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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A (re)construção do projeto político-pedagógico na perspectiva da educação integral: experiências no ensino fundamental de escola municipal de Bragança (PA)
    (2025-10-06) REIS, Raylene Mayara Reis dos; CORRÊA , Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061; https://orcid.org/0000-0002-3503-963X
    Este trabalho de conclusão de curso investigou o processo de (re) construção colaborativa do PPP na perspectiva da Educação Integral, no contexto do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) em uma escola pública do município de Bragança (PA). A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, com base em análise documental e aplicação de questionários semiestruturados à gestora escolar e à coordenadora pedagógica da instituição. A estrutura analítica foi organizada a partir de marcos teóricos propostos que são os Marcos Referencial, Diagnóstico e Programático. O Marco Referencial evidenciou a identidade institucional da escola, seus valores e princípios formativos. O Marco Diagnóstico permitiu compreender a realidade social, econômica e educacional da comunidade escolar, reconhecendo desafios e potencialidades que influenciam o processo de ensino e aprendizagem. O Marco Programático analisou as ações planejadas, metas definidas e estratégias de implementação da Educação Integral no PPP, destacando a importância da participação coletiva, da escuta ativa e da corresponsabilidade entre os atores sociais escolares. Os resultados apontam que a efetivação do PPP como instrumento político e pedagógico depende da valorização dos saberes locais, do compromisso com a inclusão e da construção de uma cultura democrática na escola. Conclui-se que o PPP, quando construído de forma coletiva e alinhado à realidade concreta da comunidade, pode atuar como um articulador de práticas educativas emancipadoras.
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