Navegando por Assunto "Flat figures"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O software GeoGebra em conceitos básicos da geometria plana: uma metodologia de ensino para o fundamental maior(2022-02-25) SAGICA, Felipe Macedo; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente estudo tem como foco principal abordar como a utilização do software GeoGebra pode impactar positivamente na aprendizagem de conceitos básicos da geometria plana para o fundamental maior. O objetivo geral é analisar quais os principais impactos positivos da utilização do software GeoGebra em conceitos básicos da geometria plana: uma metodologia de ensino para o fundamental maior. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos, que serão apresentar os conceitos básicos da geometria plana, conceituar o aplicativo GeoGebra, relacionar conceitos básicos da geometria plana junto ao utilitário GeoGebra e assim promover a construção das principais figuras geométricas de maneira didática, analisar os principias benefícios da utilização do programa GeoGebra no ensino da geometria plana para o fundamental maior. Abordar a temática dessa pesquisa justifica-se pela necessidade de mostrar como a tecnologia pode facilitar no processo de ensinoaprendizagem geométrico, e que se torna notório a importância do utilitário GeoGebra na formação do discente, pela forma em que esse mecanismo computacional pode ser empregado para o ensino de noções básicas da geometria plana. O presente estudo consiste em uma pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de dados de fontes secundárias, incluindo revisão bibliográfica. Como fontes de busca serão utilizadas livros, artigos e sítios web, junto a autores que tratam da importância de conciliar tecnologia e a educação no mundo contemporâneo. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que as aplicações da geometria plana junto ao software GeoGebra, e dita de forma positiva por uma série de autores que foram referenciados nessa pesquisa, pois, o programa proporciona ao usuário uma experiência visual dos conceitos teóricos vistos em classe, e isso e um dos fatores significativos para o ensino da geometria.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do caroço de açaí como metodologia didática inclusiva para estudantes com deficiência visual(2022-02-09) PEREIRA, Jéssica Cristina da Silva; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Entende-se a necessidade de uma educação inclusiva, uma vez que o aluno tenha acesso ao conteúdo ensinado, essa inclusão se dá a partir das adaptações necessárias para atender as necessidades do aluno, em virtude disso, o presente artigo objetivou elaborar um material didático inclusivo de baixo custo, para o ensino das figuras geométricas planas voltados para estudantes deficientes visuais, e que aproximasse a matemática do dia a dia do estudante. Metodologicamente esse experimento é realizado em duas etapas: A primeira fase foi a construção de algumas figuras planas em papel A4 e colagem do caroço do Açaí em seus vértices para que os alunos com deficiência visual tenha facilidade em identifica-las, bem como, barbantes para os lados e a segunda etapa foi a aplicação do material confeccionado, para dois alunos da rede municipal de Abaetetuba. Os alunos participantes foram: A. N. S. J (10 anos, baixa visão), aluno matriculado na rede municipal de ensino na Escola Municipal São João Batista, localizada nas ilhas de Abaetetuba, cursando o 5° ano e J. R. D (15 anos, baixa visão), aluno matriculado na rede estadual de ensino na Escola Estadual Leônidas Monte, localizada na cede de Abaetetuba. Para analisar se o resultado da aplicação do material com os deiscentes deu “frutos” positivos ou negativos, aplicou-se um questionário a cada um deles. Após o manuseio ambos afirmaram que o recurso didático apresentado ajudou o reconhecimento e o entendimento das figuras, como também a facilidade em detectar as características das figuras no que diz respeito o número de lados e vértices, e também declaram que gostariam que o material fosse utilizado pelo professor em sala de aula. Diante dos resultados obtidos, pela análise das respostas os alunos através dos questionários respondidos por eles (em anexo), é plausível assegurar que o método foi eficaz, uma vez que os alunos conseguiram obter e reconhecer as características necessárias acerca do conteúdo abordado.