Navegando por Assunto "Following teaching"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Escritores de uma terra sem face: o ensino e produção de poesia sobre o município de Abaetetuba(2018-12-21) FREITAS, Camilla Dias de; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244Este estudo resultou de um projeto de intervenção intitulado “ESCRITORES DE UMA TERRA SEM FACE: o ensino e produção de poesias sobre o município de Abaetetuba”, que teve como principal objetivo organizar uma sequência didática para o ensino do gênero lírico e através disso publicar um livreto de poesias de versos livres escritas pelos alunos do ensino médio em que estes deveriam fazer uso de objetos, pessoas, lugares, eventos, alimentos e outras situações pertencentes à cultura de Abaetetuba, proporcionando a face lírica ao município conforme seus conhecimentos prévios e os adquiridos após a intervenção e ainda fazendo desta composição uma forma de exercerem seus papeis como cidadãos demonstrando qual a face que o município apresenta para estes alunos. Foi realizado um levantamento de informações e a aplicação da sequência didática em uma escola pública estadual de Abaetetuba: Escola Bernardino Pereira de Barros, que teve como sujeitos da intervenção os alunos da 2ª etapa “B” da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O conhecimento sobre o gênero lírico foi à luz dos estudos de Luciano Marcos Dias Cavalcanti (2014). Todavia, a relevância do trabalho justifica-se através das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do ensino médio (2000) e das Orientações curriculares para o ensino médio (2006). Ademais, a sequência didática é apreciada segundo Joaquim Dolz e Bernand Schneuwly (2004) e Alda Beraldo (1989 e 1990). Compreende-se que a composição lírica é de máxima relevância nas aulas de Língua Portuguesa para a construção do sujeito como meio de educação da sensibilidade, que é a busca por atingir um conhecimento tão grandioso e importante quanto o científico, ou seja, a humanização do homem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual(2018) OLIVEIRA, Roseli de; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente artigo intitulado “O Gênero Conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual” teve como objetivo geral desenvolver, no aluno, habilidade de leitura e produção textual do gênero conto. Para alcançar esse objetivo, foi necessário compreender as características e a estrutura do gênero conto; desenvolver a compreensão e a interpretação do conto „O primeiro beijo‟, de Clarice Lispector, e desenvolver a produção escrita a partir do estudo do gênero conto. O trabalho tem como referencial teórico-metodológico Moisés (2000), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Antunes (2003), Bakhtin (2003), Solé (1998) e Dolz, Schneuwly, Noverraz (2004). O trabalho foi desenvolvido por meio de uma sequência didática com18 aulas voltadas para a leitura e a produção do gênero conto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O gênero fábula nas aulas de língua portuguesa no desenvolvimento das competências leitoras do 7º ano da escola Tenente Turiano Silva – Titular(2019-02-27) SILVA, Sueli dos Santos; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621O presente trabalho visa apresentar uma sequência didática que tem como objeto de estudo o gênero textual fábula pela sua disseminação na sociedade em que vivemos para desenvolver a competência leitora em alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Turiano Silva – Titular. O objetivo geral dessa proposta metodológica é estimular o hábito da leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências interpretativas, por entender a importância da leitura para a formação destes, e os objetivos específicos são: identificar o gênero fábula e suas peculiaridades; desenvolver a competência leitura dos alunos do 7º ano; desenvolver habilidades de comunicação oral, aprimorando a fala, a leitura e a escrita do educando. Para nortear este trabalho tomou-se como referencial teórico a concepção dialógica de linguagem de Bakhtin (2011), os estudos de Marcuschi (2008) sobre gênero textual e tipo textual; e a proposta de Dolz e Schnewly (2004) de aplicar sequência didática para o ensino de língua materna. