Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Harry Potter"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Harry Potter da magia à ciência: uma sequência didática sobre a história da tabela periódica por meio de história em quadrinhos
    (2022-01-20) CONCEIÇÃO, Joseane Cunha da; SOUZA, José Pio Iúdice de; http://lattes.cnpq.br/1448978342555218
    A pesquisa em questão buscou desenvolver e avaliar uma sequência didática que envolvesse o conteúdo da tabela periódica, por uma perspectiva histórica, abordando o tema utilizando a narrativa de Harry Potter e a pedra filosofal como meio de contextualização e uma história em quadrinhos autoral como material didático, com a finalidade de avaliar o nível de motivação e envolvimento de alunos do 9° ano do ensino fundamental para o aprendizado em química. Para isso, foram planejadas 3 aulas sobre o tema, desenvolvidas e aplicadas em uma turma de escola pública, envolvendo cenas do filme, história em quadrinhos autoral e discussões sobre o processo histórico da construção da tabela periódica. Diante da construção de um material didático autoral, descreve-se o passo a passo para o desenvolvimento de uma história em quadrinhos para ser utilizada em sala de aula. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações de áudios, para extração de diálogos, perguntas instigantes da professora, questionamentos dos alunos, aplicação de questionários, com intuito de extrair opiniões a respeito da aplicação da sequência didática e a construção de uma história em quadrinhos feita pelos alunos com um tema escolhido pela professora, com intuito de observar a compreensão do aluno sobre o assunto abordado. Durante a análise das respostas dos alunos, tanto nos questionários, quanto nos diálogos, notou-se um entusiasmo e curiosidade pelo assunto. De modo geral, a pesquisa demonstrou resultados positivos a respeito dos métodos utilizados na sequência didática, isso implica que utilizar fatos históricos e abordá-los de uma forma atrativa por meio de filmes e histórias em quadrinhos, para mostrar o construto humano sobre a ciência, pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em química, despertando a curiosidade e provocando a motivação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA