Navegando por Assunto "Health promotion"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e uso de tecnologia leve para prevenção do câncer de boca(2020-10-01) SILVA, Amanda Thayse Silva e; LOPES, Adalberto Lírio de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8014583577212766; NASCIMENTO, Liliane Silva do; http://lattes.cnpq.br/1267238580647081; https://orcid.org/0000-0002-5943-6314O câncer de boca se apresenta como um prevalente problema de saúde pública com taxas de morbidade impactantes. A detecção precoce é uma das melhores estratégias para seu enfrentamento, assim a educação em saúde tem espaço de destaque no cuidado deste agravo. Nessa lógica, este estudo propôs a criação de tecnologia leve baseada nos princípios da educação popular em saúde que tem como finalidade a disseminação de conhecimentos prévios sobre a doença, contribuindo para a sua prevenção. A tecnologia leve desenvolvida foi em formato de banner de lona contendo uma linguagem didática e adaptada a educação popular, abordando a temática do autoexame de boca, os sinais e fatores de risco contendo imagens, garantindo a literacia em saúde para a população. O material apresentou bom desempenho de uso e se mostrou eficaz no diálogo, nas rodas de conversa e interação comunitária. Portanto, o uso da tecnologia leve tende a ser efetivo na literacia sobre a prevenção do câncer de boca para a população, podendo ser aplicada em condições adversas e nas comunidades da Amazônia que possibilita a interação do cirurgião-dentista com o público sobre a patologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologia educativa na formação de bons hábitos alimentares em escolas na cidade de Belém-Pa(2018) SILVA, Fernanda da Costa; NASCIMENTO, Letícia Gabrielle Souza do; REZENDE, Ana Lúcia da Silva; http://lattes.cnpq.br/4372941911573547; https://orcid.org/0000-0001-6296-1534; SILVA, Luisa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879Esta pesquisa buscou descrever a experiência de uma metodologia educativa aplicada na turma do 5º ano de uma escola pública e de outra privada, na cidade de Belém-PA. O estudo é do tipo transversal, fundamentado em uma intervenção educativa realizada em quatro etapas: 1) aplicação de teste individual sobre alimentação e hábitos saudáveis; 2) aula expositiva e dialogada acerca das categorias alimentares, grupos de alimentos, o ato de comer e os 10 passos para uma alimentação adequada e saudável, todos abordados no Guia Alimentar para a População Brasileira (2014); 3) execução de métodos de fixação (jogo de perguntas e respostas e construção do semáforo dos alimentos); 4) reaplicação do teste. Observouse que todos os alunos da escola privada tiveram melhor desempenho no segundo teste, enquanto que 34,8% dos alunos da escola pública apresentaram resultados insatisfatórios. As crianças se mostraram interessadas, foram participativas e capazes de manifestar uma visão crítica sobre seu hábito alimentar. Nas atividades de fixação, as turmas avaliadas responderam todas as questões corretamente, expressando que conseguiram absorver o conteúdo ministrado. Diante disso, conclui-se que esta metodologia mostrou ser uma estratégia alegre, criativa e menos cansativa de ensino em sala de aula, na qual o uso do lúdico favoreceu uma aprendizagem descomplicada em ambas as turmas.