Navegando por Assunto "Gametogênese"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Descrição morfológica da gametogênese de Heros severus Heckell, 1840 (Cichasssoma severum)(2023-11-30) PAIVA, Allex Sousa; FERREIRA, Maria Auxiliadora Pantoja; http://lattes.cnpq.br/1832728101486131O acará severo Heros severus é um peixe ornamental da família dos ciclídeos, nativo da região amazônica, com grande importância comercial. No entanto, estudo sobre sua gametogênese que podem subsidiar o manejo no cultivo, ainda é escasso na literatura. Sabe-se que a oogênese e espermatogênese abrange processos complexos que incluem a multiplicação, diferenciação, crescimento e liberação dos gametas. O objetivo deste trabalho foi descrever a morfologia celular durante a oogênese e espermatogênese de H. severus. Para isso, vinte espécimes de H. severus provenientes de cultivo foram submetidos a biometria; em seguida foram eutanasiados para ser realizada uma incisão mediana ventral e retirada das gônadas, as quais foram fixadas em solução de Bouin por 24 horas e submetidas ao processo histológico para inclusão em parafina. As gônadas de H. severus estavam localizados na região dorsal, sendo órgãos pares alongados, simétricos e vascularizados, formando um ducto direcionado ao poro urogenital. Nas fêmeas foram observados oogônias e oócitos tipos I, II, III e IV cuja característica foi baseada na presença e distribuição do vitelo, organização do complexo pós ovulatório e oócitos em atresia. Para essa descrição foram considerados os estágios em maturação, maduro e desovado. Para os machos, as espermatogônias foram as maiores células germinativas, classificadas em tipo A e tipo B; os espermatócitos se apresentaram em diferentes fases de divisão meiótica e as espermátides foram observadas em ninhos e no lúmen do túbulo. A análise morfológica dos espermatozoides mostrou uma cabeça esférica, três pares de mitocôndrias e uma cauda ou flagelo de aspecto alongado. Esses resultados asseguram o conhecimento da morfologia gonadal durante o processo de gametogênese e subsidiam dados para biologia reprodutiva e para aplicação de futuros estudos na reprodução induzida e criopreservação de sêmen de H. severus, que garantem a manutenção da espécie no ecossistema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experienciando a prática docente em Biologia por intermédio do estágio supervisionado: experiências e reflexões sobre a regência na educação básica(2025-04-02) SANTOS, Camila Cristina Pereira; MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques; http://lattes.cnpq.br/0856668039889754; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916Este estudo tem como objetivo apresentar e refletir sobre a experiência vivenciada no âmbito do estágio supervisionado no ensino médio para então compreender como se deu a participação, planejamento e a regência durante o processo. A escola provedora da nossa experiência durante o estágio foi a E.E.E.F.M Luiz Paulino Mártires, localizada no município de Bragança-PA, durante o período de agosto a novembro de 2024. Apresentaremos e discutiremos a abordagem do conteúdo Gametogênese desde a ideia inicial até a experiência de regência durante o estágio supervisionado na educação básica. Essa pesquisa abre a possibilidade de refletirmos e pensarmos os estágios supervisionados como espaço importante para produção de conhecimento e para que o licenciando vivencie a realidade da profissão, desenvolva e mobilize saberes que estão associados à prática pedagógica, levando o que aprendeu na universidade para a realidade da sala de aula. Finalizamos esta experiência compreendendo ainda mais a importância da inserção de nós, futuros professores, no ambiente escolar, onde tudo vai sendo construído aos poucos e cada vez que preparamos uma aula podemos refletir, descobrir e aprender algo novo.