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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A afetividade e as expressões de agressividade na educação infantil
    (2022-12-12) FERREIRA, Fernanda Rosiely Alves; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263
    O presente trabalho consistiu em analisar e compreender os sentidos produzidos sobre a afetividade na educação infantil, concernentes às expressões de agressividade e qual o papel da escola, família e sociedade nesse contexto. A literatura apontada nos diz que não deve haver a separação dos aspectos cognitivos e afetivos, pois a educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam suas capacidades cognitivas, afetivas, físicas, ética e estética. Reviso aqui, a importância das relações sociais e interpessoais na constituição da subjetividade do indivíduo e a influência do meio ambiente durante esse processo, sendo a escola, família e sociedade agentes responsáveis na formação da criança. Apoiada na pesquisa exploratória-descritiva e qualitativa, foram realizadas cinco entrevistas com o corpo docente de duas escolas distintas. As entrevistas foram conduzidas a fim de: compreender os sentidos produzidos pelos profissionais da educação infantil sobre afetividade e as expressões de agressividade, assim como compreender os sentidos sobre o papel da família e da escola como agentes envolvidos no processo de constituição e entendimento das diferentes formas da criança expressar suas emoções, além de compreender sobre a importância de ser trabalhada essa temática no meio educacional. Com isso, produzir material que contribuísse para alcançar o objetivo da pesquisa. Dessa forma, por meio desta pesquisa, observou-se que a afetividade é fundamental no desempenho educacional, no entanto as falas das participantes em consonância com o levantamento bibliográfico, consideram que as expressões de agressividade no ensino infantil se faz presente na atual conjuntura e é um “problema” social, logo faz-se necessário a realização de projetos e medidas de ação envolvendo o trabalho da escola em parceria com todos os agentes envolvidos, dado que o convívio social está diretamente relacionado a construção de valores que norteiam a ação das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A atuação profissional do serviço social no acompanhamento das famílias do benefício de prestação continuada – BPC em Abaetetuba – Pará
    (2017) GALVÃO, Sylmara Corrêa; RODRIGUES, César Barreto; CASTILHO, Daniela Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0258171579733219; https://orcid.org/0000-0002-6976-7985
    O presente trabalho analisa a atuação profissional do Serviço Social no atendimento as famílias usuárias do Benefício de Prestação Continuada - BPC. Para se chegar ao objeto da pesquisa desenvolveu-se um estudo do percurso histórico de teorias como o liberalismo, keynesianismo/fordismo, Welfare State (Estado de Bem-estar Social). Posteriormente analisou-se o contexto histórico das políticas sociais nos diferentes governos brasileiros, enfatizando os avanços/conquistas e retrocessos no campo dos direitos sociais. Abordou-se a atuação profissional do Serviço Social na garantia dos direitos sociais, enfatizando o aposte teórico do Projeto Ético-político do Serviço Social e a discussão acerca dos projetos profissionais e projetos societários. A categoria família e suas novas configurações na sociedade contemporânea foi abordada e problematizada enquanto campo de atuação dos/as assistentes sociais e detentora de direitos advindos das políticas sociais, mas frutos de muitas lutas da classe trabalhadora e de suas entidades representativas. Para finalizar, enfatizou-se o BPC, procurando captar e construir informações em torno do processo de concessão deste benefício por parte dos profissionais inseridos na Política de Assistência Social, assim como, a análise de tal benefício sobre a ótica dos usuários. Para a captação e construção de informações, além do embasamento em produções que abordam criticamente o BPC, aplicouse formulários aos usuários e aos profissionais para a coleta quantitativa e qualitativa de dados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ausência da família na escola: as implicações no desenvolvimento da prática docente em uma classe multisseriada de uma escola do ensino fundamental do município de Mojú.
    (2018) AQUINO, Maria Joana Oliveira de; SILVA, José Nazareno Figueiredo e; http://lattes.cnpq.br/9760705917211645
    Ao elaborar o presente memorial levei em conta a crítica e a autocrítica acadêmica que em consonância com minha trajetória de vida terá como segmento uma sequência cronológica com o ponto de partida meu nascimento, adolescência, destacando as experiências acadêmicas e profissionais. Entrelaçado a esta linha temporal, o relato deste memorial tem como objetivo abordar os impactos causados pela ausência da família na escola e os fatores que a levam a caminhar em muitos casos, sozinha em sua proposta de trabalho educacional, pontuando fatos do cotidiano ribeirinho e buscando alternativas de (re) construção da parceria que deve existir entre escola e família. O desafio proposto é resgatar fragmentos das experiências passadas, conscientes e “inconscientes” que possam dar vida a este memorial acadêmico e ênfase a minha formação docente, avaliando as transformações percebidas no decorrer dessas experiências. Desse modo, tenho plena certeza dos desafios que estão postos, nessa retrospectiva de vida e experiências espera-se que o leitor sinta-se provocado a refletir suas práticas na perspectiva do sucesso da aprendizagem em turmas de multisséries em contextos ribeirinhos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Campanhas eleitorais em um município amazônico em tempos de ditadura (Limoeiro do Ajuru, décadas de 1960-1980)
    (2018-12-05) RODRIGUES, Eliton Rodrigues; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140
    O presente estudo pretende compreender, de que forma se dava as participações das famílias vinculadas a grandes proprietários nas campanhas eleitorais, assim como o efeito dessa participação para os resultados das eleições em Limoeiro do Ajuru, Estado do Pará, nas décadas de 60 a 80 do século XX. Nesse caso, vamos analisar seis processos eleitorais, sendo que o recorte temporal está ligado a acontecimentos históricos importantes, como a emancipação do município em 1961, a primeira eleição em 1962 e 1982 como marco inaugural do período de redemocratização, que provocou fim do bipartidarismo, a entrada de novos grupos políticos, bem como uma maior liberdade política. Trata-se de um estudo em que se observou o comportamento politico de agentes que formavam os grupos dominantes locais, de famílias tradicionais que se utilizava de posses de terras, bens e poder econômico como instrumentos de barganha política no processo eleitoral, assim como descrevemos os enredos que envolviam discursos e ações políticas em um município amazônico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A crítica social ao modelo familiar imposto pela sociedade do século XIX usando como contexto social a obra “A Cartomante”, e um possível paralelo com o modelo familiar do século XXI
    (2017-04-03) DIAS, Amanda Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho tem por objetivo evidenciar o modelo familiar dos séculos XIX e XXI, fazendo uma comparação entre ambos, tendo como aporte teórico textos que problematizam o padrão familiar em ambos os momentos da história da família no Brasil, exemplificando tal especificidade no romance machadiano “A Cartomante”. Por meio deste trabalho, tentaremos responder a certos anseios que surgiram no decorrer da pesquisa, saber: Que conceito de família é o mais aceito nas sociedades de tais séculos? Que família é essa de que todos falamos, tratamos, pensamos, idolatramos, profanamos ou celebramos? Existe um “padrão” de família ou haveria vários tipos de família aceitáveis? É possível falar em família no singular? Para tentar abarcar essas questões, tentaremos abordar alguns aspectos da perspectiva antropológica sobre família e, no decorrer dos capítulos, fazer abordagens gerais sobre a família do século XIX e o modelo de família que temos atualmente
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Desconstituição de paternidade e o direito ao estado de filiação: uma análise dos conflitos filiatórios à luz da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça
    (2021-02-25) SANTOS, Lorena de Fatima Oliveira dos; BERG, Maria Alida Soares Van Den; http://lattes.cnpq.br/3549365557145556
