Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Falseacionismo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo das várias formulações do problema da indução nos escritos de Popper
    (2025-03-18) ALMEIDA, Marcelo Leite de; DIAS, Elizabeth de Assis; http://lattes.cnpq.br/9610357600630781; https://orcid.org/0000-0003-0951-6313
    O objetivo deste estudo é mapear as diferentes abordagens do problema da indução contidas em várias obras de Popper, procurando analisar em que aspectos se distinguem e se complementam e como ele se posiciona face a elas. Inicialmente, abordamos o problema da indução e as críticas de Popper ao procedimento indutivo contido em sua obra A Lógica da Pesquisa Científica, destacando a impossibilidade lógica de justificar a inferência de enunciados universais a partir de enunciados particulares. Além disso, procuramos examinar as tentativas indutivistas de justificar a indução, incluindo o uso de um princípio de indução e o recurso à probabilidade, evidenciando suas falhas e limitações. Também analisamos o problema da indução de Hume, o qual o Popper divide em dois, o lógico e o psicológico, na obra Conhecimento Objetivo e as críticas, que ele faz às respostas dadas por Hume a esses problemas. Já na obra Conjecturas e Refutações, procuramos evidenciar que o filósofo argumenta que a resposta psicológica de Hume ao problema da indução é insatisfatória tanto em termos empíricos quanto lógicos. Por fim, discutimos o método hipotético-dedutivo proposto por Popper como alternativa a indução, que envolve a formulação de conjecturas e a tentativa de refutá-las por meio de testes.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA