Navegando por Assunto "Gamification in Education"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A systematic literature review on gamification: attractive methodologies for English language teaching(2025-03-27) SOUZA, Breno Gabriel Dos Passos; TIMMERMANN , Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265XEste estudo tem como objetivo investigar a gamificação como ferramenta para promover ensino e aprendizagem significativos em aulas de Língua Inglesa. Adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa de natureza descritiva com o foco em impactos positivos e limitações ao ensinar por meio da gamificação. Para isso, foi feita uma pesquisa de revisão de literatura com fundamentação nos principais autores: Elias e Catia (2023); Santos (2023); Govender e Moreno (2021); Melo e Ramos et.al 2021) entre outros pesquisadores que atuam na área. Foram selecionados 8 textos, através da base de dados Periódicos da Capes. Os resultados mostraram alguns pontos negativos como falta de suporte técnico, restrições quanto à infraestrutura, porém a gamificação demonstrou ser um recurso eficaz quando a motivação e engajamento dos alunos em sala, capaz de potencializar o aprendizado se, aplicada de forma cautelosa e bem planejada.