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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência do nível competitivo na percepção da síndrome de burnout em atletas universitários de handebol(2018-12-18) SOUSA, Milene Caroline Araujo de; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868A síndrome de burnout no âmbito esportivo consiste em uma resposta psicofisiológica de esgotamento e está fundamentada em três dimensões: exaustão física e emocional (EFE); reduzido senso de realização esportiva (RSR); e desvalorização esportiva (DES). Suas principais consequências são a perda da motivação e o abandono da carreira esportiva. O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito do nível competitivo na percepção de burnout e suas dimensões em atletas universitários de handebol. Participaram do estudo 89 atletas (45 homens e 44 mulheres) pertencentes as três distintas divisões dos Jogos Universitários Brasileiros realizados em Goiânia (21 da primeira divisão, 29 da segunda divisão e 39 da terceira divisão), com média de idade de 21,76 ± 3,17 anos. Os atletas preencheram o Questionário de Burnout para Atletas (QBA) e uma ficha de dados demográficos. Para a análise dos dados foram empregados os testes de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, Kruskal-Wallis, e post hoc de Dunn no programa GraphPad Prism. O índice de significância adotado foi p<0,05. Os resultados apresentaram as seguintes medianas para as dimensões EFE, RSR e DES, respectivamente: primeira divisão (1,8; 2,0; 1,8), segunda divisão (1,4; 2,0; 1,8), terceira divisão (1,6; 2,4; 1,8). Não houve diferenças significativas entre os atletas da primeira, segunda e terceira divisão nas dimensões EFE e DES. Para a dimensão RSR não houve diferença significativa entre os atletas da primeira e segunda divisão. No entanto, os atletas que estão na terceira divisão apresentaram índices maiores dessa dimensão em relação aos seus pares da primeira e segunda divisões, bem como maior percepção de burnout total em relação aos atletas da segunda divisão. Portanto, ao comparar as dimensões do burnout entre os três grupos, percebemos que a variável nível competitivo, representada pela divisão disputada, interfere na percepção da dimensão reduzido senso de realização esportiva e no burnout total, resultando na baixa realização esportiva entre os atletas de handebol participantes da terceira (e última) divisão da principal competição universitária brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção de significados para a prática esportiva de alunos da equipe de handebol de 15 a 17 anos do colégio sucesso(2018-12-21) PORTILHO, Gilberto Otávio Neto de Souza; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315O fenômeno esportivo tem sido objeto de estudo de várias áreas de conhecimento, em especial pela educação Física pela forte entrada do fenômeno nas escolas. Este estudo, busca identificar, quais significados os alunos tem dado ao fenômeno no âmbito escolar. Sendo assim, buscaremos entender melhor o processo de produção de significados a partir do |Modelo teórico dos campos semânticos para então refletir de maneira consistente a questão problema deste trabalho: Qual a produção de significados para a prática esportiva de estudantes da equipe de handebol de 15 a 17 anos do colégio Sucesso? Enquanto objetivo geral, este estudo busca: Investigar qual a produção de significados para a prática esportiva de estudantes da equipe de handebol de 15 a 17 anos do Colégio sucesso. Tendo como objetivos específicos: 1) revisão bibliográfica sobre esporte e o Modelo teórico dos Campos Semânticos. 2) Identificar quais significados são produzidos para a prática esportiva dos estudantes da equipe de handebol de 15 a 17 anos do colégio Sucesso. 3) Analisar os significados encontrados a partir do Modelo Teórico dos campos Semânticos. Metodologicamente organizamos o trabalho em três capítulos, os dois primeiros de referencial teórico e o ultimo onde apresentamos e analisamos os dados para resolução da problemática. Aproximamo-nos teoricamente do fenômeno esportivo a partir do trabalho de Assis (2010), Bracht (2009) e Khunz (1994). Para o processo de produção de significados utilizamos principalmente as iéias de Lins (2012). Quanto a abordagem utilizamos uma perspectiva mista tanto qualitativa quanto quantitativa, sendo um estudo de caracterizado como pesquisa de campo e analisamos os resultados com o próprio Modelo teórico Lins, (2012). A partir da produção de significados para a prática esportiva dos alunos, apontamos que são dados que ideias como a formação de cidadão e mobilidade social são predominantes no imaginário dos estudantes da equipe. E que o rendimento na forma de conquistas e benefícios a saúde, assim como benefícios terapêuticos aparecem em menor proporção. Os significados dados a prática de certa forma se aproximam do objetivo do fenômeno esportivo na dimensão escolar, mas os significados são produzidos de uma matriz muito próxima o que pode levar confusão aos estudantes.