Navegando por Assunto "Farinha de mandioca"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acari, tucupi, pimenta e farinha de mandioca: identidade e pertencimento no município de Almeirim – Pará (2012- 2021)(2023-11-21) LIMA, Valdina da Silva; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este trabalho apresenta a importância do acari e da farinha de mandioca para formação cultural e identitária do Almeirinense, que através do hábito de comer o acari com tucupi, pimenta e farinha de mandioca externam orgulho, identidade e pertencimento dos moradores do município de Almeirim/PA. Que através da valorização da memória a um resgate da identidade cultural e social. Para melhor compreensão do objeto estudado e sua relevância apreendeu-se da história da alimentação, antropologia e a pesquisa de campo, que ajudaram analisar a importância desses dois signos o acari e a farinha de mandioca não somente como formador cultural, mas também como fonte de sobrevivência para muitos que vivem da pesca e venda desses dos alimentos. A metodologia favoreceu a história da alimentação e a antropologia para uma maior compreensão desses costumes alimentares, no município no período de 2012 a 2021. Diante das evidências e diálogos com os entrevistados foi possível perceber o quanto o acari e a farinha de mandioca representam orgulho, identidade e pertencimento dos moradores de Almeirim.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento.(2024-07-09) QUEIROZ, Keise Samanda Lima; QUADROS, Suzane de Oliveira; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este artigo tem o intuito de relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado IV: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Médio, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Integral Profª Argentina Pereira, em Bragança-PA. O estudo foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, composta principalmente por alunos oriundos do campo. A proposta pedagógica escolhida foi trabalhar o tema “Farinha de mandioca”, devido à sua relevância social, cultural e econômica na região Norte. Utilizando o gênero textual glossário, o objetivo para o plano de aula foi promover o letramento, desse modo valorizando a cultura local, e permitindo que os alunos se tornassem protagonistas na construção do conhecimento. A fundamentação teórica baseou-se em algumas contribuições de estudiosos, como: Marcuschi (1996, 2004), Kleiman (2005, 2007), Rodrigues (2015), Pimenta e Lima (2008), entre outros. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, a partir da utilização de observação participante e diário de campo (Prodanov; Freitas, 2013). Os resultados mostraram a participação ativa dos alunos, evidenciando seu orgulho pela transmissão de saberes e tradições e o sentimento de pertencimento ao campo. Destaca-se também a importância do estágio na formação profissional, ressaltando a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas à realidade e ao contexto social dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Isso vem de uma aprendizagem”: discutindo o conceito de tecnologia a partir de diferentes olhares(2018-10-05) ABREU, Fernanda Abreu de; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410Objetivo deste trabalho é apresentar algumas definições conceituais sobre o termo “tecnologia” e analisar os usos e definições adotadas por agricultores familiares produtores de farinha de mandioca (Manihot esculenta Crantz). São inúmeras as ferramentas selecionadas e utilizadas durante o processo que vai desde a produção de mandioca até o transporte da farinha para os pontos de comercialização. A pesquisa empírica foi realizada na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, localizada no Ramal do Abaetezinho, no município de Abaetetuba-PA. Foi feita pesquisa bibliográfica sobre o tema “tecnologia”, sendo fundamental o texto de Vieira Pinto (2005). Para o trabalho empírico, utilizamos a metodologia qualitativa, especialmente por meio de entrevistas, tendo sido entrevistados 08 (oito) agricultores de várias idades, homens e mulheres, sendo todos da própria comunidade. Como principais resultados, pode-se constatar a difusão do conceito de tecnologia entre os teóricos, e também, entre os agricultores, as noções são variadas, indo desde aqueles que percebem como tecnologias apenas aquilo que é produzido em processos industriais, até outros que entendem que suas próprias “invenções” são tecnologias.