Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Fable"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Arte é política, afeta e transforma: uma experiência de aprendizagem com as Crias do Curro Velho
    (2021-01-07) FONSECA, Thalia Santos da; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098
    Este presente estudo gira em torno das vivências na arte com crianças e adolescentes da comunidade da Vila da Barca no projeto da Iniciação Artística do Curro Velho em Belém do Pará. Na pesquisa, da qual sou parte envolvida, me ponho na busca por compreender como as noções de afetabilidade e a fabulação são importantes, no sentido de modificar e gerar novas perspectivas dentro de realidades na periferia, instigando, assim, movimentações dessa coletividade em um ato político. Pontuo como a confiança, trajetória e representatividade dos instrutores se faz crucial durante os meses de processo de trabalho. Aponto na trajetória da pesquisa, como cada elemento que rege a construção dos espetáculos é importante para as crianças como: figurino e cenografia. Falo sobre a transformação mutua entre professor e aluno e como a arte-educação atravessou minha vida pessoal e de pesquisadora.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O gênero fábula nas aulas de língua portuguesa no desenvolvimento das competências leitoras do 7º ano da escola Tenente Turiano Silva – Titular
    (2019-02-27) SILVA, Sueli dos Santos; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621
    O presente trabalho visa apresentar uma sequência didática que tem como objeto de estudo o gênero textual fábula pela sua disseminação na sociedade em que vivemos para desenvolver a competência leitora em alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Turiano Silva – Titular. O objetivo geral dessa proposta metodológica é estimular o hábito da leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências interpretativas, por entender a importância da leitura para a formação destes, e os objetivos específicos são: identificar o gênero fábula e suas peculiaridades; desenvolver a competência leitura dos alunos do 7º ano; desenvolver habilidades de comunicação oral, aprimorando a fala, a leitura e a escrita do educando. Para nortear este trabalho tomou-se como referencial teórico a concepção dialógica de linguagem de Bakhtin (2011), os estudos de Marcuschi (2008) sobre gênero textual e tipo textual; e a proposta de Dolz e Schnewly (2004) de aplicar sequência didática para o ensino de língua materna. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e apresentação de uma proposta para se trabalhar o gênero textual fábula no 7º ano do ensino fundamental.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do gênero fábula no processo de aquisição da leitura, de alunos das séries iniciais do ensino fundamental I
    (2018-03-13) COSTA, Adelita de Jesus; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    Esse trabalho tem como objetivo principal, analisar a importância do uso do gênero fábula para aquisição da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, em uma escola do município de Novo Repartimento, Estado do Pará. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, feita em livros, artigo, revista, enfim, em obras de autores renomados que abordaram essa temática, bem como, uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, realizada na EMEF O BOSQUE. Nesse sentido, por meio da revisão bibliográfica e, principalmente, por meio da ação interventora, executada no campo de pesquisa, foi possível perceber o quanto esse gênero contribui tanto para a aquisição da leitura quanto da escrita, pois, os resultados da pesquisa-ação revelaram que o gênero fábula é uma ferramenta pedagógica muito importante para desenvolver o interesse dos alunos pela leitura, compreensão e interpretação de textos, como também, para a produção textual. Portanto, é de suma importância a utilização de práticas pedagógicas diferenciadas, visando à formação de leitores e escritores competentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Percepções discentes sobre leitura e literatura infantojuvenil no 6º ano do ensino fundamental maior: uma experiência com o gênero fábula
    (2018-08-17) MENDES, Lúcia do Socorro de Castro; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    O presente trabalho, que tem como tema “a prática da leitura por meio da literatura infantojuvenil no 6º ano do ensino fundamental maior com o gênero fábula: Percepções discentes”, teve como objetivo analisar, a partir das opiniões da docente e dos discentes de uma turma de sexto ano, a contribuição da literatura infantojuvenil no desenvolvimento de habilidades de leitura na formação crítica e cidadã do aluno nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Pautou-se no procedimento metodológico estudo de caso com pesquisa quali/quanti descritiva, a qual foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio da zona Urbana, com 19 alunos do 6º ano do ensino fundamental da turma: “A”, do turno da manhã, onde foram desenvolvidas atividades diversificadas, por meio do gênero fábula e produção de texto para promover o contato da turma com a literatura infantojuvenil e a posteriori aplicados questionários com perguntas abertas sobre leitura, ensino de leitura e literatura infantojuvenil a fim de coletar opiniões sobre como os alunos percebem essa relação na educação básica. Para tanto, a fim de fundamentar esta pesquisa no que concerne ao ensino da leitura e da escrita através da literatura Infantojuvenil, nas aulas de Língua Portuguesa, no ensino fundamental maior, foram estudados vários teóricos que discutem essa temática, sobre ensino da leitura tais como: Dolz (2004), Fernandes (2007), Freire (2008), GIL (2002), Lajolo, & Zilberman (1996), Lakatos & Marconi, (2010), Lima & Rosa (2012), Zilberman & Silva, (2008). Cagliari (2009). O interesse por essa pesquisa surgiu a partir da observação e da necessidade de oferecer um ensino de leitura diferenciado, utilizando a literatura Infantojuvenil nas aulas de Língua Portuguesa, visando despertar nos alunos a imaginação, curiosidade, criação, emoções, sentimentos, participação e a formação de leitores/escritores críticos e competentes. Nesse sentido, pode-se dizer que, através do resultado obtido, a leitura ocupa na escola um lugar privilegiado, sendo imprescindível na vida do ser humano.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA