Navegando por Assunto "Healthy eating habits"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação alimentar e nutricional: percepções de professores de ciências de 6º ao 9ºano(2019-12-05) SOUSA, Lucinéia Reis de; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661A Educação Alimentar e Nutricional, é um tema transversal no processo de ensino- aprendizagem, onde o mesmo passou e passa por várias mudanças no cenário educacional e tem o dever fundamental na adoção de hábitos alimentares saudáveis. Sabemos que o professor de alguma forma, tem o papel de informar e motivar seus alunos à prática da alimentação saudável. Trata-se de um estudo transversal de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. O presente estudo objetivou investigar em que termos são desenvolvidos os temas da educação alimentar e nutricional nas escolas de educação básica no município de Breves. Para alcançarmos os objetivos, elegemos como instrumento de coleta de dados um questionário que foi aplicado aos professores de Ciências Naturais de 6 (seis) escolas do ensino básico do município de Breves. Dos entrevistados, 5 (cinco) professores eram da zona urbana e 2 (dois) professores eram da zona rural, totalizando 7 docentes entrevistados. Os dados obtidos foram analisados pelo método da análise interpretativa. Nossa pesquisa evidenciou que os professores persistem com metodologias tradicionais para ensinar o tema em sala de aula. A formação inadequada ou até mesmo ausência de parcerias com outros atores inseridos diretamente na educação alimentar e nutricional formam lacunas que dificultam a inserção da variação metodológica. Acreditamos que é de fundamental importância que esses professores recebam informações atualizadas sobre educação alimentar e nutricional e que trabalhem em sala de aula de modo transversal e interdisciplinar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização da horta orgânica suspensa e com materiais recicláveis na escola São João Batista do rio Campompema, em Abaetetuba-PA(2019-07-11) PEREIRA, Klebson Clayton Santos; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O presente estudo versa sobre “A utilização da horta orgânica suspensa e com materiais recicláveis na escola São João Batista do Rio Campompema, em Abaetetuba-PA”, e trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica que tem como base documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, além de autores como Rocha (2013) e Silveira Filho (2012), que apresentam em seus estudos a temática abordada; e pesquisa in loco (de campo), na qual utilizamos como meio de coleta de dados questionários semiestruturados, sendo feitas 10 entrevistas com professores, diretora, coordenadora e serventes da escola. Posteriormente, foram analisados os resultados e apresentadas as principais questões acerca da temática. A pesquisa foi realizada de Janeiro a Dezembro de 2018. Buscou-se evidenciar com este trabalho a influencia na alimentação, enriquecimento da merenda escolar e na educação das crianças da escola do interior de Abaetetuba-PA. No decorrer do trabalho, discutiu-se sobre a evolução histórica do desenvolvimento sustentável, hábitos alimentares saudáveis bem como da educação ambiental, além de evidenciar a importância da criação de uma horta no decorrer do processo educacional dos estudantes da comunidade estudada. Em relação aos motivos pelos quais a horta fortaleceu a merenda escolar, os 100% dos entrevistados, afirmaram que a merenda escolar agregou mais sabor, nutrição e satisfação por estar consumindo um produto de qualidade, sem a presença de agroquímicos e outros produtos potencialmente danosos à saúde. Espera-se que este trabalho seja mais uma fonte de pesquisa para outros estudos acerca desta temática.