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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira no contexto do ensino médio: contribuições e perspectivas
    (2020-02-14) OLIVEIRA, Josué Rodrigues de; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    A Educação Financeira ou Alfabetização Financeira é um tema que tem ganhado destaque nos ambientes acadêmicos e nas escolas nos últimos anos. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar o nível/perfil de Educação Financeira de estudantes do 1º no do Ensino Médio e as contribuições das aulas de Matemática para sua Alfabetização Financeira. A discussão teórica que fundamentou a construção deste trabalho foi baseada, principalmente, Meneghetti Neto; Falcetta; Rassier; Marchionatti; entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo exploratória. O contexto da investigação é uma escola pública de Ensino Médio e os participantes são alunos que cursavam o 1º ano em 2019. Eles foram escolhidos conforme critérios relacionados à idade, ao exercício ou não de atividade trabalhista e à disponibilidade em participar da pesquisa. Um questionário composto de 10 perguntas foi aplicado, em dezembro de 2019, para a construção das informações acerca dos seguintes aspectos, idade, vínculo empregatício, perfil de consumidor e endividamento. O professor de Matemática II, disciplina com ênfase em matemática financeira, permitiu a entrevista com os alunos, desde que as respostas pudessem servir como parâmetro para o planejamento da disciplina para o próximo ano letivo. A pesquisa apontou que muitos alunos não estão no mercado de trabalho, apresentam distintos perfis de consumidor, acumulam dívidas e que reconhecem a importância das aulas de Matemática para enfrentar situações cotidianas relacionadas a compras e vendas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica
    (2022-02-23) MIRANDA, Ana Elem Cordeiro de; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O Trabalho de Curso (TCC), ora apresentado, é resultado de uma pesquisa realizada na área da Educação Matemática, na perspectiva de analisar as Concepções de Professores de Matemática sobre o ensino da Educação Financeira, com o objetivo de analisar para compreender os limites e desafios vivenciados por professores de Matemática para ensinar conteúdos da Educação Financeira nas aulas de Matemática A pesquisa se caracteriza, quanto ao seu enfoque como qualitativa; quanto a modalidade é de caráter exploratório e realizada com quatro professores que trabalham com essa disciplina em uma escola de Ensino Básico do município de Irituia-PA. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa, foi baseada nas leituras de livros, teses, dissertações e artigos que discutem a temática investigada, possibilitando a compreensão do desafio e responsabilidade atribuídos a esses profissionais. As informações foram constituídas por meio de questionário respondido por esses professores. Os resultados apontam que embora esses profissionais tendo conhecimento técnico na matemática financeira, ainda têm grande necessidade de uma capacitação na área para trabalhar essa temática em sala de aula, há uma necessidade de um olhar voltado às necessidades desses profissionais aos quais lhes são atribuídas grandes responsabilidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: perspectivas práticas na formação de consumidores conscientes em turmas do ensino médio
    (2022-06-29) SILVA, Ulisses Nunes da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O Trabalho de Curso aqui proposto, faz abordagens acerca da Educação Financeira como uma importante área do conhecimento por contribuir para o melhoramento da relação das pessoas com os recursos financeiros e ganhando espaço como pauta de discussão, especialmente no ambiente escolar, visto que, a incorporação de seus princípios no ensino, ajuda os jovens a entender o valor do dinheiro e como se relacionar de forma saudável com ele. Com base neste contexto, objetiva-se compreender o papel da Educação Financeira na formação de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa aqui proposta é de abordagem qualitativa exploratória. Foram informantes, 30 alunos do 1o, 2o e 3° ano do Ensino Médio, de uma escola pública, localizada no município de São João da Ponta – PA. Para obter os dados, fizemos uso de um questionário com cinco questões semiestruturadas. Para análise e melhor organização dos dados, utilizamos a categorização como técnica apreciativa das informações obtidas. Com o resultado da análise, foi possível observar que de forma geral, os alunos têm a compreensão de que a Educação Financeira é uma ferramenta para administrar os recursos financeiros, no sentido de orientar os cidadãos em como lidar com o dinheiro de maneira consciente. Acerca da importância de aprender sobre a Educação Financeira os alunos foram unânimes em afirmar a notoriedade deste conhecimento para a sociedade e destacaram que o ensino financeiro é positivo para que não sejam cometidos erros. Em relação ao planejamento financeiro familiar, grande parte dos alunos revelaram que suas famílias realizavam algum tipo de planejamento para o orçamento da família e, destacaram anotações em cadernos como a principal forma de planejamento adotada. No que se refere a realização de atividades remuneradas, parte significativa dos alunos responderam que não executam, dentre aqueles que exercem atividade remunerada, a maioria apresenta preocupação em realizar planejamento financeiro. Dessa forma, destaca-se a importância científica e social desta pesquisa, pois a mesma apresenta contribuições relevantes acerca da temática abordada e da importância deste conhecimento nas salas da Educação Básica e a importância do papel da família na formação de indivíduos conscientes ao que concerne o uso dos recursos financeiros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio
    (2022-02-25) CARMO, Alvaro Rodrigo Pompeu do; SILVA, Izabel Matos de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/3867342842379813; https://orcid.org/0000-0002-8210-9346
    Esta pesquisa tem como objetivo apresentar atividades propositivas que estejam alinhadas aos descritores da BNCC que ajudem na composição curricular sobre Educação Financeira para o Ensino Médio, na perspectiva das Metodologias Ativas. Para isso foi realizado um estudo qualitativo e bibliográfico, sobre a BNCC. Para a obtenção dos dados foram utilizados livros de autores conhecidos com temas afins e sites governamentais, entre outros, que versavam sobre a Educação financeira no Ensino Básico direcionando posteriormente ao Ensino Médio. Através do aprofundamento, demostrou-se a necessidade de desenvolver nos alunos a capacidade de administrar seus rendimentos tanto no presente, com a mudança de atitudes, quanto no futuro através de orçamental pessoal e familiar, para a responsabilidade de se viver em uma sociedade consumista e o sua conscientização de que suas escolhas financeiras afetam diretamente ou indiretamente o meio em que vivem. Foi elaborado atividades propostas, que tem como objetivo explorar a Educação Financeira transversalmente, aproveitando o máximo do conceito de Educação Financeira em todo o Ensino Médio. A pesquisa conclui que é possível usar as Metodologias Ativas tanto as que estão descritas nesse trabalho, quanto as que ainda estão a serem exploradas na perspectiva de aprendizagem financeira, para a facilitação da inserção da Educação Financeira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica
    (2021-10-11) NASCIMENTO, Jéssica Cordovil do; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    Esta pesquisa tinha por objetivo refletir e gerar subsídios curriculares sobre Educação Financeira para o 6º ano do Ensino Fundamental, em especial no período pandêmico. Foi realizado um estudo metodológico por uma pesquisa quantitativa e bibliográfica, sobre a PCN’s e a BNCC. Para obtenção de dados, foi utilizado sites governamentais, que versavam sobre a educação financeira no ensino fundamental, principalmente quanto ao sexto ano. Através do detalhamento, demonstrou a necessidade de desenvolver no aluno, a capacidade de gerir seus rendimentos futuros, através do orçamento pessoal e familiar, para a responsabilidade de conviver em uma sociedade consumista e também fazer com que o aluno percebesse as consequências de um orçamento familiar mal gerido. Foi elaborado um caderno de exercícios propostos, que possuem o objetivo de ensinar os primeiros passos do aluno ao uso consciente do dinheiro e ainda, maneiras de fazê-lo perceber a importância de uma vida financeira tranquila. A pesquisa conclui que embora o período pandêmico tenha afetado o ensino da matemática no tocante a educação financeira, é possível readequar exercícios que possam ser realizados de forma síncrona ou ainda, através de cadernos de exercícios fornecidos pela escola, aos alunos que não possuem meios tecnológicos de acompanhamento de aulas online.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A inserção da educação financeira no 1º ano do ensino médio a partir de um olhar matemático
    (2019-12-11) RODRIGUES, Albert Barbosa; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256
    Esta investigação tem como objetivo geral analisar como a inserção da Educação Financeira no Ensino Médio pode auxiliar na constituição de consumidores conscientes, articulando com conhecimentos matemáticos em uma escola localizada no município de Santo Antônio do Tauá/Pa. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação com abordagem qualitativa em que preliminarmente foi feita uma pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico, e em seguida uma pesquisa de campo em que foram aplicados questionários em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, com o intuito de identificar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação a Educação Financeira e seus hábitos de consumo. Aplicou-se ainda um plano de aula de inserção desse tema, em que foram apresentados conceitos relacionados a essa temática. Por meio dos resultados verificou-se que a maioria dos estudantes nunca teve contato com a Educação Financeira e que a pesquisa de preços pode contribuir para a construção de consumidores conscientes. A Educação Financeira articulada com a Matemática pode levar aos estudantes um aprendizado prático e significativo, a pesquisa também possibilitou desenvolver aos estudantes a construção de hábitos que melhorem a relação deles com o dinheiro, tornando-se cidadãos conscientes de suas escolhas. Assim, a Educação Financeira é importante para a sociedade, pela relevância social que ela se propõe
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma prática didático-pedagógica de educação financeira no 6º ano do ensino fundamental
    (2020-02-14) DOMINGOS, Nayara da Silva; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    A presente pesquisa aborda a Educação Financeira como um tema relevante que precisa ser mais discutido na perspectiva acadêmica, pois a formação financeira das pessoas pode contribuir para o planejamento do orçamento familiar e para o desenvolvimento da economia do país. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma prática didático-pedagógica de Educação Financeira desenvolvida no contexto das aulas de matemática. A pesquisa parte do pressuposto de que a pessoa que passa por um processo de Educação Financeira pode tomar decisões orçamentárias de maneira planejada e consciente. A pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo exploratória. Ela foi desenvolvida em uma escola da rede pública de Castanhal-PA, em uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental, local onde a pesquisadora realizou a disciplina de Estágio Supervisionado. A proposta didático-pedagógica foi desenvolvida durante quatro semanas e estruturada em torno de tarefas de Alfabetização Matemática. O processo investigativo deu-se durante as aulas de Matemática, mas sob a supervisão do professor de Matemática da turma. Os registros das atividades realizadas em sala de aula serviram como material empírico para as análises e discussões. A pesquisa apontou que os alunos têm consciência sobre a importância de realizarmos o planejamento do orçamento familiar e saber lidar com nosso dinheiro.
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