Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Financial education"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira e aplicação em renda fixa
    (2022-12-29) GONÇALVES, Beatriz Nunes; TRINDADE, Regiane da Cunha; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    Um dos principais objetivos é apresentar os mais relevantes tipos de investimentos voltados para renda fixa. Este estudo tem como embasamento pesquisas bibliográficas a fim de informar possíveis investidores sobre educação financeira e seus métodos de investimentos, evidenciando que nem todo empreendimento é igual, pois cada aplicação obtém diferentes rentabilidades e riscos. Dessa forma, foi apresentado desde a estrutura da fundamentação teórica abrangendo a história do dinheiro no país, os assuntos de educação financeira e matemática financeira e como elas de algum modo estão interligadas. Além de comentar acerca do risco e retorno de um investimento, dando ênfase no Fluxo de Caixa Descontado (FCD), tendo em vista que o mesmo parte do pressuposto de que cada investimento gera um fluxo de caixa durante um determinado tempo. Salientando que além do FCD, faz-se necessário fazer alguns cálculos referentes a indicadores de rentabilidade e risco. Sendo que este último foi descrito apenas sobre a Taxa interna de retorno (TIR).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira nas séries iniciais do ensino fundamental
    (2023-07-15) CRUZ, Ethianne Trindade da; CRUZ, Ethiele Trindade da; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272
    O presente trabalho tem por objetivo, mostrar a importância do tema educação financeira nas series iniciais, pois durante o desenvolvimento do trabalho e das pesquisas realizadas foi possível observar que o assunto ainda é pouco abordado nas escolas, e essa é uma falha na educação, pois, o tema da educação financeira se for discutido em sala de aula, ajudará as crianças a se tornarem cidadãos mais conscientes e comprometidos no futuro. Diante do acima exposto, foi abordado sobre os conceitos de Matemática financeira e educação financeira, ressaltando-se que o tema precisa ser trabalhado não somente nas escolas mais também na sociedade, pois nos dias atuais é possível observar que a imensa maioria das pessoas não sabe lidar com suas necessidades financeiras, isso acontece por diversos fatores, dentre eles a falta de organização e conhecimento. Com o desenvolvimento do artigo também se propõe algumas atividades em que há a possibilidade de serem trabalhadas nas escolas. E por fim foi realizado um pequeno questionário voltado para os representantes de cinco escolas das séries iniciais do ensino fundamental da área urbana do município de Acará, com o intuito de verificar se o tema já vem sendo trabalhado nas escolas. Diante dos relatos analisados foi possível observar, que a educação financeira no município ainda não está em evidência, mas quando os representantes falavam sobre o tema era notório o interesse para que a mesma seja inserida, pela relevância que o assunto possui na vida das pessoas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira nos anos iniciais: concepções na literatura científica brasileira
    (2020-01-09) CARDOSO, Débora Nogueira; DAMASCENO, Alexandre Vinicius Campos; http://lattes.cnpq.br/3574720392498124; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798
    O presente trabalho tem como tema a importância da Educação Financeira nos anos iniciais do ensino fundamental. O método adotado na formulação deste trabalho encontra-se em concordância com a proposta de estudo, a qual encontra-se adequada por meio dos objetivos a serem alcançados. O desenvolvimento da ciência tem como base o alcance de resultados que permite validar hipóteses sobre determinado acontecimento ou fato, presente em nossas vidas, ou não. O objetivo geral busca refletir sobre as concepções da literatura científica sobre a educação financeira nos anos iniciais. Por fim, o presente trabalho deixa o tema em aberto, propondo que no futuro se realize novas pesquisas, com a finalidade de contextualizar os temas aqui abordados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: uma proposta de abordagem nos anos finais do ensino fundamental
    (2022-03-11) LOPES, Shirlane Bessa Ferreira; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385; DAMASCENO, Alexandre Vinicius Campos; http://lattes.cnpq.br/3574720392498124
    A Educação Financeira vem ganhando grande importância social nos últimos anos, pesquisas mostram que os índices de endividamento e inadimplência são altos, e consequentemente os índices de financeira da população brasileira são baixos segundo os Relatórios de Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil, mostrando que grande parte dos cidadãos ainda não possui uma vida financeira saudável, acentuando assim a urgência da disseminação do tema na sociedade. Neste sentido, o presente trabalho pretende a partir da capacitação docente, colaborar com a inserção da educação financeira nas escolas possibilitando ao estudante desenvolver a capacidade de tomar boas decisões em relação às finanças. Para tanto, o trabalho foi fundamentado em pesquisas bibliográficas a respeito da Educação Financeira e seu desenvolvimento legal, assim como o modelo conceitual e pedagógico. Além disso, oficinas virtuais foram ofertadas aos professores da rede pública de ensino do Vale do Acará/PA e graduandos do Curso de Matemática do Campus Universitário de Abaetetuba com o intuito de promover compreensão da relação transversal da educação financeira com as diversas áreas do conhecimento proposta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: uma revisão sistemática da literatura
