Navegando por Assunto "Gradis e ornamentos de ferro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal(2018-12-04) FRAIHA, Suzete Montalvão; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867; COSTA, Luiz Tadeu da; http://lattes.cnpq.br/5300479682462031O presente trabalho tem como objeto de pesquisa os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt que durante a construção do prédio foram importados na grande maioria para compor o conjunto arquitetônico como elementos estruturais e ornamentais do edifício. Este estudo tem como objetivo compreender o fato museal que se estabelece na relação entre o patrimônio, o espaço e a comunidade estudantil, investigar qual o entendimento que a comunidade estudantil possui com relação ao bem patrimonial, sugerir estratégias de ações educativas por meio da educação museal, a partir da criação de um circuito museológico de conhecimento do objeto deste estudo para tornar-se conhecido e despertar sentimento de pertencimento e preservação do patrimônio. Durante as etapas desta pesquisa são apresentados os estudos históricos sobre o Colégio e os gradis de ferro e o estudo de público. Criou-se um roteiro de conhecimento dos pontos expositivos de cada bem cultural com descrição técnica do material e elaboração de um folder ilustrativo como subsidio para mediação. As ações educativas museológicas propostas neste estudo são os processos utilizados para o conhecimento e valorização do objeto cultural como potencial histórico e museológico.