    Esse trabalho tem como objetivo apresentar as transformações realizadas no Direito de Família ao longo do tempo, bem como a evolução da família e da filiação em nosso sistema jurídico, especialmente considerando os princípios constitucionais mais relevantes para o tema, tais como o princípio da dignidade da pessoa humana e o princípio da afetividade. Nesse sentido, serão analisados os critérios para a determinação da paternidade, quais sejam os critérios jurídico, biológico e socioafetivo, visando demonstrar que a figura do pai é mais importante que a do genitor, considerando que é a figura do primeiro é aquela que mais contribui para o desenvolvimento moral e psíquico do filho. Apesar de se esperar que pais e filhos estejam em harmonia, é comum que existam conflitos entre eles, principalmente por ainda se dar mais atenção ao critério biológico do que o socioafetivo. Nesse sentido, é importante que em situações de conflito filiatório sejam respeitados o melhor interesse da criança e do adolescente, além do bem estar de cada indivíduo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento neuropsicomotor e a qualidade do ambiente familiar de crianças de uma unidade de educação infantil
    (2018) ALENCAR, Camila de Nazaré; OLIVEIRA, Luísa Sousa Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9930572084780468; https://orcid.org/0000-0002-3120-1839; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029
    O Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) é descrito como a integração do sistema nervoso, motor e sensorial, influenciado por fatores hereditários e ambientais. A realização de triagem e o acompanhamento do desenvolvimento DNPM é de suma importância, pois auxilia da detecção de possíveis agravos no desenvolvimento e monitora os marcos desenvolvimentais da criança, bem como a relação com os fatores de riscos. Este pesquisa objetivou investigar a relação entre a qualidade do ambiente familiar, as características biopsicossociais da criança e da família e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em Unidade de Educação Infantil (UEI). Nesse sentido, a pesquisa foi feita com 19 crianças de uma UEI do município de Belém do Pará, por meio de instrumentos de avaliação como Teste Denver II, do Questionário das Características da Criança (QCC), Critério Brasil, Índice de Pobreza da Família (IPF) e questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development Infant Scale (AHEND). No QCC, as variáveis que apresentaram significância estatística foram pais casados (p=0,03), profissão do pai (p=0,05) e renda mensal (p=0,02). No que tange o ambiente familiar, variáveis como: fraco espaço externo, poucos materiais de motricidade fina e grossa, bem como a variedade de estímulos não satisfatórias influenciaram também no desenvolvimento tido como suspeito de atraso. Os resultados apontam a necessidade de políticas públicas mais eficazes na primeira infância e ações voltadas a estimulação precoce no ambiente familiar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O dever de casa e a atualidade de sua importância na relação professor-estudante-família: um olhar sobre o primeiro ciclo do ensino fundamental em uma Escola Municipal do bairro da Terra-firme
    (2018-08-06) SANTOS, Luiz Carlos Martins dos; FREITAS, Leandro Klineyder Gomes de; http://lattes.cnpq.br/0029416581249960
    Este artigo aborda a importância da aplicação do dever de casa no ensino fundamental e mais especificamente no seu primeiro ciclo. Para tal, apresenta, de forma muito breve, a perspectiva de alguns autores que já dialogaram sobre a temática e avança para uma pesquisa de campo. O dever de casa geralmente é um tema pouco discutido no Brasil e o fato de haver um certo consenso quanto a sua aplicação, não implica dizer que não hajam diversas tensões envolvidas neste diálogo; principalmente quando, a partir de um enfoque sociológico, analisamos os impactos que esta atividade causa na relação família e escola e vice-versa; daí o objetivo de focar nas interações que envolvem esta prática. A pesquisa foi desencadeada por questões do tipo: quais os limites e vantagens da utilização do dever de casa? Qual a opinião de professores, estudantes e familiares em relação à sua importância? Na atualidade ainda se faz importante a aplicação deste?. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo um levantamento bibliográfico, aplicação de questionários, bem como um estudo de caso com observações e entrevistas informais com os atores sociais envolvidos. A pesquisa constatou que o caminho para a melhoria do ensino não passa pela abolição do dever de casa sendo este uma importante ferramenta de extensão do aprendizado e o principal elo entre família e escola. Portanto é válido investir nesta relação que deve configurar-se como uma via de mão dupla, articulando os conteúdos escolares ao espaço de vivência dos educandos a fim de conceber um estudante não só consumidor, mas também produtor de conhecimentos. Por fim, é fato que as pesquisas precisam continuar avançando no estudo deste assunto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar
    (2019-07-19) LOBATO, Rosa Maria Carvalho; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053
    No presente trabalho, intitulado Educação Infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar buscou-se fazer um estudo bibliográfico e com uma pesquisa de campo com o foco nas questões do afeto, tendo como elemento de estudo a afetividade na aprendizagem significativa na Educação Infantil, com crianças de 04 (quatro) anos, em uma creche do município de Igarapé-Miri-PA. Para tanto, é indiscutível a importância do vínculo afetivo para aprendizagem. As crianças que não recebem afeto têm sérios comprometimentos em várias áreas: cognitiva, psicológica e social. As ações educacionais precisam estabelecer um vínculo afetivo entre escola e família. As questões familiares estão presentes na vida do aluno, permitindo assim uma discussão entre a instituição escolar e familiar. A escola e a família devem estabelecer uma relação recíproca, onde ambas necessitam uma da outra. Diante do exposto a cima, a presente pesquisa faz uma análise acerca da questão dos afetos na relação da criança com os professores, com a família e consigo mesma, no processo educativo, na relação de cuidar, educar e socializar. Desse modo, foi realizada a observação e a coleta de dados no contexto onde as crianças da Educação Infantil desenvolvem suas atividades, e também, como flui a prática pedagógica das professoras regentes da turma. Eventualmente, os resultados foram analisados e observou-se que as crianças em sua maioria estão bem afetivamente, sentem-se cuidadas e amadas pelos seus pais. No entanto, verificou-se a necessidade de trabalhar mais os afetos no contexto da escolarização. Em vista disso, o trabalho objetiva mostrar a importância da afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar, no ambiente escolar no âmbito das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Logo, o embasamento teórico foca-se em autores que têm contribuído muito com a questão do afeto como elemento do processo de educar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Escola do campo e família: uma interação necessária
    (2019-12-16) GÓES, Ivana Cunha; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    Este trabalho apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar a participação da família no processo de Escolarização de Adolescentes nos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Eduardo Angelim II” na comunidade Boa Esperança Município de Acará-PA. Para alcançar tais objetivos foram utilizados como referenciais teóricos autores que abordam a temática, assim como sites institucionais públicos, pesquisa de campo, observações, questionários, com os gestores da escola, equipe pedagógica, pais ou responsáveis e alunos da escola Eduardo Angelim II. O recorte temporal da pesquisa ocorreu do mês de outubro de 2018 até novembro 2019 e possibilitou identificar que a escola precisa utilizar estratégias para motivar a participação da família no processo educacional dos filhos. O resultado da pesquisa evidencia recomendações para propostas de mudanças futuras na relação família e escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças
    (2018-09-18) LOPES, Ana Luiza de Oliveira; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    O presente trabalho tem como tema escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em que ressaltamos sobre a Educação, buscando mostrar a relação existente entre escola e família, e a importante relação para o sucesso da aprendizagem da criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram à observação e a entrevista semiestruturada realizada com o diretor, cinco professores e dez pais/mães ou responsáveis dos alunos das do 1º ao 4º ano das series iniciais do Ensino Fundamental de uma escola Municipal, localizada na cidade de Castanhal Pará. Por meio da entrevista realizada com o diretor, professores, pais/mães ou responsáveis, percebemos a importância de ter uma relação harmoniosa entre a escola e a família, para que as crianças possam ter um maior avanço no desenvolvimento e sucesso nos rendimentos escolares. Buscamos saber em que em que termo ocorre à relação entre a escola e a família nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Castanhal. Em resposta ao problema, quais os fatores que contribuem para o distanciamento entre a família e a escola, o que une ou separa? E o que pode ser feito para que a escola consiga trazer a família para próximo de sí e juntas, embora desempenhando papeis específicos possam auxiliar na busca por um melhor rendimento escolar das crianças. Com a pesquisa percebemos que essa parceria é de extrema importância para a vida da criança, possuindo grande relevância no processo de ensino aprendizagem dos alunos, possibilitando assim um bom rendimento escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo sobre a ocupação participação social da criança em situação de violência intrafamiliar em acolhimento institucional
    (2017) MACIEL, Jéssica Priscila Costa; CASTRO, Gisely Gabrieli Avelar; http://lattes.cnpq.br/1289961382461594
    A criança que vivencia situações de violência e está em acolhimento institucional pode apresentar mudanças significativas em seu dia a dia, que repercutem nas ocupações que compõem seu desenvolvimento. Nesse sentido, é importante compreender as repercussões ocupacionais dessa experiência para a criança, com destaque à ocupação participação social familiar. Assim esta pesquisa buscou investigar como se apresenta a ocupação participação social, relacionada à família da criança vítima de violência intrafamiliar. Para esta investigação, foi utilizada uma abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso com 4 crianças, em acolhimento institucional, em que os instrumentos envolveram questionário, atividade de medição sócioocupacionais, observação participante e registro em diário de campo, realizada em um Espaço de Acolhimento Institucional de Belém. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo de Bardin, a qual gerou três categorias: a ocupação participação social familiar das crianças em acolhimento institucional; vínculo, família e demais relações interpessoais; a violação de direitos no "mundo da imaginação", a partir delas foi possível compreender situações de fragilização ou rompimento de ocupações de participação social familiar, contudo a manutenção dessa ocupação dava-se principalmente nos casos em que a criança tinha a oportunidade de realizar saída programada; quanto aos vínculos, semelhanças e diferenças caracterizaram as experiências das crianças participantes, contudo a vinculação à mãe, avó e irmãos mostrou-se significativa na maioria, enquanto que a ausência da figura paterna entre eles foi unânime; chamou atenção o desejo em manter aproximação afetiva familiar mesmo quando esta rede se caracteriza como agente da violação, além de destacar como a ocupação brincar tornou-se importante veículo de expressão não apenas das possíveis violações, como também, formas de revelar o ambiente social e contexto cultural dos participantes. Logo, esses achados mostraram-se relevantes quando apontam e exploram caminhos para que terapeutas ocupacionais que tem por premissa o estudo e intervenção nas ocupações humanas possam compreender e explorar cada vez mais o campo social, com estudos a partir de um olhar ocupacional para as experiências vivenciadas pelos públicos da assistência social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes acompanhadas no Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher–CREAM/Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS em Abaetetuba-PA
    (2018) SILVA, Jessica Dias da; COSTA, Danielen Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3158414542223235
    Este trabalho aborda as demandas de crianças e adolescentes que vivenciaram abuso sexual e encontram-se em acompanhamento familiar e/ou individual no Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher-CREAM/Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, no município de Abaetetuba-Pará. Para apreensão do referido objeto, traçou-se como objetivo compreender os determinantes envolvidos nessa agressão, a fim de identificar a faixa etária mais suscetível; o ambiente que mais vitimiza esses sujeitos e verificar quais seus principais violadores. O percurso metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e quantitativa, com o uso de formulários de levantamento de dados previamente estruturado. Deste modo, a pesquisa apontou que a fase mais propensa ao abuso sexual se deu na infância e, principalmente, no ambiente familiar, sendo a agressão perpetrada por pessoas de confiança desta criança ou adolescente. Logo, essa violação necessita de um olhar mais atendo, o que tenderia no trabalho dos profissionais em uma articulação conjunta com outros setores que deem suporte a essas vítimas e suas famílias, sendo imprescindível que a rede socioassistencial funcione de fato, pois só uma frente de sensibilização e efetivação de direitos não garante um trabalho resolutivo e de qualidade, compreendendo que os diversos determinantes no envolto familiar necessitam de um trabalho conjunto e contínuo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Família e escola : uma reflexão sobre a percepção da família em relação à escola
    (2019-01-11) COSTA, Jociane de Lima; RODRIGUES, Sônia Eli Cabral; http://lattes.cnpq.br/2051966760901767
    A pesquisa buscou refletir sobre as percepções familiares em relação à escola e suas contribuições na formação da criança. Durante o estágio escolar, observou-se situações em que a escola está dividindo responsabilidades que caberiam às famílias, gerando consequências negativas no processo de aprendizagem dos alunos. O estudo realizou revisão de literatura sobre os conceitos de famílias, uma vez que esta é a primeira e talvez a mais importante instituição de referência para a criança. Utilizou-se na coleta de dados a entrevista semiestruturada com os pais participantes, onde foram caracterizados os perfis socioeconômicos das famílias e analisadas as respostas. Constatou-se que as famílias percebem a escola como um local de aprendizagem, do saber e que ter os filhos neste espaço poderá proporcionar a eles um futuro promissor, eles têm a expectativa que os filhos possam “ter um diploma” isso denota o grau de importância para a formação da criança, se alcançar os objetivos finais da escola. Contudo, os pais relataram também que a escola necessita de maior qualidade estrutural como bons professores, merenda escolar, e reforço da aprendizagem por parte da escola, sem se incluírem nesse processo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Família e escola: como promover essa interação?
    (2018-03-13) SOUZA, Rosângela dos Santos; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124
    Este estudo é oriundo de uma pesquisa que está subordinada ao tema: Escola e Família: como promover essa interação, onde o seu foco principal é saber o que a Escola Municipal de Ensino Fundamental CASTRO ALVES tem feito para promover sua interação com as famílias de seus alunos, por meio da qual, ambas possam firmar uma parceria sólida e eficaz, visando à promoção de uma educação construtiva, justa e de qualidade, através de um trabalho coletivo. Para tanto, foi realizada em um primeiro momento, uma fundamentação teóricas, baseadas principalmente nas obras de Castro e Regattieri (2009), Chaves (1994), Gimeno (2001), Paro (2007), Prado (1985) e Valle (2011). Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio da qual, foi possível fazer um levantamento sobre a relação entre a escola EMEF CASTRO ALVES e os pais e/ou responsáveis pelos alunos que a frequentam. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário composto de 11 (onze) questões aos pais de alunos que freqüentam a escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que a interação entre a escola pesquisada com as famílias de seus alunos tem sido insatisfatória, visto que, os pais não têm acompanhado de perto o desempenho escolar de seus filhos, alegando a falta de tempo, a falta de abertura e incentivo por parte da direção da escola e dos professores e falta de interesse em querer participar dos eventos da escola. A escola, por sua vez, tem aceitado de modo passível essa realidade, visto que, nada tem sido feito para mudar essa situação. Dessa maneira, procurou-se no final desse trabalho, sugerir que as informações adquiridas por meio deste, fossem aplicadas no cotidiano da escola-campo, com a finalidade de promover, dia após dias, a parceria e a interação entre família e escola, visando à solução dos problemas relacionados ao processo ensino aprendizagem, bem como, contribuir para a construção de uma escola democrática e de uma educação realmente transformadora.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Família e escola: uma importante relação no processo educativo
    (2020-12-28) SANTOS, Elenisi Ribeiro dos; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861
    Abordar o tema “Família e Escola” no processo de ensino aprendizagem, é sem dúvida um enorme desafio. Este trabalho busca demonstrar a realidade onde a família e escola se encontram inseridas. Esta pesquisa foi realizada na rede municipal de ensino com professores que atuam nas turmas de 6° ao 9° ano, na Educação do Campo do município de Uruará, e também com gestores escolares responsáveis por essas turmas. Tendo como objetivo identificar os problemas enfrentados pela escola no que se refere a atuação da família no processo de ensino aprendizagem, sendo esta a principal questão a ser respondida nessa pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo a qual será estruturada em forma de estudo de caso, por meio de entrevista contendo questionário que foi enviada para profissionais devidamente selecionados, que atuam na rede municipal de ensino. Essa entrevista encontra-se fundamentada por autores renomados no assunto. A pesquisa “Família e Escola: Uma importante relação no processo de ensino” é uma importante contribuição para a temática, que por sua vez é tão abrangente e que a cada dia que passa vem sofrendo modificações, de acordo com a realidade em que vem sendo abordada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere
    (2021-02-12) SILVA, Jeniffer Patrícia Moura da; SILVA, Juanielson Alves; http://lattes.cnpq.br/1533903414717314
    Este é um memorial de obra coreográfica que trata de minha experiência enquanto familiar de um detento, mediante as dificuldades de estar experienciando o cárcere e como a dança auxilia neste processo. Apresenta desta forma, um processo sobre o cuidado de si por meio da dança, assim como, relata como estas experiências vividas se tornaram propulsoras de uma poética cênica. Nomeei a abordagem metodológica criada para esta pesquisa-criação como coreovisita, nela além das visitações ao espaço físico do cárcere, realizo relatos de experiências, um processo de composição coreográfica e um estudo bibliográfico acerca do contexto do cárcere por meio de autores como Michel Foucault (2012), Fábio Godoi e Rafael Mallart (2017); sobre Processo criativo em dança e política por meio de autores como André Lepecki (2012), Helena Katz e Christine Greiner (2012) que traçam suas experiências teóricas por meio da dança em relações com o mundo, sem uma espécie de regra ou predefinições; e ainda a compreensão de conversão semiótica de João de Jesus Paes Loureiro (2007) para pensar como criar dança por meio de uma experiência cotidiana. Como resultante, posso dizer que todo este processo se baseia na continuidade de movimentos, gestos e ressignificação de vivências e experiências e, por conseguinte, ele contribui para um cuidado de si em uma experiência de vida difícil e, além disso, percebo que, assim como os processos de vida, os processos em dança seguem em estado de inacabamento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Parceria escola e família: a importância da família no processo ensino-aprendizagem da criança
    (2018-05-02) PANTOJA, Doralice da Costa; RODRIGUES, Alcemir Pantoja; http://lattes.cnpq.br/9116827252137741
    A relação entre a escola e a família dos alunos ainda possui muitos mitos. Ocorre muitas vezes a oposição de ideias, mesmo que ambas tenham um objetivo em comum: o pleno desenvolvimento das crianças. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil São João, no município de Abaetetuba/Pará. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da relação entre a família e a escola para que a criança tenha um pleno desenvolvimento no processo de aprendizagem visando uma educação efetiva. Para o embasamento teórico, utilizaremos alguns autores como Goldemberg, Triviños, Giddens, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em especial, as teorias de Vygotsky e Piaget, para melhor compreender a discussão referente ao tema do trabalho. Os sujeitos participativos desta pesquisa foram os professores, pais de alunos, alunos e coordenação pedagógica. Para tanto, este trabalho está organizado em três partes, a primeira versa a respeito dos conceitos de aprendizagem, abordando os estudos de Piaget e Vygotsky, bem como as funções que a escola e a família representam no processo de aprendizagem. Na segunda parte aborda a importância da família na formação da criança, enfatizando o processo de participação da família na escola, ressaltando a importância do conselho escolar como mediador na relação entre família e escola. A terceira parte encarrega-se da pesquisa, aplicação de procedimentos para a coleta de dados, análise dos dados e resultados obtidos. Essa pesquisa nos levou a concluir que na dinamicidade das práticas escolares, os docentes são agentes históricos, profissionais com uma grande responsabilidade social, que devem constantemente estar em busca de formação continuada, como verdadeiros pesquisadores e estudiosos, o que deverá contribuir para fortalecer a participação da família no processo educacional dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF “Netélcio Ferreira de Brito”, do projeto de assentamento PA Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA
    (2018-03-14) ALVES, Maria Antonia Moraes; OLIVO, Gerson Dias; http://lattes.cnpq.br/1800155355400254
    Este estudo é fruto de uma pesquisa intitulada: ―A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF. ―Netélcio Ferreira de Brito‖, do projeto de assentamento P. A. Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA‖, cujo objetivo principal é fazer uma reflexão sobre a importância da relação família e escola, para um melhor desempenho escolar das crianças, em especial dos estudantes de 1° ao 5°ano, que é foco desse estudo. Sendo assim, foi realizada primeiramente uma fundamentação teórica, baseada nas obras de vários autores renomados que fizeram abordagem sobre os tópicos desenvolvidos nesse estudo. Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo na escola ―Netélcio Ferreira de Brito‖ por meio da qual, foi possível fazer uma investigação sobre sua relação com as famílias de seus pelos alunos que a frequenta. Para a coleta dos dados, foi realizada uma entrevista constituída de 05 perguntas abertas sobre os assuntos racionados a temática desse estudo. Os resultados foram analisados, levando em consideração a fundamentação teórica, sendo discutidos e interpretados a partir das unidades de registro dos informantes. Desse modo, os resultados revelaram que as famílias dos alunos da escola-campo não têm participado efetivamente do processo educacional de seus filhos/alunos e, por conseguinte, o desempenho escolar dos alunos tem piorado cada vez mais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O perfil e o desempenho ocupacional de crianças com doença renal crônica
    (2018) SANTOS, Heloisa Sâmella Santos dos; ALMEIDA, Larice Pinto de; LOBATO, Fernanda do Socorro Carvalho da Silva; http://lattes.cnpq.br/2735458151639298; https://orcid.org/0000-0002-8460-1078; OLIVEIRA, Luísa Sousa Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9930572084780468; https://orcid.org/0000-0002-3120-1839
    Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC) é pouco discutida, porém vem sendo objeto crescente de atenção pelo sistema de saúde do Brasil. Atualmente, as crianças não representam um quantitativo significativo de pessoas que vivem com DRC, porém representam um público desafiador no que diz respeito às intervenções em saúde especialmente para os profissionais de Terapia Ocupacional que não são respaldados por políticas públicas para compor a equipe mínima de assistência na linha de cuidado à pessoa com DRC. Objetivos: Investigar o perfil e o desempenho ocupacional de crianças com Doença Renal Crônica (DRC) em tratamento hemodialítico e as repercussões na rotina familiar. Metodologia: Trata se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, onde foram utilizadas duas entrevistas semiestruturadas e a Medida de Desempenho Ocupacional (COPM). Resultados: Foram identificadas as principais áreas problemas de desempenho ocupacional relacionado às atividades de tomar banho sozinho, jogar bola, viajar e tomar banho de piscina. O estudo também evidenciou o perfil ocupacional das crianças levando em consideração as ocupações mais destacadas pelos participantes, mostradas em três categorias, sendo elas: autocuidado, brincar e educação. Notou se alterações na rotina familiar, onde foram evidenciados os dias com a rotina de hemodiálise e os dias sem o tratamento, além das mudanças na rotina do cuidador principal. Considerações finais: Este estudo torna se de grande relevância, na medida em que trata de um tema pouco explorado pelos terapeutas ocupacionais e uma vez conhecidas as repercussões ocupacionais da DRC na criança em tratamento de hemodiálise e a rotina familiar, poderão ocorrer avanços nas intervenções e atitudes, que irão favorecer o apoio humanizado e sistematizado a essas crianças.
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