Navegando por Assunto "História digital"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Das charges aos memes: uma pesquisa na rede social Facebook nos anos de 2013 a 2018 e uma possibilidade de proposta para o ensino de História com uso de duas linguagens, os memes e as charges(2021-05-07) RODRIGUES, Eliandra Gleyce dos Passos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274O presente trabalho busca conhecer e analisar parte da produção de memes e charges divulgadas em rede social elegendo os anos de 2013-2018, período de efervescência política que culminou no processo de Impeachment da então Presidenta Dilma Rousseff e por meio deles entender o discurso incluso nessas imagens e seu potencial de comunicação e informação, por analisar a colocação dessas produções no respectivo contexto presente social por meio de sua produção em voga na internet. Também buscando conhecer e analisar as possibilidades para o uso no Ensino de História e ao final apresentar uma possibilidade de usos de memes no Ensino de História, visto que as charges já estão presentes nas aulas e provas de Histórias e no ENEM. E assim tentar entender o Meme como um recurso e como um objetivo de pesquisa para analisar o tempo presente. Assim, se faz necessário pensar dentro dessas possibilidades outros recursos, que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de história e é desta forma que apontamos a proposta da utilização de memes no Ensino de História e como fontes de pesquisas históricas. Estudar e explorar essa temática promove a inclusão de práticas didáticas ao Ensino de História, e analisar o seu emprego como fonte histórica, promove expectativas e abertura para pesquisas com memes. Considerando os “memes” como fontes iconográficas que atestam-se como ferramentas úteis para o ensino de história o presente trabalho visa debater sobre essa perspectiva didática e propor meios de trabalhar essa fonte, que são os memes. Além do estudo exploratório de memes na rede social Facebook houve também uma aplicação de questionário em uma escola pública na cidade de Ananindeua com uma turma do 6º ano do ensino fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sociabilidades em linha: as “lan-houses” nas memórias de um gamer-historiador de Castanhal (PA) - 2000-2010(2025-09-05) PAULA, Julio Cesar Abreu de; GUZMÁN, Décio Marco Antônio de Alencar; http://lattes.cnpq.br/0656841754619406; https://orcid.org/0000-0003-3219-4404As lan-houses foram centros públicos de acesso privados fundamentais durante a primeira década do século XXI. Em todo o país, elas se popularizaram tanto por viabilizar o acesso à internet quanto por formar espaços de sociabilidades e pontos de encontro para a juventude. No entanto, destaca-se que a importância das lan-houses reside no fato delas proporcionaram este acesso às populações menos abastadas e que não possuem contato com o universo digital. Este cenário é condizente com a realidade castanhalense, especialmente entre 2000 e 2010, pois os moradores não possuíam nem computadores, nem internet em seus domicílios. Nesse sentido, este trabalho pretende abordar estes espaços de sociabilidades que foram desenvolvidos dentro das lan-houses Mundo-Online e CyberMatrix localizadas no município de Castanhal através dos jogos Ragnarok e Warcraft. Para isso, procura-se utilizar a História Oral como principal metodologia, recuperando as memórias de quem gerenciou essas lan-houses: Elias Araujo Ferreira e Eidi Hashimoto. Além disso, analisa-se os periódicos locais com o intuito de compreender o funcionamento e a distribuição da internet no município. Deste modo, procura-se revelar e evidenciar esses centros como espaços complexos que não funcionavam somente para oferecer serviços de acesso à internet ou jogos digitais. Assim, a pesquisa expõe que as lan-houses estudadas possuíam, também, um papel social dentro do município, pois elas, através de seus proprietários, ensinavam os moradores a usarem os computadores, à fazerem trabalhos escolares. Somado a isso, constituíam verdadeiros espaços de sociabilidades em volta de jogos digitais como Ragnarok e Warcraft III, contribuindo para a criação e o fortalecimento de amizades. Sendo assim, conclui-se que elas contribuíam fortemente para a inclusão digital e para o lazer de inúmeros castanhalenses.