Navegando por Assunto "Fotografia"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acervo Fotográfico do Museu da Universidade Federal do Pará – MUFPA: análise dos métodos de preservação(2019) DIAS JUNIOR, Carlos Daniel do Amaral; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547Análise dos métodos de preservação aplicados no museu da Universidade Federal do Pará – MUFPA, focando no acervo de fotografias relacionados a Universidade Federal do Pará –UFPA - festas, aniversários, imagens de reitores e do espaço interno do museu - identificando como esses métodos foram aplicados no acervo. A pesquisa foi realizada mediante estudo de caso, de caráter, bibliográfico e qualitativo, no qual foi realizado visitas de campo ao acervo do MUFPA para se obter informações sobre o mesmo. A pesquisa identificou que, apesar de práticas eficientes localizadas, o acervo precisa de ajustes para aprimorar suas estratégias de preservação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa de representação arquivística: acervo Romanov e de Prokudin-Gorskii(2023-06-20) FERREIRA, Yasmin Yura da Silva; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547A presente pesquisa analisou a relação das normas arquivísticas em repositórios digitais custodiados na Biblioteca do Congresso norte-americano, no acervo “Prokudin-Gorskii Collection” e da Universidade de Yale no acervo “Romanov Collection”, ambos álbuns fotográficos relacionados a Rússia czarista entre os anos de 1890 e 1915, respectivamente ligados ao fotógrafo russo Prokudin-Gorskii e ao Czar Nicolau II. A pesquisa inicialmente discutiu aspectos ligados à representação/descrição e sua utilização nos suportes fotográficos. Posteriormente, a partir da análise de uma fotografia retirada de cada coleção, foram relacionados os elementos de descrição da Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística– ISAD(G) com os dos repositórios selecionados, identificando o contexto e a estrutura de representação. Assim, verificou-se que os repositórios expressam similaridades significativas em relação a ISAD(G), mesmo que sua representação/descrição não foi elaborada com a utilização da norma, logo, “Prokudin-Gorskii Collection” apresentando maiores aproximações com a ISAD(G), com 6 áreas e 14 elementos inter-relacionados com seu teor de detalhamento. A pesquisa identificou também a possibilidade de aproveitamento dos dados levantados em repositórios nacionais ligados à descrição fotográfica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Descrição arquivística em ambiente digital: proposta para aplicação do software ICA-AToM na coleção fotográfica em chapas de vidro do Museu Paraense Emílio Goeldi(2017-03-30) NOBRE, Amanda Serrão; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162Busca-se apresentar uma proposta de descrição arquivística em ambiente digital por meio da plataforma ICA-AtoM na coleção fotográfica em chapas de vidro do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) compreendendo e estudando o acervo. Tendo como objetivo geral registrar e analisar os efeitos do uso do ICA-AToM para a organização e acesso do acervo fotográfico do MPEG. Fazse um levantamento bibliográfico com base em teses, artigos e monografias referentes à área de Arquivologia, fotografia e do estudo de aplicação do ICAAtoM a fim de contextualizar a fotografia quanto uma técnica, testemunho e documento de arquivo, seguido dos procedimentos a serem adotados para a descrição nesta pesquisa e suas inserções em ambiente digital. Enquanto procedimentos metodológicos adota-se a análise documental do objeto de pesquisa das fotografias, com questionários e material interno do MPEG (histórico e estrutura da Instituição) no Arquivo Guilherme de La Penha. A fim de responder por meio de um estudo de caso, como é e como se dá o tratamento de fotografias em ambiente de arquivo e seu acesso e difusão em ambiente digital.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Formação do ]Arquivo[ da Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará e a fotografia de Paula Sampaio como um fator de diálogo permanente entre os acervos(2019) BARBOSA, Maria Christina Monteiro; SANTOS, Ana Lúcia Prado Reis dos; http://lattes.cnpq.br/4255929869177172A Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará, concebida e organizada pelo professor e pesquisador Orlando Maneschy reúne obras nas seções Artes Visuais e Moda, e constitui se em uma imersão na região Amazônica que vai além de um conjunto de objetos de arte, e que permite observar um projeto comprometido com a realidade local que precisa ser divulgado de maneira que a sociedade se torne partícipe dos acontecimentos. O ]Arquivo[ que ora se conforma em torno desse acervo, estabelece, por meio de livros, arquivos digitais, jornais e demais impressos, além de material audiovisual, um diálogo com as obras depositadas na coleção, em função do rico material que possui, grande parte fruto de pesquisas, acadêmicas ou não, criando e dando a ver trajetos subjetivos da coleção, como o trabalho produzido pela fotógrafa Paula Sampaio, que há mais de 20 anos registra a Amazônia, e é uma referência nacional na documentação fotográfica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fotografia como fonte de informação histórica: o tratamento da fotografia no acervo fotográfico do Museu da Universidade Federal do Pará(2019) CAMPOS NETA, Regina Purificação Oliveira; CONDURÚ, Marise TelesA imagem fotográfica contém inúmeras particularidades, podendo a fotografia ser considerada como documento com valor histórico, em razão dos elementos próprios que a imagem transmite. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral analisar a forma e procedimentos utilizados para o tratamento da fotografia no Museu da Universidade Federal do Pará e como objetivos específicos: a) refletir sobre a função histórica e documental das imagens fotográficas como fontes de informação, analisado as formas de armazenamento, conservação e preservação de imagens fotográficas; b) identificar as formas de armazenamento, conservação e preservação da informação por meio das imagens fotográficas no MUFPA; c) mostrar as formas de disseminação do acervo fotográfico do MUFPA. Para isso, foi realizado um estudo descritivo, exploratório e bibliográfico sobre a fotografia, a fim de responder as questões do uso da imagem fotográfica como fonte de informação, histórica e documental, bem como um estudo de caso, no qual foram feitos estudos, coleta de dados, entrevista e observação no acervo fotográfico do MUFPA, para conhecer como se faz a organização, conservação e preservação das fotografias no Museu. A entrevista foi realizada com o responsável pelas fotografias que compõem o acervo fotográfico do Museu, além da análise e observação dos processos em que as imagens são submetidas. Como resultado, constatou-se que a fotografia como fonte de informação histórica passa a se tornar uma ferramenta que auxilia a produção de conhecimento e deve ser tratada de forma adequada para a sua conservação. Por fim, conclui-se que as fotografias no MUFPA são consideradas pela sua função histórica e documental como fonte de informação, sendo para tanto conservadas e preservadas para esse fim. Contudo, percebeu-se que se deve promover mais a disseminação dessas fotografias