Navegando por Assunto "Iconography"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cultura arqueológica Maracá na perspectiva da documentação museológica(2014-02-27) PAIVA, Jéssica Michelle Rosário de; BARBOSA, Carlos Augusto Palheta; http://lattes.cnpq.br/0221579603365249; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907O presente estudo aborda os artefatos funerários da cultura arqueológica Maracá numa perspectiva dos métodos e conteúdos pertinentes à documentação museológica, considerando esta como um dos principais meios de preservação. No intuito da reflexão sobre a relação da compreensão acerca dos artefatos como provenientes de uma intencionalidade humana, portanto, dotado de importante conteúdo informativo (visual, subjetivo e contextual) que o categoriza como documento, e sua relevância na elaboração de um sistema documental mais detalhado, têm-se como base as análises iconográficas dos artefatos que formam a coleção AP-MZ-30: Gruta das Caretas. Tais observações proporcionaram a identificação de unidades elementares que formam padrões estilísticos e singularidades significantes por representar códigos visuais referentes ao grupo produtor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Proposta de estudo iconográfico dos vitrais da Basílica Santuário de Nazaré(2019-10-07) DUARTE, Paula Daniela Alves; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867O presente estudo tem por objetivo propor descrição iconográfica dos vitrais existentes na igreja Basílica de Nazaré e sugerir um roteiro museológico utilizando os vitrais, pois são notórias em mediações a escassez ou a total falta de conhecimento sobre os vitrais. A pesquisa parte da observação da necessidade de salvaguardar o objeto de estudo, pois durante a pesquisa observou fatores como o desconhecimento do próprio quantitativo e ao trato inadequado a esse tipo de acervo. Ao longo dos capítulos deste estudo, são apresentados alguns pontos como a origem da principal matéria-prima dos vitrais, o vidro, mostrando pontos específicos de etapas até o possível surgimento dos vitrais, interligando períodos da História da Arte com foco no estilo românico e gótico. A Basílica Santuário de Nazaré foi elencada devido ao acervo de 57 vitrais e possuir funções de mediações ofertadas pela própria Basílica. Processos museológicos foram aplicados desde sua classificação, documentação e exposição realizando então processo de musealização, complementando com o estudo iconográfico dos vitrais, etapas necessárias para mostrar a potencialidade museológica dos vitrais que são capazes de transmitir conhecimento, atrativo, comunicação e contemplação.