Navegando por Assunto "Habilidade cognitiva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estimulando habilidades cognitivas por meio do jogo Super Trunfo: uma experiência com estudantes do 2º ano do Ensino Médio a partir dos teóricos da Matemática(2023-06-29) SILVA, Felipe Batista Navarro da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente Trabalho de Curso, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das habilidades cognitivas dos estudantes, por meio do Super Trunfo como um jogo interativo e lúdico, que proporciona aos participantes, o exercício da concentração, do foco e do raciocínio lógico. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, tendo como colaboradores, estudantes de uma turma do 2o Ano do Ensino Médio de uma Escola Pública, do município de Marituba – Pará. As informações foram constituídas em dois momentos. Primeiramente, realizamos a experiência do Jogo Super Trunfo com os estudantes. Posteriormente, aplicamos um questionário com questões semiestruturadas para obter informações acerca das concepções dos estudantes após a experiência de jogar o Super Trunfo. O levantamento do material bibliográfico, permitiu identificar diferentes jogos matemáticos que podem ser usados no ensino da Matemática na Educação Básica. Os resultados apontam que cada um dos estudantes manifestou interesse em jogar e demonstraram satisfação em ter experenciado o Jogo Super Trunfo. Os estudantes, defendem que os professores de Matemática deveriam fazer uso dos jogos como ferramenta auxiliar no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos. Desta forma, podemos inferir que o uso dos jogos nas aulas, contribuem não só para aprimorar as habilidades cognitivas, a concentração, o raciocínio lógico dos estudantes, mas como também, para desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, ou seja, a linguagem, o pensamento, a memória, a capacidade de compreensão, necessárias ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no contexto da sala de aula.