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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva(2018-12-21) SANTOS, Daniela Machado; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Devido à falta de utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Língua Portuguesa, este estudo visa abrir propostas para que se insira estes recursos como elemento pedagógico para o ensino. Em observações feitas, notou-se que a maioria dos discentes faz uso da rede social Facebook, portanto, aproveitou-se dela para apresentar aos discentes do 2º ano do Ensino Médio, o post como um novo gênero textual presente nos meios midiáticos. Para a possível realização da didática aplicada, criou-se um Facebook exclusivo para a turma, funcionando como suporte para as postagens pedidas pela regente. Tudo isso com objetivo de ampliar o conhecimento destes alunos de maneira instigante, usando ferramentas presentes em seu cotidiano. Notou-se que o ensino e a aprendizagem foram ampliados de forma ágil e eficaz. Para a realização deste projeto, fez-se uma pesquisa de campo, através de aulas ministradas para analisar os resultados da didática, em comunhão comuma pesquisa qualitativa através da aplicação de questionários. Os gestores e alunos da escola trabalhada, E.E.E.F. M Terezinha de Jesus Ferreira de Lima, acharam o método interessante e inovador. A perspectiva é de que se abram diversas possibilidades de estudos da Língua Portuguesa que insiram recursos tecnológicos para que a educação avance junto com a tecnologia. Dessa forma, fazer uso de recursos tecnológicos para o ensino da língua materna fez com que os discentes se interessassem em aprender de forma inovadora para eles, inserindo-os em seu contexto social.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O facebook como ferramenta de elaboração e apresentação de trabalho escolar de história sobre as religiões de matrizes africanas - um relato de experiência(2018-08-20) AMORIM, Cléber de Oliveira; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451Este artigo trata, essencialmente, de um relato de experiência docente sobre as religiões de matriz africana, componente curricular da disciplina História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena ministrada em uma escola de ensino fundamental e médio da região metropolitana de Belém-Pa, onde se utilizou a rede social Facebook para a apresentação do trabalho de pesquisa dos estudantes das turmas de 1º ano do ensino médio sobre o referido conteúdo. Para fundamentar a utilização do Facebook como ferramenta didático-pedagógica realiza-se, anteriormente, um diálogo com a Teoria da História onde se busca observar o que aponta a Didática de História sobre a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de História. Além disso, é apresentada uma breve discussão sobre a trajetória escolar da História e Cultura Africana e Afro-brasileira desde sua obrigatoriedade a partir da Lei 10.639/2003, bem como, uma breve abordagem sobre a utilização do Facebook como instrumento de auxílio didático-pedagógico na educação básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Facebook: um estudo exploratório sobre a usabilidade da rede social na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará(2018) SILVA, Luan Alex; PINHEIRO, Williams Jorge CorrêaO objetivo da pesquisa é verificar de que modo o uso do Facebook pela Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann contribui no processo de comunicação e divulgação de seus produtos e serviços, também buscamos apurar a presença de seus usuários na rede social e identificar se conhecem a página da Biblioteca no Facebook e como a avaliam. A pesquisa é de caráter exploratório com abordagem qualitativa, por meio da aplicação de questionário a sessenta usuários e de entrevista ao responsável pelo gerenciamento de mídias sociais na Biblioteca. Os resultados revelam que 95% do público faz uso da rede social, todavia 58% deles não conheciam a página do Facebook da Biblioteca, mas com relação ao público que a ela conhecem 92% deles já fizeram uso de algum produto ou serviço devido a divulgações vistas por eles no Facebook. Com relação à Biblioteca Central, constatamos que a Instituição acredita que as redes sociais como o Facebook podem contribuir na melhoria da mediação da informação e da qualidade dos serviços e produtos ofertados ao público.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Metaplasmos da língua portuguesa: uma aplicação na rede social digital Facebook(2018-06-05) TEIXEIRA, Antônia Nádia dos Santos; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente trabalho se insere dentro do campo da sociolinguística e da gramática histórica, por se dedicar a analisar processos de variação linguística e evolução da língua a partir do estudo das palavras na rede social digital facebook. Deste modo, objetivou-se analisar a ocorrência dos metaplasmos nos posts deste meio de comunicação com a finalidade de identificar esse fenômeno (metaplasmo) como uma variação linguística, que se manifesta na língua por meio da rede social facebook, sendo utilizado em interações diversas, por estar condicionado a uma cibercultura e a funções comunicativas especificas de uso da língua. Baseado nas teorias de Coutinho (1976), Botelho e Leite (s/d), Câmara Jr. (1884), Dias (2015), Labov (2008), Bagno (2008), Marcushi (2007), Coseriu (1980), Saussure (2006), Bronckart (2003), Fiorin (2008) e Lévy (1999). O corpus deste trabalho será constituído por 15 (quinze) imagens (postagens feitas pelos usuários do facebook), em que será realizado um recorte sincrônico do objeto de estudo que são palavras que ao serem escritas nesta plataforma digital foram transformadas foneticamente para cumprir alguma função comunicativa, emotiva ou somente de punho fonético de uso da língua.