Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "História das disciplinas escolares"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estado do conhecimento sobre a História da Geografia Escolar Brasileira: um estudo a partir dos trabalhos publicados em anais de eventos nacionais de Geografia (2009 a 2019)
    (2023-07-07) PEREIRA, Pedro da Cunha; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666; https://orcid.org/0000-0002-6264-5387
    O objetivo deste artigo é identificar e analisar os objetos de estudo, os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos da pesquisa realizada, os resultados alcançados, dentre outros aspectos. Nosso estudo compreendeu o período que vai de 2009 até 2019.Nossa fundamentação teórica se baseou em autores que discutem as seguintes categorias teóricas: história da geografia escolar (ROCHA 1998; ALBUQUERQUE, 2011); história das disciplinas escolares (SANTOS, 1995; CHERVEL, 1990; e GOODSON, 2007); e história do currículo escolar (FRAGO, 2008; SAVIANI, 2005). Para a realização do estudo, optamos pela pesquisa de caráter qualitativo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, utilizando, para tal, os anais de eventos nacionais de Geografia, ocorridos no período selecionado, como fonte dos documentos estudados. O desenvolvimento da pesquisa seguiu três etapas, à saber: levantamento e revisão da literatura; coleta de dados; análise dos dados. Os dados coletados foram submetidos à técnica da análise do conteúdo. Concluímos que a história da Geografia escolar vem gradativamente ganhando espaço nos debates nacionais de Geografia, ocorridos nos eventos científicos desta área, entretanto, verificou-se que a maioria das pesquisas selecionados trata da História da Geografia escolar brasileira como suporte para outros temas,. Identificar essa lacuna levou a uma reflexão sobre a proposição de uma ciência mais preocupada com a história das disciplinas escolares, em especial, da Geografia escolar.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA