Navegando por Assunto "Ferns"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do conteúdo sobre pteridófitas em livros didáticos utilizados no 7º ano do ensino fundamental(2019-12-05) COSTA, Maiara Medeiros; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943As Pteridófitas, plantas vasculares sem sementes, são um dos principais alvos da degradação ambiental que está ocorrendo no planeta, pois há espécies que apresentam certa sensibilidade a qualquer mudança no ambiente. Além disso, são comumente utilizadas para fins ornamentais, também são exploradas para consumo de suas partes e insumos na alimentação, na fabricação de objetos e para outros fins. O conteúdo sobre Pteridófitas, presente nos livros didáticos (LD’s), assim como os demais conteúdos de botânica são, muitas vezes, ensinados através da memorização por apresentar seu ensino baseado em nomenclaturas cientificas, que não fazem parte do dia a dia dos alunos, este conteúdo é apresentado aos alunos do 7º ano dentro de um capítulo sobre Reino Vegetal geralmente encontrado ao final do LD. Este trabalho objetivou analisar o conteúdo Pteridófitas presente em quatro livros didáticos distribuídos pela editora Moderna nas escolas de ensino fundamental no município de Breves-Pará, levando em consideração o conteúdo teórico e o recurso visual como critérios de análise e se houveram atualizações e adaptações do conteúdo no decorrer dos livros analisados (cuja publicações ocorreram desde 2008 a 2019). Este estudo foi desenvolvido utilizando a pesquisa qualitativa. Os livros analisados foram adquiridos em uma escola onde a autora deste estudo realizou seus estágios supervisionados. Os livros analisados apresentaram mínimas adaptações quanto ao conteúdo, alguns equívocos conceituais permanecem em todos os livros, e os autores não utilizam a nova classificação para esses vegetais. A forma como o conteúdo se apresenta nos livros didáticos analisados é insuficiente para que os alunos possam compreender o grupo Pteridófitas em sua totalidade (morfologia e fisiologia, interação e importância destas plantas para o meio ambiente). Para isto, indica-se a inserção dos seguintes tópicos: ecologia, evolução, importância desses vegetais tanto para o homem quanto para o meio ambiente e conservação desses vegetais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dryopteridaceae, Lomariopsidaceae e Polypodiaceae em fragmentos florestais da microrregião de Altamira (Pará-Brasil)(2019-12-16) SOUZA, Thaís Santos; NUNES, Daniela Santana; http://lattes.cnpq.br/6036935515134179; https://orcid.org/0000-0003-1268-4000O presente estudo trata-se de um levantamento de espécies das famílias Dryopteridaceae, Lomariopsidaceae e Polypodiaceae com ocorrência em fragmentos florestais da Microrregião de Altamira no estado do Pará, Brasil. O presente estudo concentrou-se em quatro localidades situadas nos municípios de: Brasil Novo, Medicilândia e Vitória do Xingu; pertencentes à Mesorregião Sudoeste do Pará e à Microrregião de Altamira. Em Brasil Novo as coletas ocorreram na Caverna da Planaltina (Sítio Ecológico Raízes do Xingu), Medicilândia na Caverna do Limoeiro (Fazenda Mino Trevisan), Vitória do Xingu: Balneário Cantinho do Cipó Ambé e Cachoeira Vitória do Xingu. Para análise e identificação taxonômica dos exemplares coletados, foram utilizadas técnicas usuais e literatura especializada. Na área foram registrados 25 indivíduos e 10 espécies, dentre as quais: Família Dryopteridaceae com três espécies, Bolbitis serratifolia Schott, Cyclodium meniscioides C. Presl., Elaphoglossum luridum (Fée) H. Christ.; Família Lomariopsidaceae com duas espécies, Nephrolepis cordifolia (L.) C. Presl., Nephrolepis rivularis (Vahl) ) Mett ex Krug; e Família Polypodiaceae com cinco espécies, Campyloneurum phyllitidis (L.) C. Presl., Campyloneurum repens (Aubl.) C. Presl, Microgramma nana (Liebm.) T.E. Almeida, Microgramma reptans (Cav.) A.R. Sm, Phlebodium decumanum (Willd.) J. Sm.