Navegando por Assunto "Identidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O açaí na merenda escolar: tradição alimentar e identidades(2018-07-06) BEZERRA, Luana Carneiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada na Escola de tempo integral E.M. Joaquim Mendes Contente, no município de Abaetetuba. A pesquisa teve como objetivos refletir o açaí como indispensável na alimentação dos povos ribeirinhos de Abaetetuba; explicar as razões da política de merenda escolar do município excluir o açaí das refeições; refletir como crianças e jovens representam e constituem suas identidades por meio do açaí. Como referencial teórico acionei Raymond Williams (1992), Stuart Hall (1997), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Moreira (2002), Tomaz Tadeu da Silva (2000) (2004), Woodward (2000) Ribeiro (2010) e Gomes (2013). A pesquisa é uma aproximação da etnografia pós-moderna (Clifford, 1998), com observação de fevereiro a maio de 2018; os sujeitos da pesquisa são alunos e alunas do 1º ao 5º ano, alguns profissionais da escola e integrantes do conselho da merenda escolar. Além da observação, a produção de informações se deu por meio de conversações, captura de imagens para a composição do diário de campo. Os resultados informam que a relação do Abaetetubense com o açaí é diferenciada dos demais paraenses, pois ao longo dos anos este fruto se tornou a refeição principal em suas mesas, tanto que na Escola Mendes Contente, no horário do almoço, sem o açaí alunos deixam de almoçar havendo grande desperdício de comida. O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), e a PMA desconsideram essa tradição alimentar da cultura local, pois não reconhecem a centralidade do açaí como hábito alimentar, logo, não pensam uma política cultura de merenda escolar que inclua o açaí, para evitar o desperdício e garantir a alimentação de qualidade na escola, para o desenvolvimento físico e social dos alunos, e para a constituição de identidades pelo pertencimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acervos documentais de movimentos sociais: aspectos de memória e identidade cultural no Arquivo da Comissão Pastoral da Terra - Belém(2021-06-23) SANTOS, Geovanna Figueiredo dos; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153Considerando a pouca visibilidade dos arquivos de movimentos sociais, o foco desta pesquisa foi a dimensão de informações presentes no arquivo da Comissão Pastoral da Terra (CPT) - Belém. O objetivo do trabalho foi levantar estudos teóricos sobre acervos de movimentos sociais; dimensões da memória e conceitos de identidade; apresentar e compreender os aspectos do acervo da Comissão Pastoral da Terra e, a partir da análise documental, identificar os aspectos de identidade cultural relacionada ao movimento camponês na Amazônia paraense, evidenciados por meio desse acervo. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica em bases de dados e pesquisa documental no arquivo da CPT. Como resultados, apresenta-se as relações entre memória, identidade, arquivos e representação, destaca-se algumas dificuldades enfrentadas pelos movimentos sociais do campo, sua representação por meio da documentação, a importância de perpetuar as memórias de suas lutas como meio de alcançar seus direitos, bem como a importância dos aspectos identitários no reconhecimento e difusão desses acervos. Concluiu-se, no que se refere ao contexto dos documentos produzidos pela CPT, que a identidade está relacionada à atribuição de significado, sentido e ressignificação das ações humanas registradas nos documentos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O barroco ardente: a cara do Brasil(2018-06-25) PINHEIRO, Paulo Raphael Soares; BENTES, Rosa Maria Ramos; http://lattes.cnpq.br/7870562072011556O nosso objetivo nesse artigo é investigar a contribuição da brasilidade, ou seja a ardência dentro do barroco e destacar que apesar de ser um estilo europeu, ao chegar aqui no Brasil, vai receber as influências da miscigenação, os traços do negro e do índio vão engrandecer e enriquecer essa arte tão bela. Os estudos sobre a influência da miscigenação no estilo barroco e o papel que o mesmo exerceu em ser esse elo de manifestação da cultura Brasileira em construção, no qual os artistas brasileiros se apropriaram do estilo como forma de manifestação cultural e artística. Iremos analisar também o papel do barroco como “espelho” para os nossos artistas contemporâneos, analisando as artes barrocas, elucidando a identidade brasileira dentro das artes e equiparando-as com as artes que perpetuam os nossos dias, destacando a contribuição do barroco e presença dele nas artes contemporâneas (arquitetura, escultura, música e festas).