Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "História da matemática"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Conflitos históricos na matemática
    (2022-07-05) BRAGA, Andrei Jose Magno; COSTA, Anne Gleisse Pimentel Carneiro; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    O presente trabalho tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre a importância da ideia de conectar a História da Matemática com os objetos de conhecimento de matemática ministrados em sala de aula, a partir dos conflitos de grandes matemáticos como Cardano versus Tartaglia no desdobramento da solução das equações polinomiais do terceiro grau e Newton versus Leibniz no desenvolvimento do cálculo diferencial integral. Deste modo, analisar os conflitos matemáticos que envolveram esses cientistas, permite que o professor trabalhe, além do ensino da matemática propriamente dita, com conceitos de ética e construção de valores, além de tornar as aulas mais contextualizadas, agradáveis, criativas e integradas às outras disciplinas
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A história da matemática como recurso de ensino na educação básica
    (2024-02-20) NASCIMENTO, Sâmara Maria Oliveira; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187
    A presença da história da matemática em sala de aula constitui um recurso didático que os professores podem utilizar para auxiliar a aprendizagem. Os alunos constroem o significado do que estão fazendo. Os professores também podem utilizar processos históricos como facilitadores ou impulsionadores do processo de aprendizagem sem referência explícita à história da matemática. Diante disso, questiona-se: Como se dá o processo de desenvolvimento do ensino de matemática na educação básica? Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo é discutir o uso da história da matemática como recurso de ensino-aprendizagem e propor exemplos no âmbito da educação básica. Nesse ínterim, a elaboração do presente estudo no que diz respeito ao procedimento, utilizou a pesquisa bibliográfica de cunho explicativo e documental. Nesse sentido, com abordagem será qualitativa, quanto aos objetivos, optou-se pela pesquisa explorativa, buscando uma ampla visão sobre o tema e suas diferentes perspectivas, a fim de esclarecer melhor sobre a temática. Ensinar história da matemática é enfatizado como uma estratégia que pode levar a uma aprendizagem significativa, ou seja, dar sentido às atividades que os alunos realizam em sala de aula. Não se pode perder de vista que as questões socioemocionais são centrais no processo de aprendizagem e que as abordagens históricas da matemática permitem aos alunos refletirem sobre os contextos históricos, sociais e culturais em que o conhecimento matemático se desenvolveu. Espera-se que este trabalho contribua diretamente para a prática dos professores do ensino fundamental e os inspire a seguir caminhos possíveis e sugeridos para a utilização da história da matemática como ferramenta nos processos de ensino de conteúdo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma história do teorema de pitágoras: demonstrações e curiosidades
    (2023-12-12) AMARAL, Jairo Sena do; QUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; https://orcid.org/0000-0001-8848-3550
    Este trabalho de conclusão de curso realiza uma revisão teórica abrangente sobre o teorema de Pitágoras, explorando diversas demonstrações dessa importante equação matemática. Além disso, busca-se destacar a relevância desse teorema em áreas como matemática, física e engenharia, evidenciando sua aplicabilidade em diferentes contextos. Outro objetivo desta pesquisa é apresentar a história e as origens do teorema de Pitágoras. Isso inclui não apenas a análise do conhecimento disponível sobre o filósofo Pitágoras, mas também a investigação de evidências do uso desse teorema por civilizações que existiram antes mesmo do período em que Pitágoras viveu. Ao abordar esses aspectos em profundidade, esperamos contribuir para uma compreensão mais detalhada do teorema de Pitágoras, seus fundamentos e suas implicações em diversas áreas do conhecimento. Ao fazer isso, buscamos enriquecer o estudo desse teorema clássico e promover uma apreciação mais ampla de sua importância histórica e contemporânea.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula
    (2022-02-25) ALMEIDA, Ramila Lameira de; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O Ensino da matemática é uma disciplina que apresenta um bloqueio na concepção dos alunos, é onde o índice de avaliação ficam estagnados, este cenário revela uma baixa proficiência em relação ao aprendizado. Esta proposta de ensino voltado para alunos do 6º ano, o intuito é abranger a aprendizagem na área da geometria visando à compreensão e exercitar a construção de conceitos e suas habilidades, que ressaltam o propósito para ser estudado. Apresentar a utilização de jogos e mostrar algumas alternativas de assuntos mencionados no decorrer do ano que podem ser alcançados através do mesmo, à busca por métodos alternativos para a sala de aula conduz para um ambiente aprazível a todos, a escola por sua vez é um espaço onde se tem uma maior convivência entre indivíduos, é um espaço para a busca do conhecimento e para se autoconhecer, dito isto nossa preocupação é também em relação a adaptação desses alunos que iniciam um novo passo no âmbito escolar. Levando em consideração a preocupação em animar os alunos a se adequarem a nova fase, o jogo vem como reforço e aprofundamento na disciplina é um ato de juntar o útil ao agradável.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA