Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Gender relations"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gênero e formação docente: o curso de licenciatura em pedagogia e a formação do/a pedagogo/a para trabalhar as relações de gênero na escola
    (2021-06-07) PUREZA, Valéria Amaral; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377
    A luta das mulheres pelo reconhecimento de seus direitos e pela supressão das desigualdades de tratamento entre os gêneros, é longa e cada vez mais fortalecida pelo coletivo de mulheres que não aceitam mais ser tratadas como um segundo sexo. No contexto desse debate, o presente artigo tem como finalidade apresentar o resultado de um estudo realizado sobre a formação docente para trabalhar as relações de gênero na escola. Numa visão geral, objetivou analisar o Projeto Pedagógico do Curso – PPC, de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação do Campus Universitário do Marajó-Breves e as contribuições que os componentes curriculares desse curso, trazem para a formação de professores/as que tenham como habilidades a produção de práticas pedagógicas e o debate sobre as relações de gênero na escola. De forma específica, buscou identificar que componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Pedagogia trazem contribuições para que os futuros professores/as tenham formação para debater e trabalhar as relações de gênero na escola. A base teórica e metodológica firmou-se na abordagem de pesquisa qualitativa (KAUARK; MANHÃES; MEDEIROS, 2010). Assumiu a forma de pesquisa bibliográfica e Pesquisa Documental (TOZONI- REIS, 2009), por ter importância fundamental às análises dos conteúdos do documento. A coleta de dados deu por meio do PPC, ano 2011. Como base teórica fundamentou-se em Connel (2015), Foucault (1988, 2009), Gomes (2007) e Louro (1997, 2003, 2010). Os resultados indicaram que no PPC, há orientações para o desenvolvimento de competências, habilidades e sete componentes curriculares que apontam de forma direta, por meio das ementas e bibliografias, contribuições à formação acadêmica do/a pedagogo/a para o desenvolvimento de habilidades e competências para a produção de práticas pedagógicas que discutam as relações de gênero na escola. Considerou que o processo de formação, dependem do currículo obrigatório do curso, mas também, dos/as professores que os lecionam, das teorias do conhecimento que embasam as práticas pedagógicas desses agentes, da postura diante da realidade social e da maneira como medeia o conhecimento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Representações das relações de gênero nas práticas do sistema judiciário: o caso das ações cíveis de alimentos em Bragança-PA (1969-2013)
    (2021-02-19) ALVES, Alessandra Brito; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443
    Esta pesquisa tem por finalidade analisar como o sistema judiciário em Bragança-PA representa os lugares de homens e mulheres em suas práticas jurídicas nas Ações Cíveis de Alimentos que foram movidas em Bragança-PA com a Lei 5.478/68, do ano de 1969 ao ano de 2013. O desenrolar das Ações de Alimentos e seus resultados jurídicos sustentam o objetivo deste trabalho, bem como a análise dos critérios utilizados pelo sistema judiciário bragantino para estipular os valores dos alimentos em benefícios de menores e de mulheres, e quais as justificativas utilizadas pelos pais e ex-cônjuge para o não pagamento desses alimentos. Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com análise de documentos judiciais, apoiada pelos referenciais teóricos que dão conta de que a justiça, através de seus agentes, propaga a ideologia dominante, reforçando as assimetrias e hierarquias de gênero.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA