Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Festividade Bom Odori em Tomé Açu"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As potencialidades da história local para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-11-02) BELEM, Eloiza da Silva; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399
    Considerando-se que a disciplina História agrega conhecimentos imprescindíveis para a construção da identidade sociocultural e para o exercício da cidadania de alunos e alunas em processo de formação na educação básica, o presente artigo discute o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, sob a perspectiva de valorização da história local e da memória de moradores das próprias localidades em que os/as discentes estão inseridos, assim como, correlaciona a partir de relato de experiência a Festividade do Bom Odori em Tomé Açu com o ensino da história local . Trata-se de uma pesquisa qualitativa que inclui uma revisão bibliográfica abrangente e um ensaio de pesquisa histórica para potencializar o ensino de história nos anos iniciais do nível fundamental. Desta maneira, os resultados, apontam, que a valorização da História local nos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância para assegurar a formação da identidade sociocultural e histórica dos estudantes, pois, por meio desta, os alunos têm a oportunidade de conhecer sua própria história, suas raízes ancestrais e as tradições que perpassam até os dias atuais. Conclui-se que a integração da história local nas aulas de História é crucial para uma educação integral e para a constituição das identidades histórica e sociocultural dos alunos, demandando uma implementação cuidadosa que inclua formação docente adequada e colaboração com a comunidade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA