Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Identidade profissional"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A construção da identidade profissional na matemática: reflexões e projetos
    (2025-03-26) SANTOS, Andreza Magalhães dos; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152
    O presente portfólio acadêmico aborda a construção da minha identidade profissional como professora de matemática, sob orientação do Prof. Dr. Renato Germano Reis Nunes, com base na aplicação de três projetos pedagógicos que utilizam metodologias inovadoras e práticas interdisciplinares. Cada projeto é fundamentado em um artigo específico, sendo eles: “Modelagem matemática no aluguel de casas: previsão de preços e tendências” que explora o uso da modelagem matemática para analisar o tempo necessário para adquirir uma casa própria, considerando diferentes valores de aluguéis. O estudo conecta conceitos matemáticos e problemas do cotidiano, incentivando os alunos a desenvolverem habilidades práticas e pensamento crítico. “Problemas enfrentados por alunos do 6° ano no aprendizado de fração: uma solução com base no jogo matemático Dominó de frações” que propõe a aplicação de um jogo educativo para facilitar a compreensão de conceitos como razão e proporção, com objetivo principal de tornar o aprendizado mais lúdico e acessível. E “Medição do coeficiente de restituição através da análise sonora: uma abordagem experimental com modelagem matemática” este apresenta uma abordagem experimental para calcular o coeficiente de restituição de bolas quicando em superfícies rígidas. Utilizando o aplicativo Phyphox, o artigo demostra como ferramentas tecnológicas de baixo custo podem integrar conceitos de física e matemática. Os três projetos apresentados refletem diferentes formas de articular teoria e prática no ensino da matemática, contribuindo para a construção da identidade profissional do educador. Cada experiência enfatiza a relevância de metodologias interativas, a aplicação prática do conhecimento e a conexão com o cotidiano dos estudantes. Assim, este portfólio evidencia como a prática reflexiva e a inovação pedagógica fortalecem o papel do professor e ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado na construção da identidade profissional do pedagogo
    (2019-05-08) CORRÊA, Joyce Docarmo; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    A presente pesquisa se desenvolveu a partir da investigação de como aconteceu à disciplina de Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia da UFPA - Campus de Abaetetuba. Nesse sentido, o objetivo geral foi compreender qual a contribuição do estágio supervisionado na construção da identidade profissional do pedagogo, visto que essa Disciplina deve propiciar aos discentes o contato com seu ambiente de trabalho, para que os mesmos possam desenvolver uma prática reflexiva a partir de sua atuação e assim construir sua identidade profissional. Dessa forma, a pesquisa se apresenta de caráter qualitativo, com ênfase na análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (1999) em vigor e entrevista de grupo focal com seis discentes das turmas de pedagogia 2015 (matutino e vespertino), visando apreender com os discursos dos mesmos o significado que a disciplina teve para sua formação. Os dados analisados constataram que a disciplina estágio supervisionado é de suma importância na construção da identidade profissional dos discentes, contudo a maneira como foi realizado deixou lacunas nessa formação, o que demanda uma reformulação do atual PPC (1999), indicando novas possibilidades para a realização do estágio supervisionado no curso. Com essa pesquisa ensejamos então contribuir com as discussões sobre a formação do pedagogo, frisando a importância da disciplina de Estágio Supervisionado como processo formativo na construção da identidade desse profissional.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA