Navegando por Assunto "Formative dimension"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As vivências no Programa Residência Pedagógica de Química: uma análise dos relatórios dos residentes no âmbito dos estágios supervisionados(2020-02-17) PINTO, Bianca Correa; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este trabalho apresenta uma análise realizada sobre os episódios vivenciados no percurso do Estágio Supervisionado ocorrido concomitantemente com o Programa Residência Pedagógica do Ministério da Educação. A presente pesquisa, foi desenvolvida de acordo com a perspectiva teórico-metodológica sob os pressupostos conceituais de Freire (1996) que caracterizam uma perspectiva multidimensional voltadas ao perfil da prática docente. Para a análise das informações obtidas, criou-se três dimensões pré-determinadas, visando estabelecer categorias que pudessem organizar as informações coletadas, descritas por meio das experiências vivenciadas expressas nos relatórios produzidos pelos residentes de Química. Nesta direção, elas foram agrupadas em similaridade e maior número de citações e as mais presentes nos relatos atendendo as seguintes dimensões formativas: Planejamento e execução em sala de aula, aspectos afetivos e relações interpessoais e reflexões sobre a constituição profissional a partir das experiências do estágio. Os resultados obtidos, expressam que os sujeitos partilham de significados semelhantes sobre as vivências marcantes mediante a realidade enfrentada no espaço escolar. Nesse sentido, o Programa de ensino em questão, permitiu aos graduandos do curso de Licenciatura em Química a oportunidade de vincular a teoria à prática aproximando o Estágio Supervisionado junto as ações desenvolvidas na escola-campo, favorecendo ao futuro docente o poder de aperfeiçoamento no processo formativo profissional.