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e apresentação de uma proposta para se trabalhar o gênero textual fábula no 7º ano do ensino fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de ensino de ondas sonoras em ambiente virtual e real(2022-11-30) CORRÊA, Rosiane Barata; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Nem sempre os conteúdos apresentados em sala de aula despertam o interesse e atenção do aluno. O ensino de física, assim como qualquer outra ciência, requer estratégias metodológicas que busquem interligar o contexto sociocultural do aluno com os conceitos teóricos estudados, para que assim, desperte sua curiosidade e promova a construção de novos conhecimentos. Além de proporcionar um ensino mais prazeroso. Neste sentido, este trabalho visa elaborar uma proposta metodológica de ensino de ondas sonoras em ambiente virtual e real que seja mais atraente e interessante para o aprendizado do aluno. Para tanto, buscou-se fundamentos em referenciais teóricos recentes, a fim de contextualizar a temática da pesquisa. Com relação aos procedimentos metodológicos, foi elaborada uma sequência didática (SD) com embasamento nos três momentos pedagógicos (3MP), abordando o conteúdo das ondas sonoras (som) e poluição sonora por meio da ferramenta tecnológica do Smartphone e App Sound Meter Smart Tools,, que funciona como um decibelímetro para calcular em unidades de decibéis o nível de intensidade sonora de determinados ambientes, possibilitando executar uma atividade investigativa a ser adotada por professores e alunos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foi importante para conscientizá-los sobre as consequências causadas devido à poluição sonora relacionada à saúde humana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma sequência didática propositiva com o tema COVID-19(2022-12-12) CORDEIRO, Isaac Gonçalves; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este estudo intencionou discutir o ensino e aprendizagem de Estatística na perspectiva de uma sequência didática propositiva com a temática COVID-19. Para alcançar este objetivo foi necessário elaborar uma sequência didática para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais, para o ensino e aprendizagem da Matemática com a temática pandemia de COVID-19 referente ao município de Castanhal; discutir como a temática COVID-19 pode ser abordado como conteúdo curricular no ensino e aprendizagem de Matemática para estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais com base na atual regulamentação da Educação Básica, a BNCC; por fim, apresentar uma sequência didática aplicada ao conteúdo de Estatística, tendo como proposta, incluir, em sua estrutura, os dados da COVID-19. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu em uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tratando-se de um estudo exploratório em que foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do assunto a ser discutido, ou seja, relacionando ao ensino de Estatística. Conclui-se proposições de ensino de conteúdo de Estatística são promissoras e potencializam discussões, saberes docentes e ação pedagógica a vista de um aprendizado significativo, e trazem contribuições para a literatura e para a prática do ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita(2023-08-03) SANTOS, Elisama Oliveira dos; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho tem como título Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita. A autobiografia é um gênero textual de tipologia narrativa em que uma pessoa real faz uma retrospectiva de sua própria existência, enfatizando sua individualidade. O estudo é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo geral apresentar uma proposta de intervenção didática para o desenvolvimento da leitura e da escrita no 9º ano do ensino fundamental a partir do gênero autobiografia. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender as características do gênero textual autobiografia e mostrar como esse gênero textual pode contribuir para o desenvolvimento de leitura e escrita no ensino fundamental. Esta proposta didática certamente contribuirá de forma positiva oferecendo suporte aos professores em sala de aula e favorecendo o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos. O estudo é fundamentado em estudos de Bakhtin (1997), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Lejeune (2008).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sequência propositiva do Teorema de Pitágoras com uso do Geogebra para o 9º ano do ensino fundamental(2022-12-16) COSTA, Alaíne Lopes; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274O presente trabalho objetiva elaborar e discutir uma sequência didática propositiva com a temática Teorema de Pitágoras em um ambiente tecnológico interativo que é o software Geogebra para implementação em salas de aula do 9º ano do Ensino Fundamental. Essa sequência é composta por atividades que trazem relações que compõem o Teorema de Pitágoras, até a sua demonstração e generalização. Trata- se de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, de caráter expositivo propositivo. Desse modo, a sequência didática com o uso do Geogebra pode instigar o prazer pelo estudo de conteúdos matemáticos, e no que tange ao conteúdo sobre Teorema de Pitágoras, potencializar a compreensão dinâmica desse teorema, levando os estudantes a uma perspectiva diferente da vista comumente em sala de aula, na lousa.