Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Formative dimension"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As vivências no Programa Residência Pedagógica de Química: uma análise dos relatórios dos residentes no âmbito dos estágios supervisionados
    (2020-02-17) PINTO, Bianca Correa; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    Este trabalho apresenta uma análise realizada sobre os episódios vivenciados no percurso do Estágio Supervisionado ocorrido concomitantemente com o Programa Residência Pedagógica do Ministério da Educação. A presente pesquisa, foi desenvolvida de acordo com a perspectiva teórico-metodológica sob os pressupostos conceituais de Freire (1996) que caracterizam uma perspectiva multidimensional voltadas ao perfil da prática docente. Para a análise das informações obtidas, criou-se três dimensões pré-determinadas, visando estabelecer categorias que pudessem organizar as informações coletadas, descritas por meio das experiências vivenciadas expressas nos relatórios produzidos pelos residentes de Química. Nesta direção, elas foram agrupadas em similaridade e maior número de citações e as mais presentes nos relatos atendendo as seguintes dimensões formativas: Planejamento e execução em sala de aula, aspectos afetivos e relações interpessoais e reflexões sobre a constituição profissional a partir das experiências do estágio. Os resultados obtidos, expressam que os sujeitos partilham de significados semelhantes sobre as vivências marcantes mediante a realidade enfrentada no espaço escolar. Nesse sentido, o Programa de ensino em questão, permitiu aos graduandos do curso de Licenciatura em Química a oportunidade de vincular a teoria à prática aproximando o Estágio Supervisionado junto as ações desenvolvidas na escola-campo, favorecendo ao futuro docente o poder de aperfeiçoamento no processo formativo profissional.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA