Navegando por Assunto "Inclusive Pedagogical Accompaniment"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências auto formativas de uma graduanda ao trabalhar como acompanhante pedagógica inclusiva de uma criança autista(2022-06-07) COSTA, Amanda Lohanna da Mota; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/0496932429575513; https://orcid.org/0000-0001-8285-3274A atuação como acompanhante pedagógica inclusiva, para a formação inicial de professores, é uma prática que oportuniza a compreensão a respeito do espectro autista e a vivência de experiências que contribuem para a formação do futuro professor. Nesse sentido, é evidente a necessidade de compreender as experiências e os desafios enfrentados ao ensinar alunos com TEA. Tendo em vista tal situação, analiso, nesta pesquisa, experiências auto formativas vividas, ao realizar o acompanhamento pedagógico de uma criança com TEA, objetivando compreender aprendizagens docentes que tais experiências contribuem para minha formação de futura professora dos anos iniciais. Para isso, assumo a pesquisa qualitativa na abordagem narrativa, a partir dos relatos de minha atuação neste contexto, registrados em meus diários pessoais e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Assim, pude atribuir novos sentidos às experiências vividas com a criança autista, a partir de um olhar epistemológico, obtendo como resultado que o processo de observação e reflexão constante oportunizou reinventar-me como profissional em constante formação e esta experiência como acompanhante pedagógica inclusiva me capacitou para a sala de aula, para uma futura professora mais atenta em perceber dificuldades de meus alunos, tendo desenvolvido a escuta sensível.