses dos estudantes, favorecendo avanços significativos, maior participação e o início efetivo do processo de inclusão. Constatou-se que essas práticas ocorreram na EMIF Professora Terezinha de Jesus Sousa, promovendo, de forma parcial, a inclusão de estudantes autistas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA