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Navegando por Assunto "Gluten­-free services"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Glúten info: desenvolvimento de ferramenta móvel de busca por serviços sem glúten em Belém
    (2019) SANTOS, Giovana Sousa dos; BEZERRA, Carolina Vieira; http://lattes.cnpq.br/4220877664593885; https://orcid.org/0000-0003-3374-5597
    Introdução: Um dos enfrentamentos diários dos celíacos é encontrar estabelecimentos (serviços e produtos) que atendam às suas necessidades alimentares (produtos e preparações sem glúten). O mapeamento dos estabelecimentos gluten free pode evitar as transgressões alimentares, melhorar o convívio social proporcionando, desta forma uma melhor qualidade de vida Objetivo: Desenvolver e validar um aplicativo contendo informações sobre estabelecimentos e serviços sem glúten na região metropolitana de Belém-­PA. Metodologia: Tratou­-se de um estudo do tipo metodológico, baseado no desenvolvimento de um aplicativo móvel. O desenvolvimento da ferramenta ocorreu em quatro etapas incluindo análise, desenvolvimento e design, elaboração de modelo de baixa qualidade com validação e elaboração de modelo de alta qualidade com implementação. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética da Universidade Federal do Pará sob nº CAAE 03187418.0.0000.0018 e contou com 40 participantes. Resultados: O aplicativo ficou dividido em seis seções, Onde comer, Onde comprar, Onde se hospedar, Cursos e Eventos, Redes de celíacos e Contato. Na seção Onde comer, foram incluídos 7 estabelecimentos, sendo consideradas informações como nome e caracterização dos serviços prestados, endereços físicos, redes sociais e horário de funcionamento desses estabelecimentos. A mesmas informações foram consideradas para a seção Onde comprar (com 11 estabelecimentos) e Onde se hospedar (sem estabelecimentos encontrados). Na seção Cursos e Eventos, foram considerados data do evento, local, endereço físico, site do evento e e­-mail da organização. Na página Redes de Celíacos foram listadas as principais redes e associações celíacas do país, sendo encontradas 10 associações. Para esta seção, foram consideradas a área de atuação, redes sociais e informações para contato. Na seção Contato, foram disponibilizadas formas de comunicação para possíveis reclamações e sugestões dos usuários. Quando aplicado formulário on-­line, 93% dos celíacos entrevistados afirmaram muito interesse na proposta do aplicativo. Quanto a avaliação do grau de satisfação dos usuários no quesito layout, 73% responderam muito satisfeitos. Em relação às informações prestadas no app, 75% afirmaram muito satisfeitos com conteúdo disponibilizado. Conclusão: O aplicativo piloto desenvolvido foi bem aceito e avaliado pelo público alvo, podendo ser considerada uma ferramenta importante para facilitar o cotidiano de pessoas que apresentam desordens relacionadas ao glúten.
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