Navegando por Assunto "Floresta Amazônica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Olhares cruzados no Projeto Lifelines - Imagens da educação na Floresta de Caxiuanã: uma vivência de criatividade e afeto(2019-02-14) SANTOS, Janine Valente dos; SANTOS, Vanja Joice Bispo; http://lattes.cnpq.br/9748387321631271Entre 2016 e 2017, a conexão entre o Museu Goeldi e o Stepping Stones Museum For Children, possibilitou uma experiência educativa que uniu estudantes da escola São Sebastião, na Floresta Nacional de Caxiuanã (Pará-Brasil), com estudantes americanos da escola Fairchild Wheeler, de Connecticut-Estados Unidos. Através de imagens, o artigo documenta o processo de investigação e troca entre estudantes. O estudo propõe uma reflexão sobre como a experiência educativa é transformadora e funciona como ponte e janela para o mundo. O foco da investigação são os estudantes de São Sebastião que através dos desenhos puderam transpor suas percepções do espaço em que vivem e como se reconhecem nele. Ao analisar este processo percebemos que o conhecimento tradicional aliado aos conteúdos propostos pelas ações do programa educativo do Museu Goeldi em Caxiuanã possibilitaram a esses estudantes bases para unir a ciência, arte e a vivência em suas localidades e criar elementos que, além de valorizar a cultura local, fortaleceram suas identidades. O ponto chave do processo de interação é a criatividade e o afeto.