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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Adoecimento docente: um estudo da literatura a partir das teses e dissertações no período de 2007 A 2017(2018-12-21) SILVA, Evanilde Silva da; REIS, Maria Izabel Alves dos; http://lattes.cnpq.br/0642009853913833Este estudo verifica o que as Teses e Dissertações falam sobre o adoecimento docente, especialmente sobre a prevalência das doenças em professores da Educação Básica no Brasil, no período de 2007 a 2017, e busca identificar nessas pesquisas os fatores que contribuem para a ocorrência de patologias ocupacionais entre estes profissionais, bem como suas causas. Para isto, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, tendo como fonte de dados as Teses e Dissertações sobre adoecimento docente, defendidas nos Programas de Pós–Graduação das Universidades Federais, catalogadas na Base da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no período mencionado. Ao final revisão bibliográfica, os resultados demonstraram que as doenças que mais têm afetado a saúde dos professores da Educação Básica brasileira são a doença mental, o distúrbio de voz e as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – DORT, tendo como principais fatores determinantes do adoecimento a condição de trabalho docente, a precarização e a intensificação do trabalho, submetendo os professores ao sentimento de desvalorização profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O TRABALHO DOCENTE E O ADOECIMENTO DE PROFESSORES NO MUNICIPIO DE BREVES - PA(2021-01-19) LIMA, Maria Trindade Gomes; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa oriundo do Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo compreender as implicações do trabalho docente e os fatores de adoecimento de professores do município de Breves-Pa. Para o embasamento teórico da pesquisa, utilizamos autores como Penteado e Neto (2019), Pinheiro e Masson (2019), Araújo e Moreno (2016), Zaragoza (1999), Oliveira (2012), entre outros que visam compreender o adoecimento dos profissionais da educação. Para dar conta dos objetivos, coletamos trezentos e trinta e um (331) prontuários de docentes no Instituto de Previdência do Município de Breves – IPMB, os quais foram analisados por meio da abordagem de pesquisa quanti-qualitativa. Os resultados indicaram que o adoecimento do professor não acontece especificamente no município de Breves, há literaturas que apontam ser este um problema nacional, entretanto, neste município, houve um elevado crescimento de adoecimentos entre os anos 2017 e 2018, sendo o maior deles, a depressão. Um alerta para maiores cuidados com as condições inadequadas para o trabalho docente e falta de preocupações institucional, e de cuidados com a saúde desses profissionais, que requer ambiente e materiais adequados para o trabalho, assim como, assistência por uma equipe multiprofissional nas escolas, já que essas condições contribuíram favoravelmente para a qualidade de vida do profissional e consequentemente para o ensino e a promoção de aprendizagens.