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O brincar, o brinquedo e a brincadeira no Baixo Tocantins(2022-07-20) CARDOSO, Alessandra de Lima; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189O presente trabalho expõe e discute aspectos do brincar, do brinquedo e da brincadeira no Baixo Tocantins. A pesquisa foi realizada nos municípios de Abaetetuba, Barcarena e Moju, Rio Panacuera/Ilha de Abaetetuba (regiões do Baixo Tocantins). Pretendese mostrar a importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem, na socialização e vivências de uma autêntica infância, resgatando memórias, de forma a compreender e manter o significado e relevância do brincar, brinquedos e brincadeiras para as crianças. Dando voz a elas compreendese sua concepção do brincar e o valor que a brincadeira possui para as mesmas, relatamos também experiências do grupo acerca de vivências da infância. Utilizando como base teórico-metodológica autores como: Eliana Pojo, Waldir Abreu, Damião Oliveira, Wanderleia Leitão, Sônia Kramer e Gilles Brougére. Para melhor compreender o tema e atingir os objetivos propostos, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, analisando as principais contratações teóricas e buscando uma melhor aproximação com o ambiente e a perspectiva do sujeito, com a observação participante como principal instrumento de obtenção de dados. Usando como método a entrevista com crianças e adultos, para esta pesquisa foram entrevistadas duas educadoras com idade entre 20 e 40 anos. Apresenta-se a concepção do brincar como um instrumento de valorização cultural, formação de identidade e manifestação de valores de uma sociedade. Através das brincadeiras as crianças conhecem e se adaptam ao meio social, brincando com sua realidade - uma criança ribeirinha brinca de apanhar açaí, de pescar; brincadeiras relacionadas à terra, à água, que remetem ao seu cotidiano, aquilo que as rodeiam. Assim, o lúdico possibilita a aproximação de códigos sociais e culturais, através das representações e associações imaginárias ligadas ao brincar, proporcionando à criança o encontro entre fantasia e realidade, diversão e aprendizagem. Por meio das entrevistas e pesquisas reunimos e listamos as principais brincadeiras entre as crianças, os brinquedos utilizados e os modos de brincar. Nos resultados aparecem brincadeiras como: amarelinha/ macaca, camisada/ chicotinho queimado, cai no poço, pira se esconde/pique-esconde, pira alta, pira cola, entre outras. Com os relatos do grupo sobre sua infância notam-se as diferenças entre o brincar de antes e o brincar de hoje, como a mudança em relação ao modo de brincar, no nome de brincadeiras antes conhecidas de outras formas e a dificuldade de encontrar brincadeiras tradicionais. Por fim, enfatiza-se a importância de socializar o conhecimento de jogos e brincadeiras de nossa infância com as crianças de hoje, voltando nosso olhar para as crianças da região do Baixo Tocantins, não deixando que a prática e a cultura do brincar desapareçam da realidade destas, visto sua importância em diversos aspectos educativos e culturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O brinquedo de miriti como prática pedagógico-cultural: representação e identidade(2019-03-13) GONÇALVES, Isane da Conceição de Lima; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063O presente trabalho foi realizado no Centro Educacional Popular Acendendo as Luzes (CEPAL), no município de Abaetetuba; consistiu em uma pesquisa etnográfica que é caracterizada pela observação cotidiana na instituição, por meio da qual busco identificar se a linguagem do Brinquedo de Miriti é utilizada como prática pedagógico-cultural para evidenciar a cultura local. Para a produção de dados fiz uso da observação e de conversações, descritas no diário de campo, objetivando explicar as situações relacionadas com o Brinquedo de Miriti, além de observações, capturei imagens; conversei informalmente com os sujeitos da pesquisa. A partir disso, busquei responder as seguintes questões: De que maneira o brinquedo de miriti é utilizado em sala de aula como prática pedagógico-cultural? Como a representação do brinquedo de miriti constitui a identidade dos alunos? Os objetivos de pesquisa são: Descrever de que maneira o brinquedo de miriti é utilizado em sala de aula como prática pedagógico-cultural; Refletir as representações do brinquedo de miriti e como estas constituem a identidades dos alunos. Utilizei como aporte teórico Silva (2004) que trata sobre a influência do currículo na constituição de identidades, também trago Silva (2000), que aborda a questão das identidades como construção cultural e social. Para tratar da importância da cultura como força pedagógica no currículo, utilizei Ribeiro, Lobato e Alexandre (2017) e, por fim, Jones Gomes (2013) que fala sobre o brinquedo de miriti abordando a tradição e explicitando como este se faz presente no município de Abaetetuba. Como resultados percebi que os elementos da cultura local ainda são pouco inseridos no currículo, que privilegia os conhecimentos da cultura erudita; porém, a inserção desses conhecimentos na sala de aula é de suma importância para a apropriação de saberes tradicionais, para o conhecimento dos elementos e artefatos de nossa cultura, e para a constituição de identidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Centros de memória e a questão da identidade nos times de futebol no Brasil(2022-02-18) BARBOSA, Richelli Rayane Braz; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058O presente trabalho discorre sobre a atenção oferecida pelos times de futebol no Brasil à temática da inserção de Centros de Memórias Esportivos na gestão dos clubes. Aborda a relação entre memória e identidade e a influência que o Centro de Memória possui diante dessas duas questões e como ele fortalece a relação do torcedor com o seu clube. Apresenta um panorama dos times de futebol brasileiros das séries A e B. Relata as perspectivas para a criação do Centro de Memória do Clube do Remo de Belém do Pará. A metodologia utilizada possui característica qualitativa-descritiva, contendo pesquisa bibliográfica e documental para discorrer sobre centros de memória, identidade e história. Para apresentação do panorama da relação de times de futebol da série A e B dos campeonatos de 2021, foi realizado um levantamento de casos via internet e utiliza a entrevista como instrumento de pesquisa para coleta de informação da perspectiva do Centro de Memória do Clube do Remo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Comunidade Quilombola de Itamoari: identidade e saberes que circundam a Escola Petronília do Carmo(2023-12-11) BATISTA, Auriete de Gois; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618O presente artigo problematizou a educação em interface com o currículo da escola Petronília do Carmo, localizada no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do estado do Pará. Objetivou analisar como o currículo da escola aborda as questões identitárias e multiculturais da comunidade de Itamoari em seu fazer pedagógico. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada uma turma multisseriada de Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Os sujeitos participantes foram: oito alunos na faixa etária de 4-10 anos de idade; um professor/gestor; quatro sujeitos da comunidade, sendo eles três mães e um pai. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada com o professor/gestor e com os pais dos alunos. O período de coleta de dados ocorreu entre outubro de 2022 a fevereiro de 2023, com ida a campo, a realização das entrevistas, observações e registros no diário de campo para subsidiar nossa análise. Os resultados revelaram, que, apesar dos avanços com relação à temática abordada e da legislação que trata das populações quilombolas, os saberes culturais destas comunidades ainda são pouco afirmados e trabalhadas, tanto no currículo, quanto na prática pedagógica. Entendemos que a identidade e os saberes se manifestam no simbolismo do tempo e na cultura de transmissão de conhecimentos, e compreendemos o currículo como documento estruturante do fazer educativo. Nesse sentido, é preciso concentrar os esforços tanto das políticas públicas, quanto da gestão escolar, no que diz respeito ao entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos da vida cotidiana da comunidade quilombola na organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, este trabalho visa contribuir com as reflexões