Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Gender and Sexuality"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relações de gênero e sexualidade na escola Maria Antonieta de Paiva: práticas pedagógicas das/os professoras/es da educação infantil
    (2019-12-19) SOUZA, Alycelene Ferreira de; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
    O presente trabalho trata das Relações de gênero e sexualidade na escola Maria Antonieta de Paiva, no sentido de pesquisar as práticas pedagógicas das/os professoras/es de uma turma de educação infantil no município de Acará. Está pesquisa tem como objetivos analisar as práticas dos/a professores/as na modalidade de ensino da Educação Infantil e verificar se o documento Projeto Político Pedagógico aborda a temática relações de gênero e sexualidade em seus escritos. A pesquisa traz os seguintes questionamentos: Como as professoras da turma da educação infantil trabalham as relações de gênero e sexualidade em sala de aula? Como estar estruturado o Projeto Político Pedagógico sobre está temática? Trata-se de um estudo a partir da abordagem pós-crítica, cujo enfoque é de ressaltar a importância de incluir os estudos culturais, sociais e históricos das questões de gênero e sexualidade no contexto escolar. O tipo de pesquisa selecionada para este trabalho é análise do discurso, por meio de observações em sala de aula e também no ambiente escolar relacionadas com entrevista a partir das falas das professoras. Para auxiliar nesta pesquisa, fez-se necessário também recolher informações por meio da utilização de entrevista semiestruturada. Como cunho teórico para reforçar esta pesquisa destaco os/a principais autores/as como Felipe (2006), Foucault (1969,1990,1992), Louro (1997), Paraíso (2004) Pereira (2015), Scott (1995) e entre outros/a que influenciaram nessas diversidades culturais de gênero e sexualidade dentro de uma perspectiva pós-crítica. A pesquisa retrata os processos culturais, sociais e históricos dos conceitos de construções de relações de gênero, sexualidade, infância e educação infantil na sociedade brasileira juntamente com a ação docente entre alunos/a e professores/a. Como resultados a carca das da observações e entrevistas, nota-se ainda que as práticas pedagógicas não são amplamente articulas perante as crianças em ênfase as construções das relações de gênero e sexualidade em sala de aula.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA