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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Atuação do pedagogo em ambiente hospitalar: dificuldades e possibilidades
    (2023-09-18) ATAÍDE, Beatriz Neves; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182
    A pedagogia hospitalar é uma ramificação da pedagogia que busca dar continuidade aos estudos da criança que se encontra internada. Sua prática através de uma equipe multidisciplinar, leva aquela criança assistência na classe hospitalar, atendimento no leito e brinquedoteca hospitalar. O objetivo da pesquisa é compreender quais são as dificuldades e possibilidades na atuação do pedagogo no atendimento de crianças em ambiente hospitalar. A metodologia refere-se de revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa. A coleta de dados realizada em junho a julho de 2023 partir das bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), bem como Trabalhos de conclusão de curso (TCC). Os descritores utilizados foram: pedagogia hospitalar, pedagogo, ensino. Selecionou-se no universo de 48 publicações, uma amostragem de 10 trabalhos. Os resultados apontam que o pedagogo em suas atribuições dentro do hospital juntamente a uma equipe multidisciplinar encontra possibilidades de grande valia, pois é notório o desenvolvimento tanto cognitivo, intelectual quanto emocional dos pacientes internados, enquanto as dificuldades de atuação profissional se relacionam aos direitos negados e à ausência de estrutura física de trabalho. Conclui-se que o pedagogo, na pedagogia hospitalar, pode atuar de forma a humanizar e complementar através de métodos educacionais para o tratamento clínico à adolescentes e crianças em idade de escolarização, que o impulsionam a trazer melhorias em sua prática. O trabalho é relevante para a comunidade no sentido de agregar mais conhecimentos sobre a importância de se ter um profissional neste ambiente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Centro de Reabilitação Físico Motor Infanto-Juvenil Tangram : uma proposta arquitetônica para o bairro do Mangueirão, Belém-PA
    (2025-04-02) MORAES, Isabela do Socorro Rodrigues; WATRIN, Vanessa da Rosa; http://lattes.cnpq.br/8730399002766329; https://orcid.org/0000-0002-1057-1398
    O presente trabalho tem como objetivo propor um centro de reabilitação para crianças e jovens com deficiências físico-motoras, abrangendo plegias, paralisia cerebral, nanismo, entre outros. Diante da demanda existente do município de Belém, possuindo apenas três centros especializados em reabilitação, a proposta arquitetônica se faz necessária ante a problemática. O projeto busca integrar acessibilidade, sustentabilidade, conforto ambiental e elementos vernaculares da arquitetura belenense, assim como explorar o tratamento pela humanização do espaço terapêutico, encorajando o processo de recuperação. O espaço também contará com um setor de pesquisas e estudos, voltado para a área da saúde, de modo a auxiliar na descoberta de novos tratamentos e alternativas terapêuticas. Será localizado no bairro do Mangueirão, com o intuito de atender esta área da cidade e distribuir a demanda dos demais centros, além de facilitar o acesso ao tratamento. O objetivo do projeto arquitetônico é auxiliar na demanda da população com deficiência, mais especificamente o público infanto-juvenil, auxiliando na fase de descoberta e aquisição de autonomia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do acolhimento escolar para pais de crianças autistas
    (2019-06-29) ARIAS, Ariela Thayná de Souza; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    Este trabalho é proveniente de um estudo direcionado a perspectiva acolhedora dentro do ambiente escolar e foi realizado com duas famílias de crianças autistas. Possui como objetivos principais entender os efeitos que o modo de acolhimento e inclusão ocasiona na vida das famílias e das crianças com autismo; descrever como acontece o processo de acolhimento dos pais de crianças autistas nas instituições de ensino e identificar as possibilidades que a escola proporciona para promover o acolhimento dos pais e das crianças com autismo no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Como base teórica para a compreensão e realização deste trabalho, utilizo de autores como Vygotski (1991), Aranha (2001), Glat e Fernandes (2005), Mantoan (2003), Davim (2017), Chizzoti (1991), Padua (2000) e Freire (1987). A pesquisa é proveniente de dois estudos de caso baseados na concepção de Gil (2008), tendo como sujeitos duas famílias com crianças autistas e a coordenadora da escola regular que uma delas estuda. A produção de informações se deu primeiramente através do levantamento bibliográfico dos principais conceitos que são refletidos neste estudo, após disso, foram realizadas as entrevistas em busca de uma melhor aproximação da teoria com a vivência cotidiana das crianças autistas. Os resultados desta pesquisa informam que o autismo ainda é um transtorno pouco conhecido, a dificuldade em entendê-lo começa a partir do diagnóstico tardio e implica no desenvolvimento educacional eficaz da criança com TEA. Embora a sociedade reflita bastante acerca de trabalhar práticas pedagógicas inclusivas, nota-se que essa realidade ainda é bastante comprometida dentro das instituições de ensino percebe-se que o acolhimento é pouco conhecido no ambiente educacional, porém fica claro que sua execução é uma prática necessária, que possibilita a aceitação da pessoa com deficiência no seio familiar e que pode diminuir o impacto da descoberta da deficiência para a família. Entretanto ocorre que a implantação do acolhimento ainda é uma realidade impensada dentro do ambiente educacional, sua implantação pode sim trazer melhorias para a inclusão da pessoa com deficiência e auxiliar na parceria entre família e escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia hospitalar: contribuições ao processo de humanização durante a internação de crianças/adolescente
    (2023-12-27) LANDY, Vanessa Carvalho; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431
    A educação é indispensável para o desenvolvimento do indivíduo. Partindo dessa assertiva este artigo propõem uma reflexão sobre a pedagogia hospitalar, especificamente, no contexto do atendimento a crianças/adolescentes hospitalizados a partir da seguinte questão: Em que termos o pedagogo auxilia na continuidade da educação da criança/adolescente hospitalizado? O objetivo geral deste estudo é analisar as contribuições da pedagogia e os desafios de atuação do pedagogo em contexto hospitalar, enfatizando as atividades propostas pela educadora colaboradora da pesquisa. A pesquisa pode ser defina como qualitativa, a partir de entrevista realizada de forma não estruturada com profissional pedagoga que naquele momento, enquanto se graduava no curso, desenvolvia atividades em hospital no ano de 2015, atuando como membro de um projeto de pesquisa e extensão aplicado em um hospital no Estado do Pará; para a elaboração dessa pesquisa serviram como itens motivacionais: A importância de haver profissionais pedagogos atuando em hospitais e a doença acometida pela autora, pois sendo doente, pude perceber a limitação trazida pela doença, passando a olhar com mais carinho para o ambiente hospitalar e para a relação profissional-paciente; unindo-se esses fatores manifestam-se no decorrer desse artigo, os desafios enfrentados pela pedagogia trazidos para o ambiente hospitalar e as contribuições que a pedagogia hospitalar traz para a vida da criança/adolescente que se encontra em fase de internação hospitalar e/ou tratamento de doenças, contribuindo para a melhora de seu quadro clínico, evidenciando assim, a importância da união nas áreas de saúde e educação. Palavras-chave: Educação; pedagogia hospitalar; humanização.
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