Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Gold number"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Da natureza à bolsa de valores: identificando a sequência de Fibonacci presente no dia a dia
    (2022-02-23) MARTINS, Tatiara de Nazaré Costa; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    O presente trabalho destaca a sequência de Fibonacci e o número de ouro presentes em vários contextos do dia a dia e sua relevância nesses ambientes. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é apresentar a intrínseca presença dos números de Fibonacci na produção artística, na flora, fauna, no ambiente de publicidade e no mercado financeiro das bolsas de valores. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a sequência de Fibonacci, considerando sua definição, propriedades e aplicabilidade. Assim, constatou-se que a sequência de Fibonacci presente em elementos naturais ou nas criações humanas sempre apresenta harmonia visual e estética. Essa matemática se observa por meio de suas proporções numéricas e que essas proporções também podem ser utilizadas nas estimativas de naturezas caóticas e dinâmicas como a bolsa de valores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O número de ouro e suas belezas
    (2019-07-11) SOBRINHO JUNIOR, Jose Xavier; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568
    Este trabalho tem como objetivo fazer com que um maior número de estudantes da matemática conheça o número de ouro e mostrar o valor de ouro que ele possui, pois muitos ainda não o conhecem. Com esse objetivo é que este trabalho desenvolve-se, mostrando a importância deste número presente em várias vertentes do nosso dia a dia, contextualizando-o com registros atuais e identificando-o principalmente na natureza. E por que a terminologia “número de ouro”? Segundo informações contidas no site escolakids, “O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza”. Dizer qual número é considerado de ouro pode ser fácil, mas explicar como os matemáticos descobriram este número, é um dos objetivos específicos que responderemos no desenvolver deste trabalho. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam-no como base. O número de ouro é representado pela letra grega (phi) e seu valor corresponde a 1,61803399... Mas por que esse número é tão importante? Por que é tão usado em construções, obras de arte, sendo o referencial da beleza? Porque ele representa a perfeição e a beleza da natureza, ele está presente em quase todos os lugares, na natureza, em objetos e construções que consideramos as mais belas. Através da sequência numérica descoberta por Fibonacci, e posteriormente a criação da Espiral de Fibonacci, descrita neste trabalho, entendemos que o número de ouro é sinônimo de perfeição e beleza, por justamente estar presente na maioria da criação Divina.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II
    (2022-08-20) NAZARÉ, Wenderson Araújo de; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557
    O Foco deste trabalho foi elaborar uma revisão bibliográfica sobre o número de ouro e a sequência de Fibonacci com objetivo de contribuir como base de estudo para alunos do ensino fundamental II para afins de conhecimento, aprendizagem e na busca de integralizar ainda mais o conceito sobre geometria, álgebra, números irracionais, proporções, aritmética e razão. Analisando o tema sobre o assunto, obteve se uma pesquisa qualitativa através do google acadêmico com cerca de 15.000 pesquisas relacionadas ao número de ouro e 2.470 sobre a sequência de Fibonacci entre o período de 2011 – 2022 pelo qual foram filtradas vinte e uma obras para a construção deste trabalho, sendo que, dois deles está diretamente relacionado com o ensino nas escolas, como a BNCC e o PCN. Além disso, a análise foi feita de forma descritiva, permitindo reduzir de forma significativa o material que foram catalogadas como de acervos públicos, livros, Monografias, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, revistas eletrônica, repositórios acadêmicos e sites. Para realizá-la, foram abordados temas do cotidiano do aluno para que possa visualizar, identificar e resolver problemas relacionado com o assunto de forma crítica e construtiva, aprimorando sua capacidade de raciocinar e solucionar conteúdos de matemática, partindo de sua origem, seguido com o seu desenvolvimento matemático, geométrico até a constatação de suas aplicações em diversas áreas da natureza, além de sugestões de atividades baseado neste artigo. É importante ressaltar que esse estudo é essencial em sala de aula, pois desperta o interesse do aluno sobre a importância da matemática em nosso dia a dia. Os resultados sugerem que através desta temática, figuras, tabelas e gráficos mostraram que o número de ouro encontra se em obras de arte como a Mona lisa, na arquitetura como na pirâmide de Gizé, na Biologia como nas dimensões do corpo humano e até mesmo na religião como no cronograma de Cristo. Com isso, conclui-se que o estudo sobre o número de ouro traz possibilidades para que o aluno aprenda ainda mais sobre conceitos de Matemática, além de ser interessante que faz com o que se torne motivador, tornando o aprendizado bem mais didático e proveitoso.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA