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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Acari, tucupi, pimenta e farinha de mandioca: identidade e pertencimento no município de Almeirim – Pará (2012- 2021)
    (2023-11-21) LIMA, Valdina da Silva; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274
    Este trabalho apresenta a importância do acari e da farinha de mandioca para formação cultural e identitária do Almeirinense, que através do hábito de comer o acari com tucupi, pimenta e farinha de mandioca externam orgulho, identidade e pertencimento dos moradores do município de Almeirim/PA. Que através da valorização da memória a um resgate da identidade cultural e social. Para melhor compreensão do objeto estudado e sua relevância apreendeu-se da história da alimentação, antropologia e a pesquisa de campo, que ajudaram analisar a importância desses dois signos o acari e a farinha de mandioca não somente como formador cultural, mas também como fonte de sobrevivência para muitos que vivem da pesca e venda desses dos alimentos. A metodologia favoreceu a história da alimentação e a antropologia para uma maior compreensão desses costumes alimentares, no município no período de 2012 a 2021. Diante das evidências e diálogos com os entrevistados foi possível perceber o quanto o acari e a farinha de mandioca representam orgulho, identidade e pertencimento dos moradores de Almeirim.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Livros Didáticos e ensino de História: uma análise sobre a cultura alimentar da corte portuguesa no 8° ano
    (2023-06-12) SANTOS, Larissa Paiva Ancelmo dos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274
    Este artigo busca analisar, a partir de seis livros didáticos de História, aprovados pelo PNLD, entre 2011 e 2022, representações sobre a Corte Portuguesa e seus desdobramentos culturais no Rio de Janeiro após sua chegada. Pretende-se ainda encontrar menções à hábitos alimentares que abordem as relações de mudanças ocorridas no período de 1808 a 1821, visto que essa temática sobre as influências da família real no Brasil é apresentada nos livros por meio de informações redundantes que não abrangem outras categorias historiográficas no Ensino de História.
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