que vem sendo construídas sobre a valorização do saber/fazer advindo dos mais velhos, e concentra-se no desenvolvimento de novos caminhos a trilhar no sentindo de aproximar, por meio da pesquisa, Identidades e Saberes que circundam a E.M.E.F. Petronília do Carmo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Cultura, identidade e surdez: contribuições teóricas a partir de uma abordagem interdisciplinar(2015-06-30) SILVA, Maria Benedita Gomes da; AZEVEDO, Alexandre Maurício Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/2515650351748253Este artigo apresenta uma discussão acerca dos processos de identificação de pessoas surdas em sua interface com a cultura. Para refletir sobre os fatores que, possivelmente, interferem na identidade surda, optou-se em desenvolver uma abordagem interdisciplinar, com ênfase nas áreas de Psicanálise e Antropologia. Na vertente teórica psicanalítica, especificamente sobre a compreensão ampliada de cultura, utilizou-se o texto Mal Estar na Civilização de Sigmund Freud; e para problematização dos aspectos gerais que interferem na identidade surda (na perspectiva de um sofrimento psíquico), tomamos como referência o conceito “sofrimento identitário”, debatido por Jaime Betts. Na vertente Antropológica, apresentamos, igualmente, considerações fundamentais sobre a cultura destacando então, sua perspectiva dinâmica. Como pressuposto de nossas reflexões sobre aquilo que se inscreve como suposto “sofrimento identitário” para os sujeitos surdos (uma vez que os surdos constituem minorias linguísticas, imersas em contextos sociais, cuja maioria é constituída de ouvintes), optou-se pelo trabalho de Pierre Bourdieu, qual seja, seu ensaio sobre a economia das trocas linguísticas, em que situa a língua, também, como fator essencial a sua interpretação sobre possíveis relações de dominação linguística. Por fim, apresentamos uma breve análise sobre as políticas públicas voltadas para a educação de surdos, cuja função que se pretende realçar, pode favorecer a integração social dos surdos à cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da Bahia ao Pará: a chegada e a instalação do Candomblé Jeje Savalú em terras paraenses (1976-2005)(2022-06-27) SOARES, Adriana Moura; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Mediante a percepção de que o Candomblé Jeje Savalú se faz recente dentro da localidade paraense, tendo em vista que seu primeiro contato tenha ocorrido apenas nos últimos 50 anos, a problemática surge de forma a tentar compreender como ocorreu sua chegada. Visto que embora hodiernamente haja a presença de poucos trabalhos que abordem o Savalú, seus enfoques não se tratam de explicar como ocorreu a chegada, tampouco a instalação desta religião. Sendo assim, a proposta deste estudo é explanar por meio de quais sujeitos e em qual ocasião se propicia a sua chegada, e ainda quais os desdobramentos necessários por manter e instalar o Candomblé Jeje Savalú em Belém do Pará. Pretende-se ainda, a partir desta pesquisa, proporcionar visibilidade a este acontecimento, assim como gerar um registro que pontue os sujeitos que propiciaram a chegada e instalação do Candomblé Jeje Savalú no Pará. Para abordar essa temática serão mobilizados os conceitos de memória e identidade, os quais serão trabalhados por meio das fontes orais produzidas a partir das entrevistas realizadas com os sujeitos que participaram deste processo e que através de suas falas capacitaram este estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da cor à chuva: direção de arte e identidade cultural em filmes paraenses(2016-03-03) COSTA, Victória Ester Tavares da; SILVA, Iomana Rocha de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9035670745107563Os acontecimentos históricos e as expressões culturais possuem sólidos vínculos, a arte é um destes pontos nos quais essa proximidade é percebida. A seguinte pesquisa busca refletir acerca da imagem dos amazônidas transpassada pelo audiovisual a partir da observação da direção de arte. Os elementos fílmicos visuais permitem a divulgação e construção/ reprodução de identidades culturais das sociedades e temáticas da história que é contada. Expressar-se sobre seu lugar de fala tem sido mais presente no que tange à produções da América Latina, desta forma, descortinando um repensar das próprias linguagens e das identidades, anteriormente dominadas pelas mãos mais diretas do colonialismo. Hoje, restam as amarras com as quais somos familiarizados sem notar, mas que estão sendo retiradas pela tomada de voz, pela reinvenção da própria linguagem e estética. Desta forma, ao observar três curta-metragens paraenses contemporâneos, pretende-se compreender o olhar que o próprio amazônida tem de si mesmo e como se transpassa para as telas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dança na escola e a constituição de identidades juvenis(2019-03-13) PAZ, Ataíze Gonçalves; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063O presente trabalho trata de uma pesquisa etnográfica, realizada na Escola Cristo Trabalhador, com foco no Grupo Educar pela Pesquisa e seus integrantes. O objetivo foi investigar a constituição das identidades dos alunos que participam do Grupo. Como instrumentos de produção de informação utilizei a observação participante, a captura de imagens, a conversação, o questionário, que serviram para a composição do diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram alunos que participam do Projeto Educar pela Pesquisa, alguns funcionários da instituição e um grupo de professores. O problema de pesquisa apresenta as seguintes questões: Como a dança contribui na constituição de identidades dos alunos da Escola Cristo Trabalhador? Para auxiliar a reflexão contarei com Bourdieu (1983), Canclini (1989), Dayrell (2007), Ribeiro (2013) e Silva (2000). Como resultados destaco que a dança é uma manifestação cultural que auxilia na constituição de identidades dos alunos, pois participar do grupo de dança fornece aos alunos a compreensão de si próprio e do que está a sua volta; também enfatizo como o Projeto educar pela pesquisa incentiva a formação ética e cidadã dos alunos em razão das multiculturas presentes nesse espaço.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) De negro a pardo: memória, identidade e invisibilidade, na Escola Bom Pastor, Ipixuna do Pará(2018-08-21) GUEDES, Odaléia Maria Barbosa; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515O presente artigo visa refletir sobre um intrigante fenômeno escolar: a negação da Identidade Negra pelos/as alunos/as da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bom Pastor, localizada no Distrito de Canaã, município de Ipixuna do Pará. Discutir-se-á o esforço da colonização portuguesa e do Estado brasileiro para invisibilizar a identidade do povo negro, bem como as consequências dessa invisibilidade no currículo e materiais didáticos, assim como suas implicações na construção da identidade negra dos alunos da referida escola. Além disso, aponta-se a importância da autoidentificação negra, sua memória e cultura, pois estes são elementos fundamentais na construção da identidade de uma nação multicultural e multiétnica como é o Brasil. Nessa perspectiva, é de suma importância a descolonização do Currículo, para que possa assegurar uma educação mais igualitária e, ao mesmo tempo, que busque a promoção da equidade racial. A Escola é um espaço de fomentação dos fundamentos da democracia e onde circula diferentes povos de múltiplas identidades, mas é também um local de vários conflitos, pois na maioria das vezes não valoriza a pluralidade étnica existente nela e geralmente os valores dos grupos hegemônicos são impostos, em detrimento dos demais grupos étnicos presentes na sociedade brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O documento curricular municipal de educação infantil e a valorização e preservação da identidade cultural de Soure-PA(2023-12-21) SANTOS, Yasmim Gonçalves dos; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509; https://orcid.org/0000-0001-6289-065XA discursão sobre a temática currículo na área educacional é intensa e promove muito diálogo entre especialistas e profissionais da educação, buscando compreender, a importância e a finalidade desse documento, no campo da educação. Em Soure não é diferente. O currículo torna-se um documento alvo de estudos por profissionais do campo educacional que buscam torná-lo um documento orientador do trabalho docente, mais em uma perspectiva de valorização da identidade da cultural local como elemento significativo na formação do discente. Portanto, este trabalho objetiva-se em verificar a organização do DCM/EI e quais suas orientações para a prática docente; averiguar de que maneira, em suas diretrizes, ações e estratégias, o DCM/EI promove a valorização e preservação da identidade cultural local; identificar a contribuição do DCM/EI para a prática educativa desenvolvida na formação da infância mediante a preservação e valorização das identidades culturais do município de Soure-Pa. A importância deste estudo perpassa pela compreensão de como o Documento Curricular Municipal de Educação Infantil (DCM/EI) aborda a dimensão da cultura local no âmbito escolar, visto que a escola, como espaço formativo, deve estar compromissada em sua proposta pedagógica, com práticas educativas que formem cidadãos e que estes se reconheçam como sujeitos pertencentes e possuidores de uma identidade cultural própria o que favorece a preservação de sua história e da história de seu povo. Segundo Gomes (2006) a diversidade cultural é ilimitada e transversal e, no âmbito escolar, é considerada essencial para a formação humana. Daí que um currículo não pode deixar de considerar tal dimensão, negligenciando que somos todos sujeitos socio-histórico-culturais diversos. A cultura está diretamente interligada à educação e compreender como o DCM/EI, aqui tomado como objeto de análise, é utilizado na prática de educadores da Educação Infantil na perspectiva da formação de crianças com vistas à preservação e valorização da cultura local é a proposta deste artigo, a metodologia utilizada foi a análise documental, que de acordo com Sá-Silva; Almeida e Guindani “[...] é desenvolvida através da discussão que os temas e os dados suscitam e inclui geralmente o corpus da pesquisa, as referências bibliográficas e o modelo teórico” (2009, p. 11), sente sentido o Documento Curricular Municipal de Soure, com especificidade o nível de Educação Infantil foi elemento de investigação neste trabalho. Quanto o resultado, ao desejar a valorização da Cultura Local, precisa ser posta em prática no ambiente escolar, as tradições e os costumes sourenses. E, embora sejam feitas adaptações sobre a valorização da cultura em âmbito global, se faz necessário adequar o currículo e as propostas pedagógicas para que a valorização da cultura local seja um direito representativo e presente nos espaços escolares e educativos. A aprendizagem do aluno pode ocorrem em diversos lugares, afirmando assim que a escola já não é mais o único espaço para obtenção conhecimento e os docentes já não são mais os únicos detentores do saber. Qualquer tipo de adaptação curricular proposta deverá, em suas atividades educativas, respeitar a cultura de seus sujeitos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA(2022-12-12) SILVA, Vanessa Gonçalves da; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274O projeto Educar Para Preservar tem como objetivo principal, propor a valorização e preservação do conjunto arquitetônico que configura o Centro Histórico da cidade de Belém do Pará, conhecido como Cidade Velha, com medidas que incentivem a aprendizagem sobre a temática em sala de aula, demostrando a partir do seu ensino, possibilidades de se repassar um estudo de maneira desvinculada aos moldes positivistas e eurocêntricos que assombram até hoje, o ensino patrimonial material local. A busca por um ensino de história material eficiente requer a associação e a utilização dos demais patrimônios culturais do nosso Estado, sendo eles, imateriais e naturais, visando alcançar um aprendizado multicultural, responsável pela construção da cultura do povo belenense. Garantindo ao professor de história o papel de destaque nesse processo de formação de identidade e cidadania, a partir da conscientização histórica e o entendimento que o tempo passado exerce em nosso dia-a-dia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Identidade do professor de língua-cultura inglesa em revistas e sites educacionais(2022-12-30) PINHEIRO, Zamara Rodrigues; LOPES, Lucas Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8141687357119122; https://orcid.org/0000-0002-9936-3666Neste trabalho, investigamos as identidades de língua-cultura inglesa apresentadas pela mídia, para isso consideramos, os discursos em sites educacionais e escolas de línguas, sobre os quais examinamos o funcionamento dos discursos midiáticos, tendo em vista as propostas normativas da BNCC. A construção do corpus de análise deste trabalho foi realizada através da seleção de edições e de textos do site da Revista Nova Escola e do site da escola Cultura Inglesa. O desenvolvimento da pesquisa contou com contribuições dos estudos de Coracini (2003; 2013; 2014); Fernandes (2005); Foucault (2002; 2004; 2014); Gregolin (2008); Hall (2021); Lopes (2018). Também contamos com teóricos que contribuem nas abordagens do uso de tecnologias no ensino-aprendizagem de língua-cultura. Desse modo, as identidades dos professores de língua-cultura inglesa têm as constituições conforme os deslocamentos feitos, por si, ou pelas situações de ensino-aprendizagem em que fazem parte de acordo com os sites utilizados pela pesquisa. Concluindo, assim, que é relevante levar em consideração os diferentes discursos que constituem a formação identitária do professor de língua-cultura inglesa, uma vez que, por meio desta pesquisa, percebeu-se que as identidades daqueles que se nomeiam professores não são fixas e estão em constante mudança, refletindo e incidindo na formação e atuação desses profissionais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A identidade profissional dos egressos do curso de pedagogia do campus universitário de Abaetetuba - PA(2022-07-19) SILVA, Paula Inês Lobato; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O presente trabalho tem por objetivo a investigação de como egressos do curso de Pedagogia constroem sua identidade profissional docente, na região do Baixo Tocantins. O estudo se insere na rede das temáticas específicas da formação docente, da constituição da identidade profissional docente e da educação básica. O referencial teórico está assentado nos estudos de RAYMOND e TARDIFF (2000); TARDIF (2002); GATTI (2014; NÓVOA, 1999; SACRISTÁN, 1999; ROLDÃO, 2005. Para a coleta de dados foram enviados questionários via redes sociais, especificamente Whatsapp e Google Forms para os egressos do curso de Pedagogia, do Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará. Afim de pensar a prática da coleta de dados em campo, destinada a investigar em específico a construção da identidade de professores que atuam na Região do Baixo Tocantins.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha(2022) BRITO, Carla Ruane Rodrigues de; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172O presente artigo volta-se para a construção da identidade étnica e cultural da infância no Brasil, abordadas na obra “Negrinha” de Monteiro Lobato. Por meio de consultas bibliográficas e comparativismos, buscou-se a compreensão do ponto de vista lobatiano sobre a personificação de infância de meninas brancas e negras entre personagens da obra Negrinha. Os fundamentos dessa pesquisa do percurso infantil na história; identidade, etnia. Nesse âmbito, as análises resultaram na compreensão da personificação de crianças infância negra e brancas, onde observa-se a invisibilidade de crianças negras e a valorização da infância branca, onde prevalece o privilégio e senso de superioridade de um grupo étinicoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La obra Aura de Carlos Fuentes y sus contribuiciones em la constitucion de la identidad de los aprendientes de E/LE(2021-06-11) PIRES, Hernandes Baia; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente estudo objetiva identificar, na obra Aura de Carlos Fuentes, cargas de identidade – histórica, social e/ou cultural – que possam influenciar na constituição identitária de um/a aprendiz de espanhol como língua estrangeira (E/LE) e, com a finalidade de alcançá-lo, a organização desta pesquisa é a seguinte: inicialmente construímos uma compreensão do que é identidade ou, melhor dizendo, discutimos sobre os escritos de Hall (2006), Woodward (2003) e Da Silva (2003) sob a perspectiva da identidade como parte da construção do sujeito y como mutável no período da pós-modernidade; em seguida falamos da literatura no que diz respeito a sua concepção segundo Culler (1999) e Eagleton (1998) e logo tratamos de nos aprofundar na literatura Hispano Americana. Conforme os aportes de Peña (2018), Fuente (2005) e Ángel Rama (1982 apud ROJO, 2001) mencionamos, as características identitárias que as obras literárias hispano-americanas demarcam desde uma visão cultural, periodizada e temática; depois disso teorizamos, apoiados por Carranza (2016), sobre a relação existente entre a literatura e a constituição identitária de todos/as os/as que tem contato com obras literárias carregadas de singularidades que podem atuar como agentes descentradores e também discutimos sobre a tese de Freitas (2020) onde a capacidade da literatura de influenciar a constituição identitária de um grupo de aprendizes de E/LE, a nível de graduação, foi comprovada por uma pesquisa etnográfica, que é uma de nossas bases principais; após isso mencionamos o escritor mexicano Carlos Fuentes e as representações identitárias presentes em seus escritos já que estes dados são imprescindíveis para que possamos analisar as caragas de identidade que o autor transpões em suas obras; posteriormente, tratamos da obras Aura de Carlos Fuentes, como nosso objeto de estudo y analisamos trechos desta em que se demarcam elementos da identidade mexicana – nos âmbitos histórico, social e cultural – capazes de atuar como agentes do “descentramento” da identidade de um/a apre3ndiz de E/LE e isso comprovamos pelos resultados da entrevista realizada com as turmas de 2017 e 2018 de estudantes do curso de licenciatura da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Abaetetuba. E, finalmente, em nossas considerações finais do trabalho aportamos que as identidades dos/as estudantes que participaram da entrevista demarcam mudanças em sua constituição identitária cuja origem se localiza no contato com a literatura hispano-americana e as cargas identitárias que estas possuem. Todavia, também destacamos que a identidade no é algo fixo e que esse fato no faz conscientes de que a obra Aura de Carlos Fuentes, representa apenas um dos agentes de mudanças identitárias com os quais os/as aprendizes de espanhol como língua estrangeira entram em contato ao longo de seu processo de formação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória de velhos quilombolas: a história da comunidade Santo Antônio, em Gurupá, Rio Amazonas, Pará(2021-04-30) RABELO, Josimara Monteiro; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074Este artigo tem como finalidade descrever e refletir sobre a memória dos velhos quilombolas da Comunidade Santo Antônio do Rio Ipixuna, em Gurupá, no Pará. Partimos do princípio de que essas memórias e histórias locais são fundamentais para preservação da identidade quilombola, do território e dos direitos direcionados a nossa população. Apresentamos ao longo do texto como foram as lutas em torno da sobrevivência, do direito à terra, dos avanços e desafios para alcançar uma visibilidade, bem como o reconhecimento dos direitos dos remanescentes de quilombo. A metodologia seguiu a perspectiva da história oral com roteiros de entrevistas para relacionar os fatos passados, recentes e seus reflexos nos dias atuais. O estudo evidenciou que o acesso à educação formal é necessário em qualquer meio social, e para comunidades tradicionais quilombolas a educação é um meio de luta, resistência. Sobretudo de preservação da identidade cultural, desde que esteja relacionada com a realidade local.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Memória e Patrimônio Cultural: relevância dos Artefatos na Comunidade Tradicional no Muraiteua e para os Remanescentes de Quilombo na Comunidade do Canta Galo em São Miguel do Guamá - Pará(2016-04-24) SOUZA, Lilian Cristina da Silveira; ACEVEDO MARIN, Rosa Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/0087693866786684A história do negro na formação da identidade cultural no Brasil possui um papel relevante. No Estado do Pará o negro tinha como missão servidão ao trabalho escravo, quando não queria se entregar aos sacrifícios dos ofícios impostos por seus donos, fugia e formava com demais escravos abrigos nas matas denominados de quilombos. O presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar a memória e patrimônio cultural situando a relevância dos artefatos deixados pelos escravos, como o almofariz de uma família na Comunidade Tradicional do Muraiteua e outros objetos como um tacho ou panela e um poço, na comunidade Quilombola de Produtores Rurais e Ribeirinhos do Canta Galo, ambos situados no município de São Miguel do Guamá, Estado do Pará. Apesar de existir um elo afetivo com os objetos partindo de alguns indivíduos nestes territórios, até o momento não há a existência de projeto que visem a conscientização sobre a preservação dessas peças em ambas as comunidades, já que são relevantes para a memória local. Os textos de O’Dwyer e Thomson serviram como base para a compreensão da perspectiva da experiência em campo. O estudo aponta que existem possibilidades de se trabalhar memórias e patrimônios nessas comunidades.