Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Hip-hop (Cultura popular)"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entrando na roda: a essência do corpo que dança break
    (2016) MATTOS, Renan Corrêa de; SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776
    Este trabalho de conclusão de curso foi elaborado com o intuito de instigar por meio dos exemplos e depoimentos citados ao decorrer do texto, um olhar sensível capaz de se autoanalisar, fazendo assim, uma identificação das influências que compõe a dança break que cada B. Boy e B. Girl executa. Desta forma é possível possibilitar um melhor rendimento e aproveitamento de todos os fatores na dança break, uma vez em que é extremamente visível essa falta de interesse nesses fatores por parte dos dançarinos. Durante o decorrer deste trabalho, busquei beber em várias fontes, como a de Macedo (2000), que descreve a etnopesquisa em atuação nas ciências humanas e na educação, Rosário (2012) que em sua pesquisa falando sobre o power move, um estilo de dança dentro do break dance, e que faz um apanhado histórico detalhado da cultura hip hop, Laraia (2001) que fala sobre a dinamicidade da cultura, Oliveira (2009) se tratando das artes visuais com a arte rupestre, Ferracini (2006) discutindo a ideia do corpo-subjétil e Ponty (1945/1994) por meio de Nóbrega (2008) enfatizando o corpo próprio. Na primeira seção deste trabalho, apresento minha história como um diário de bordo de vida. Na segunda seção, desenvolvo um breve histórico sobre o cenário do hip hop em Belém do Pará por meio de depoimentos de atuantes em cada pilar que compõe a cultura hip hop. Na terceira e ultima seção, foco no meu objetivo principal deste trabalho e conto com depoimentos de pessoas que, com o passar do tempo e a pratica neste meio artístico, compreenderam o objetivo geral deste trabalho por si mesmo. Como conclusão, acredito ter que alcançarei os meus objetivos de contribuição com o amadurecimento dos dançarinos de break em Belém - Pará.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Freeze: o ápice do B.Boy no breaking
    (2013-08-26) FREITAS, Elaine Daniely Miranda de; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Este trabalho de Conclusão de Curso instigo os modos pelos quais os b.boys aprendem a técnica dos freezes, um dos elementos do breaking, que é um subgênero de dança inserido na cultura hip hop. Geralmente, os ensinamentos técnicos deste fundamento não estão em consonância ao conhecimento do corpo pelo b.boy, ou seja, o mesmo, na maioria das vezes, observa os movimentos e executa, sem haver uma preocupação diferenciada para aprender e, consequentemente, ensinar a movimentação de uma forma mais adequada ao corpo. Meu objetivo principal é apresentar e descrever três freezes a partir de uma abordagem anatômica, com ênfase em alguns músculos superiores, para que os praticantes do breaking tenham maior clareza antes, durante e depois da execução dos freezes. Para tanto, dialogo com Jacqui Greene Hass (2011) em seu trabalho relacionado à Anatomia e dança, e Blandine Calais-Germain (1991), nos seus estudos sobre cinesioterapia como Anatomia e movimento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A lei dos irmãos: afeto e espetacularidade do grupo de Breaking Dragon Crazy de São Domingos do Capim-PA
    (2018-12-21) MOREIRA, Wender de Jesus dos Anjos; GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1161142611758714
    Esta pesquisa dedica-se ao o estudo do afeto e da espetacularidade do grupo de breaking Dragon Crazy de São Domingos do Capim-PA. A partir das minhas vivências enquanto integrante do grupo Dragon Crazy, desenvolvo a pesquisa com ênfase nos afetamentos e olhar sensível, enquanto artista-etno-pesquisador, tendo como aporte teórico e metodológico a Etnocenologia. Para tanto, foi realizado um traçado histórico sobre o breaking desde seus primórdios na Jamaica e Estados Unidos até chegar ao Brasil e São Domingos do Capim, constituindo a trajetória do grupo Dragon Crazy e desvelar seu o afeto e espetacularidade. Para a concretização teórica da pesquisa foi efetuado um sistema de relações com pessoas do Hip-Hop, com os integrantes do grupo, com pesquisadores da Etnocenologia, em especial Brígida (2015) que aponta a importância do afeto nas pesquisas etnocenológicas. A pesquisa alcançou como resultado a identificação da poética artística do grupo Dragon Crazy que se constitui pela coletividade, irmandade, espetacularidade, dança e, em especial, o afeto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O sabor açaí da dança breaking
    (2016) NASCIMENTO, Layse Ranielle da Silva; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Uma sucinta “degustação” sobre o sabor da dança breaking. Um questionamento sobre o significado do flavor para quem dança e de que maneira pode influenciar no que diz respeito a ser um b.boy ou b.girl. Dialogando com Fleury (2007), a dança como trabalho e laser para dançarinos de rua. Alves e Dias (2004), corpos e sentidos no hip hop. Duarte Júnior (2000), o sabor do saber por meio da dança. Gariba (2007), a dança como educação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA