Navegando por Assunto "Gluten-free"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da rotulagem nutricional de biscoitos sem glúten(2021) ABREU, Alan Kardec da Silveira; BEZERRA, Carolina Vieira; http://lattes.cnpq.br/4220877664593885; https://orcid.org/0000-0002-0243-8941; https://orcid.org/0000-0003-3374-5597Objetivo: Analisar as informações nutricionais contidas em rótulos de biscoitos sem glúten. Método: O levantamento foi realizado durante o mês de janeiro de 2019 em estabelecimentos especializados da cidade de Belém, assim como na internet. Foram registradas informações de calorias, carboidrato, proteína, gordura (total, saturada e trans), fibra e sódio de 142 produtos sem glúten, organizados em 12 categorias: polvilho; sequilho doce; wafer; cracker; doce; recheado; cookie; cookie integral; rosquinha; grissini; salgado e arroz. Aos dados foi aplicada a estatística descritiva (média, desvio e coeficiente de variação). Resultados: Observaramse grandes variações dos conteúdos dos macronutrientes entre e dentro das categorias, as variações encontradas foram de 43,3g/100g a 94g/100g para os carboidratos; 0g/100g a 16,4g/100g para as proteínas; 0g/100g a 18,3g/100g para gordura saturada; 0mg/100g a 1410mg/100g para sódio e 0g/100g a 16g/100g para fibra. Conclusão: Apesar de os produtos estarem em uma mesma categoria, podem ser encontrados valores bem distintos de nutrientes, sendo essencial, para uma adequada escolha do produto diante das necessidades individuais, a leitura da informação nutricional. Adicionalmente, nas categorias “cracker” e “polvilho” o teor de sódio necessita ser reavaliado, com metas de reduções.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios da adesão à dieta sem glúten(2022) OLIVEIRA, Dafne Cristine Lima de; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879; SILVA, Vânia Maria Barboza da; http://lattes.cnpq.br/4115754779052652; https://orcid.org/0000-0003-4490-8398A dieta sem glúten é uma estratégia bastante utilizada como tratamento de diversas doenças. No entanto, é uma dieta muito restritiva, o que torna a sua adesão desafiadora. Assim, é comum a baixa adesão até mesmo entre pacientes celíacos, cuja única forma de tratamento é seguir essa dieta, e fatores diversos são apontados como causa para esse comportamento. Portanto, este estudo tem o objetivo de discorrer sobre os diversos fatores que podem prejudicar a adesão à dieta livre de glúten. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no período de junho a dezembro de 2021, com referências dos últimos 5 anos, das bases de dados Scielo, Pubmed, Science.gov, Scopus e Google acadêmico. Este trabalho se apresenta em forma de artigo científico, realizado segundo as normas da revista onde ele foi publicado: Research, Society and Development. De acordo com a bibliografia consultada, os desafios da adesão à dieta sem glúten têm origens diversas e muitas vezes difícil solução. Questões como conhecimento do consumidor a respeito do que envolve a dieta sem glúten e a respeito dos rótulos dos alimentos mostramse importantes para a adesão, assim como a adequação de rótulos e o conhecimento por parte dos manipuladores de alimentos. Além disso, os produtos sem glúten foram bastante abordados nos artigos por questões como custo elevado, baixa disponibilidade e acessibilidade, além dos riscos de contaminação cruzada e características sensoriais nem sempre agradáveis. Por fim, devese destacar ainda que diversas questões sociais e individuais como, idade, sexo, educação e saúde mental estão envolvidas na adesão à dieta sem glúten. Diante disso, fica evidente que os fatores que interferem na adesão são diversos, e ressaltase a necessidade de atendimento individualizado e detalhado como principal meio de monitoramento da adesão à dieta, para que se apliquem intervenções assertivas. Ademais, novos estudos devem focar em intervenções, e, assim, melhorar a autonomia de pessoas que devem seguir a dieta sem glúten, minimizar o impacto de situações sociais e ainda melhorar produtos e estabelecimentos.