Navegando por Assunto "Incapacidade intelectual"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação de professores e suas concepções a respeito da deficiência intelectual no ensino regular(2017) MONTEIRO, Ketteneanne Rocha; ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva; http://lattes.cnpq.br/8650957521962537; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044O presente estudo tem como enfoque principal investigar se os docentes possuem formação adequada para lecionar para alunos com deficiência intelectual, no ensino regular, em uma escola municipal de Castanhal e, além disso, averiguar as dificuldades enfrentadas pelos professores na educação inclusiva, e também, verificar a concepção dos docentes a respeito dos alunos com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Castanhal, onde, participaram 4 sujeitos, sendo estes, 2 professoras e 2 auxiliares. Como critério para participação desta, levou-se em conta, o fato de lecionar para alunos com deficiência intelectual. Foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, e como instrumento para obtenção de dados, utilizou-se o questionário. A dissertação está estruturada em 6 capítulos, sendo que o primeiro abordará a respeito da introdução, quanto ao segundo, discutirá a respeito do desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual. O terceiro debaterá a respeito da formação pedagógica no âmbito inclusivo. O quarto enfatizará a respeito da metodologia utilizada na presente dissertação. No quinto capitulo será explanado sobre os resultados e discussões e finalizando com o sexto capitulo que trata sobre as considerações finais. Os dados revelam que os docentes não encontram-se com a formação adequada para lecionar ao aluno com deficiência intelectual, pois, as mesmas não possuem um nível de pós-graduação na área da educação especial e nem formação específica para lecionar para esses alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente(2017-10-31) LOPES, Jéssica Aguiar; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosO contexto lúdico é uma dimensão ampla, mas que devemos associá-lo as atividades que dão prazer, desprendidas de qualquer intencionalidade ou obrigação. Tendo em vista que o lúdico está presente, na maioria das vezes, nos jogos e no brincar e que por sua vez estes fazem parte uma das fases do ser humano, que é a infância, é necessário toma-lo como base para pensar processos educativos escolares, seja na perspectiva de enfatizar a inclusão ou outros aspectos presentes na dinâmica da escolarização de crianças. O lúdico, portanto, tem sua importância e garante benefícios ao desenvolvimento da criança, e um deles é favorecer nas interações sociais deste indivíduo. Se com crianças sem deficiência o lúdico apresenta tais vantagens, o mesmo então pode ser trabalhado com crianças com deficiência intelectual por professores da educação especial. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar de que maneira as atividades lúdicas contribuem no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual, levando em consideração a perspectiva de docentes que trabalham em salas de Apoio Pedagógico e que realizam atividades voltadas para esses alunos. Para tanto, percorri os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com dados constituídos a partir de entrevista com questões semiestruturadas confrontadas a duas professoras atuantes da Educação Especial, de duas escolas, uma municipal e a outra de cunho filantrópico do Município de Castanhal. Evidenciou-se por meio das experiências de estágio realizados nas escolas pesquisadas a necessidade de analisar a importância do lúdico na vida do ser infante em processo de desenvolvimento de suas relações sociais, quando utilizados com crianças com deficiência intelectual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA(2018-10-26) RODRIGUES, Lucilene dos Santos; LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7850745742319008Garantir o acesso universal à educação não é o suficiente para que todos possam ter uma educação de forma justa, e ainda é comum que parte da população viva a margem do sistema de ensino ou segregada dentro dele. Dentre essa parcela da população, temos o público-alvo da Educação Especial que ao longo dos anos vem lutando para garantir seu espaço na sociedade. O presente estudo tem como finalidade comparar, antes e após a utilização de recursos adaptados, a aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, primeiro com o levantamento das dificuldades através da observação da rotina do discente na escola. Em seguida, a realização de atividades com recursos adaptados para atender as suas necessidades e foi possível promover, no período de realização do trabalho, uma maior interação do aluno com o ambiente escolar, desenvolver a capacidade de percepção, de movimentação e de concentração. Nesse sentido, foi possível observar que trabalhar a individualidade do estudante é muito importante na Educação Especial, tendo em vista que cada pessoa, principalmente o público em questão, apresenta peculiaridades, onde a melhor forma de ensinar é introduzindo esses alunos em um ambiente rico em aprendizagem