Navegando por Assunto "Família e escola"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Gestão escolar como articuladora da relação escola, família e comunidade(2019-09-06) PIEDADE, Adriele Ferreira; RIBEIRO, Marcilenia de Jesus Silva; http://lattes.cnpq.br/6745329238138162O presente trabalho trata de um estudo sobre gestão escolar como articuladora da relação escola, familia e comunidade, desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº Raimundo Ferreira localizada na comunidade de Taperaçu Campo no Município de Bragança, na região nordeste do Estado do Pará, cujo objetivo visa analisar a gestão escolar e sua articulação na missão de parceria com família e comunidade para melhores desempenho escolar. A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva da abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico, pois a coleta das informações realizou-se junto aos próprios sujeitos, tendo como enfoco principal descrever na realidade o objeto de estudo, no período de Agosto/ Setembro de 2019, na qual utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, a entrevista estruturada com questionários de perguntas abertas, contando com a participação de uma gestora, um coordenador Pedagógico, um professor, um representante das famílias (mãe de aluno). Com base na análise dos dados coletados, conclui-se que a Gestão Escolar tem o desafio de suma importância para democratizar os saberes e as práticas dentro e fora da escola, procurando envolver todos os sujeitos a fim de que cada um assuma seu papel em prol de uma escola mais participativa. A escola é formada por sujeitos pensantes que lutam por uma sociedade justa, procurando promover ações participativas e atividades que visem o envolvimento e o comprometimento das pessoas. As parcerias entre a escola e a família existem, mas precisam de apoio para dar certo. Dai observa-se que a escola como parceira necessita criar estratégias de ensino para inseri-lo no processo pedagógico e é dever redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A relação família e escola no processo educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de matemática(2019-12-13) SILVA, Karina Sousa da; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XA pesquisa de natureza qualitativa, apresenta como objetivo investigar a relação entre família e escola em relação ao processo de inclusão educacional do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas contribuições para o desenvolvimento acadêmico e social desses estudantes. A investigação foi desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino do município de Belém-Pará, com dois participantes: um representante da família (mãe) e da escola (professor) de um estudante com TEA. A produção dos dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com os participantes. Os resultados evidenciam a ausência de diálogo entre família e escola em relação ao processo de ensino e aprendizagem do estudante com TEA, bem como a falta de compreensão acerca do Transtorno do Espectro Autista, o que pode dificultar o desenvolvimento do estudante com TEA e sua inclusão no espaço escolar. Considera-se fundamental uma a relação efetiva entre família e escola no contexto da educação básica em prol de uma educação inclusiva.