Navegando por Assunto "Identidade profissional"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado na construção da identidade profissional do pedagogo(2019-05-08) CORRÊA, Joyce Docarmo; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175A presente pesquisa se desenvolveu a partir da investigação de como aconteceu à disciplina de Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia da UFPA - Campus de Abaetetuba. Nesse sentido, o objetivo geral foi compreender qual a contribuição do estágio supervisionado na construção da identidade profissional do pedagogo, visto que essa Disciplina deve propiciar aos discentes o contato com seu ambiente de trabalho, para que os mesmos possam desenvolver uma prática reflexiva a partir de sua atuação e assim construir sua identidade profissional. Dessa forma, a pesquisa se apresenta de caráter qualitativo, com ênfase na análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (1999) em vigor e entrevista de grupo focal com seis discentes das turmas de pedagogia 2015 (matutino e vespertino), visando apreender com os discursos dos mesmos o significado que a disciplina teve para sua formação. Os dados analisados constataram que a disciplina estágio supervisionado é de suma importância na construção da identidade profissional dos discentes, contudo a maneira como foi realizado deixou lacunas nessa formação, o que demanda uma reformulação do atual PPC (1999), indicando novas possibilidades para a realização do estágio supervisionado no curso. Com essa pesquisa ensejamos então contribuir com as discussões sobre a formação do pedagogo, frisando a importância da disciplina de Estágio Supervisionado como processo formativo na construção da identidade desse profissional.