Navegando por Assunto "Healthy eating"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Hábitos de vida, sarcopenia e estado nutricional de idosos frequentadores de um centro de convivência de Belém-PA(2019) LEITE, Thaissa Carolina Pacheco; SOUZA, Walyson Santos de; http://lattes.cnpq.br/5596475281631583; https://orcid.org/0000-0002-8120-4720; GOMES, Réia Sílvia Lemos da Costa e Silva; http://lattes.cnpq.br/0443390753630960Introdução: O envelhecimento agrega modificações na composição corporal dos indivíduos e umas das mais marcantes é a perda progressiva de massa, força e função musculares, conhecida como sarcopenia, possivelmente, associada aos desajustes no estado nutricional dos mesmos. Objetivo: Verificar os hábitos de vida, a ocorrência de sarcopenia e o estado nutricional de pessoas idosas de um grupo de convivência comunitária na cidade de Belém-PA. Método: Estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 22 idosos assistidos pela Pastoral da Pessoa Idosa de uma paróquia do bairro do Guamá. No estudo foram usados a avaliação da massa muscular (MM) e desempenho físico para diagnóstico da sarcopenia: a MM foi avaliada pela circunferência de panturrilha (CP); a força de preensão palmar (FPP) foi quantificada com auxílio de um dinamômetro digital; o teste de velocidade habitual de marcha (VM) foi realizado em um espaço medido em 10 m; com emprego de três combinações distintas entre os métodos. Na avaliação do estado nutricional foi utilizado o índice de Massa Corporal (IMC). Resultados: Quanto ao diagnóstico nutricional, a amostra expressa no IMC 11 % em desnutrição, 57% em eutrofia e 32% com excesso de peso; os desnutridos apresentavam sarcopenia grave; os obesos, graus de sarcopenia. Conclusão: Tanto os idosos desnutridos quanto os obesos apresentaram sarcopenia. A orientação para a atividade física regular preserva a massa muscular, ativa e retarda o surgimento do processo de depleção. A adequação alimentar e nutricional, o acesso aos alimentos de qualidade e políticas públicas voltadas para a promoção da saúde devem estimular o público idoso a desenvolver atividades físicas, manter peso adequado e ter qualidade de vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância e os desafios da alimentação escolar: revisão de literatura(2022) SOUZA, Mayra Telles; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879; SILVA, Vânia Maria Barboza da; http://lattes.cnpq.br/4115754779052652; https://orcid.org/0000-0003-4490-8398Objetivo: Selecionar na literatura a importância e os desafios da alimentação para o desenvolvimento e potencialidade do indivíduo, relacionado ao crescimento e promoção da saúde. Método: Tratase de uma revisão da literatura, em que as bases de dados utilizadas foram SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e Pubmed, total de 25 artigos encontrados com os descritores “alimentação escolar”, 134 artigos encontrados com os descritores “saúdeescolar” e 29 artigos com os descritores “alimentação saudável”, total de 188 artigos selecionados. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão definidos, somaramse 15 artigos. O assunto tratado é essencial, por ressaltar que crianças e adolescentestenham acesso a uma alimentação de qualidade, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Como forma de analisar as intervenções e práticas aplicadas na educação alimentar e nutricional que abordam a alimentação escolar enquanto estratégia educativa na perspectiva que a merenda fornecida durante o período em que os alunos estão no ambiente daescola, seja de qualidade, refletindo positivamente nos hábitos alimentares e também na permanência desses alunos nesse ambiente, a fim de favorecer o pleno exercício de assimilaçãode conhecimento. Conclusão: A conclusão de estudos foi de que há diversas escolas que não oferecem alimentação adequada aos seus usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O tema alimentação em uma coleção de livro didático para os anos iniciais(2017-04-27) FRANCO, Elayde Betina de Araújo; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831O presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa e tem como objetivo analisar os conteúdos voltados para o tema alimentação presentes na colação do livro didático de ciências, nos volumes compreendidos entre o 2° e 5° ano, dos anos iniciais. A alimentação é um assunto que deve ser discutido e iniciado na infância, pois é nessa etapa da vida que adquirimos hábitos alimentares saudáveis, e assim, promover a saúde física e mental, prevenido de doenças crônicas não transmissíveis. A coleção apresenta discussões e atividades importantes para o desenvolvimento da temática alimentação. Porém, possui também alguns problemas relativos às atividades propostas.