    (2023-05-23) SANTOS, Debora Correa dos; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente estudo apresenta a importância de se trabalhar com a educação financeira e em especial com indexadores financeiros no âmbito escolar. O objetivo geral consiste no mapeamento das discussões sobre a educação financeira em ciências contábeis no período de 2018 a 2022 nos repositórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Universidade Federal do Pará – UFPA. O referencial teórico conta com o com o apoio de (SILVA, 2016), (BARRETO, 2019; COELHO, 2016), (AZEREDO; URIAS; CABRAL, 2018). No campo Metodológico utilizou-se a técnica de revisão sistemática para a realização da pesquisa descritiva, que teve abordagem prioritariamente qualitativa. 10 artigos são incluídos na avaliação sistemática da literatura após a aplicação dos critérios de exclusão de uma linguagem direta e clara, sendo cinco de cada instituição analisada. Em última análise, a educação financeira decorre do conhecimento de que é essencial que as pessoas se tornem mais conscientes das oportunidades e riscos associados a cada circunstância, no sentindo de que possam ter uma educação financeira mais plena e, consequentemente, alocar melhor seus recursos de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida para si. A proposta de um estudo desta natureza contribui para a comunidade acadêmica e o mapeamento da produção científica nacional, que pode servir de guia para quem busca material de pesquisa para estudos sobre educação financeira.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da educação financeira no planejamento empresarial para microempreendedores: estudo de casos com comerciantes de açaí
    (2022-12-14) FONSECA, Rafaela Amaral da; RODRIGUES, Samanta Baia de Souza; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    O presente artigo desenvolveu-se com o objetivo de analisar a influência da Educação financeira na gestão dos empreendimentos. Através desse enfoque, percebeu-se que o segmento de micro e pequenos empreendedores só cresce no mercado de trabalho nos dias atuais, motivo pelo qual estes serão os sujeitos dessa pesquisa, dentre os quais pode-se citar aqueles que trabalham com a comercialização do açaí, fruto este muito consumido na região Amazônica. Desse modo, realizou-se um levantamento de dados através de uma entrevista com cinco empreendedores do ramo, moradores da cidade de Abaetetuba-PA. As informações obtidas através da coleta de dados, possibilitou a contextualização da ideia defendida neste estudo com a realidade desses microempreendedores, com o intuito de obter-se conclusões relevantes ao estudo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A matemática básica e o direito do consumidor: o uso da razão e proporção em postos de gasolina
    (2023) SILVA, Orivelton Cristian Medeiros da; LOPES, Francisco Paulo Marques; http://lattes.cnpq.br/8131359499246280; https://orcid.org/0009-0006-5572-2782
    O tema deste trabalho é “A Matemática Básica e o direito do consumidor: o uso da razão e proporção em postos de gasolina”. Avaliou-se como a matemática pode constituir importante ferramenta no dia a dia de todos, não sendo utilizável somente em sala de aula, mas com aplicabilidade nos mais diversos ambientes do mundo prático. Para a escrita do trabalho, a pesquisa aplicada foi do tipo bibliográfico, onde os documentos consultados foram a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Além desses dois documentos, norteadores de currículos de escolas públicas e privadas no Brasil, utilizou-se o Código de Defesa do Consumidor – CDC – regido pela Lei Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, pois mostra-se urgente que, ao aliar a matemática e leis, enquanto a matemática permite que os consumidores entendam os preços e quantidades envolvidas nas transações, o CDC oferece proteção e respaldo legal caso ocorram problemas ou discrepâncias nas operações dos postos de gasolina. Juntos, esses dois aspectos asseguram uma relação equilibrada e transparente entre os estabelecimentos comerciais e os consumidores, promovendo a confiança e a segurança nas transações de combustível. Concluiu-se que a matemática básica, principalmente o assunto de razão e proporção, mostrou-se como instrumento útil nesse processo de fiscalização e consumo consciente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A matemática financeira como instrumento da educação financeira
    (2024-02-20) MODESTO, Gabriel Ferreira Favacho; GOUVEA, Marcos Vinicius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982
    Ao longo da vida, as pessoas são confrontadas com diversas decisões financeiras, desde as mais simples até as mais complexas. Esse conhecimento básico necessário para lidar com tarefas financeiras simples é conhecido como educação financeira. Muitos indivíduos possuem um baixo nível de educação financeira, o que acaba dificultando a tomada de decisões saudáveis e os torna mais propensos ao endividamento. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a prática da educação financeira e o endividamento. Para tomar decisões de forma adequada, é importante contar com um orçamento previamente elaborado que inclua previsões de receitas e despesas. Isso auxilia na gestão das finanças e é uma ferramenta eficaz para disciplinar os hábitos financeiros. Dessa forma, a educação financeira visa melhorar a compreensão das pessoas em relação ao gerenciamento do seu dinheiro, buscando um uso consciente e saudável. Seu propósito é orientar a tomada de decisão, oferecendo habilidades que o cidadão desenvolve ao longo da vida para fazer escolhas conscientes em relação às suas finanças e planejar a melhor forma de administrar seu dinheiro.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Matemática financeira do ensino médio com o uso da calculadora HP 12c em Smartphones
    (2022-12-15) SILVA, Patrícia da Silva Vaz da; FONTINELE, Laila Conceição; http://lattes.cnpq.br/6496332340254962
    A Matemática Financeira possui um importante papel na vida das pessoas, por esse motivo este trabalho tem como objetivo propor aos professores do ensino médio o uso de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) no ensino de matemática financeira, a fim de compreender como os recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Matemática financeira do ensino médio. A partir disso, optou-se pela utilização de aplicativo em smartphone da calculadora financeira HP 12C, como recurso didático. Para isso, fezse uma revisão bibliográfica de trabalhos voltados para este contexto, priorizando aqueles que utilizassem recursos tecnológicos como: calculadora e aplicativos para o ensino de Matemática Financeira nas escolas. Sendo assim, realizamos uma abordagem de conceitos básicos como juros, porcentagem, taxas de juros até assuntos como regimes de capitalização, taxas equivalentes e proporcionais, descontos e sistemas de amortização, todos esses de forma a abranger o cotidiano dos alunos, trabalhando questões como empréstimos, cheque especial, compras à vista ou a prazo, o uso do cartão de crédito, amortização de dívidas e outros. Deste modo, elaboraram-se atividades seqüenciais aos conteúdos contendo situaçõesproblemas contextualizadas, seguidas de solução sem e com a utilização do aplicativo HP 12C.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA